Menu fechado

Documentação de veículos pode ser periciada

veículos

A comercialização de veículos usados é uma forma de muitas pessoas conquistarem o direito de poder ir e vir sem depender do transporte público.

Apesar de ser uma maneira, em muitos casos, mais econômica que a aquisição de um carro ou moto zero quilômetro, é preciso tomar algumas precauções.

A atenção pode ser voltada a alguns pontos específicos, que permitem identificar se o novo proprietário terá algum tipo de problema, entre eles:

  • Quilometragem rodada;
  • Modelo e ano de fabricação;
  • Conservação geral;
  • Histórico do veículo.

É possível verificar todos os dados de um veículo por meio da documentação e acesso ao departamento de trânsito estadual. A seguir serão apresentadas formas de garantir uma compra segura e confiável de um veículo de terceiros.

Cuidados ao comprar um automóvel usado

Há empresas especializadas que oferecem serviços personalizados para cada cliente, verificando as condições de um veículo e a documentação junto ao departamento de trânsito local.

A avaliação realizada por uma empresa que trabalha com pericia cautelar de veiculos analisa se há problemas relacionados a multas, cobranças indevidas ou recuperação judicial por parte de financiadoras.

O método de trabalho pode variar de empresa para empresa, mas o veículo é periciado desde a procedência de fábrica, por meio dos números impressos no chassi e no motor.

É possível identificar se houve algum sinistro, esteve envolvido em qualquer acidente ou se a montadora apresentou um recall para corrigir alguma peça ou acessório defeituoso.

Após toda a avaliação, até mesmo a verificação das placas dianteira e traseira, que identificam de maneira facilitada a situação do veículo junto ao órgão de fiscalização, é emitido um laudo de transferencia que indica tudo que foi encontrado, facilitando a revenda para um terceiro.

Essa é uma forma de garantir que o veículo esteja em condições de uso no trânsito urbano e nas estradas e rodovias ao longo do país.

Produtos ajudam a economizar combustível

A potência de um veículo está na motorização que foi implementada a ele desde a fabricação. De acordo com as cilindradas, um carro pode ser mais econômico quanto ao consumo de combustível.

Os veículos que apresentam uma cilindrada maior tendem a consumir mais combustível, levando o motor a trabalhar melhor a potência, e até mesmo exigindo mais de peças e rolamentos presentes.

Para garantir o resfriamento adequado em uma viagem longa, por exemplo, é possível solicitar a inclusão de um aditivo concentrado para radiador conforme o modelo do veículo e a potência do motor.

Por ser um produto químico produzido a partir de elementos químicos para cada tipo de veículo, é preciso verificar se o que está sendo utilizado está dentro das especificações técnicas presentes no manual do proprietário.

Acessórios veiculares dependem de bateria

Muitas pessoas gostam de instalar diversos acessórios no veículo, para que possam se sentir mais confortáveis ou mesmo proporcionar mais segurança, principalmente aqueles que vivem nos grandes centros urbanos.

As lojas especializadas que trabalham com a instalação de acessórios podem indicar a troca da bateria 60ah acdelco, desde que observado que os sistemas elétricos tenham apresentado alguma falha. Essa é uma amperagem alta, e pode ser que a substituição não seja necessária.

Veículos de grande motorização, como ônibus e caminhões, possuem uma estrutura mais encorpada quando se trata de potência. O sistema elétrico também exige mais carga para atender de forma segura freios ABS, iluminação interna e externa, entre outros acessórios que fazem parte da cabine de condução e comando do veículo.

Dessa forma, pode ser necessário o uso de uma bateria 70 amperes instalado junto ao motor, pois assim garante o funcionamento de toda a parte elétrica, incluindo navegador GPS e central multimídia.

Pilotar moto requer destreza e atenção

O condutor de um veículo precisa estar devidamente habilitado para poder dirigir sem qualquer problema pelas ruas e estradas do país. Quem gosta da liberdade proporcionada pelas motocicletas precisa ter a carteira de habilitacao A devidamente regularizada junto ao departamento de trânsito.

Com o documento em mão e a moto mais apropriada para manter a postura na hora de pilotar, é preciso vestir uma roupa adequada, colocar o capacete na cabeça e desbravar novos caminhos estrada e rua afora.

Os veículos seminovos e usados há mais tempo podem ser muito úteis para aquelas pessoas que precisam se deslocar continuamente e não querem mais depender de ônibus, trem, táxi e metrô, entre outros modelos de transporte público.

Devidamente equipado, documentado, tanto condutor quanto veículo, é possível colocar o veículo na estrada, sozinho ou acompanhado, para aproveitar os dias de sol na praia ou um final de semana preguiçoso em uma cidade serrana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *