Menu fechado

Bateria possui diferenças entre os modelos veiculares

veiculares

As estruturas veiculares são complexas e diversos equipamentos estão presentes à vista e outros estão escondidos sob o capô, junto ao motor. Para os condutores, abastecer o carro e girar a chave na ignição é o bastante que precisa saber para poder dispensar o transporte público.

Na verdade, é importante conhecer algumas peças veiculares que fazem parte de um veículo, ao menos as funções e a importância da manutenção periódica.

Entre os pontos que merecem atenção, podemos destacar:

  • Condições dos freios;
  • Cabo do acelerador;
  • Qualidade do combustível;
  • Luzes de farol e lanterna.

Com toda a tecnologia implementada nos veículos nos dias atuais, o painel pode apresentar algum sinal de que algo não está funcionando adequadamente. Toda a parte elétrica é responsabilidade de uma bateria veicular apropriada.

Parte elétrica é essencial para funcionamento

O acionamento do motor tem início na ignição, um sistema elétrico que faz parte do veículo e possui a carga armazenada em uma bateria automotiva 60 amperes.

Vale ressaltar que a amperagem pode variar entre os automóveis, conforme a demanda de energia que será necessária para utilizar durante uma viagem.

Além de facilitar a partida do veículo, esse acessório é indispensável para garantir a iluminação dos faróis e das lanternas, assim como o pisca-alerta e a lâmpada interna. Em carros modernos, com diversos equipamentos eletrônicos, como navegadores e aparelhos de som automotivo, o funcionamento só ocorre se a bateria estiver carregada de maneira devida.

Veículos elétricos de serviço utilizados em depósitos e armazéns, como paleteiras e empilhadeiras, o funcionamento só acontece por causa da presença da bateria tracionarias 12v na estrutura.

Esse modelo possui alto rendimento ao longo do uso, mas deve haver um controle de temperatura para que não sofra nenhum dano nas placas e eletrodos. A movimentação dos garfos é possível por causa da bateria empregada nesses veículos de carga.

Amperagem de bateria reflete custo e benefício

Os veículos variam de tamanho e potência de motor e, junto a isso, a amperagem das baterias utilizadas. Muitos componentes eletrônicos funcionam apenas com bateria de carro 60 amperes, entre eles:

  • Acionamento de porta-malas;
  • Equipamento de ar condicionado;
  • Sistema multimídia de rádio e GPS;
  • Sensor de estacionamento.

Carros que possuem teto solar e aquecimento dos bancos também precisam de uma carga de energia maior que outros modelos. Até mesmo a condução de um veículo é facilitada com a bateria certa, pois ela influencia em sistemas programados que envolvem a estabilidade eletrônica e a direção que conta com assistência elétrica.

Sendo assim, não importa o preço de bateria para carro 60 amperes, o importante é que ela faça parte da estrutura para atender todas as necessidades que um sistema eletrônico veicular exige para funcionar em segurança.

O ideal é sempre contar com a ajuda de profissionais do setor automotivo para indicar a bateria mais adequada para o veículo, pois faz toda a diferença. Afinal, uma moto, um carro e um caminhão possuem características totalmente específicas, e exigem um modelo apropriado para cada situação.

Vibração de veículo pode ser reduzida

A tecnologia aplicada nos veículos modernos atuam na estabilidade eletrônica, controlando o giro das rodas em estradas com muita curva. Tudo para aumentar o conforto e a segurança do motorista e dos passageiros.

Com a manutencao de suspensao carro a ar realizada periodicamente, é possível reduzir os impactos causados por vias irregulares, proporcionando mais estabilidade para o automóvel.

Esse componente substitui as molas dos veículos por bolsas de ar que podem ajustar a altura em relação ao solo. Nesse caso, especificamente, é possível empregar uma bateria de baixa amperagem dedicada apenas ao acessório, sem interferir no funcionamento do motor.

Equipamento de segurança é obrigatório em caminhão

O Código de Trânsito Brasileiro exige a instalação de um tacógrafo de caminhão para controle de velocidade e distância de rodagem do veículo.

As informações registradas podem ser utilizadas em casos específicos, como denúncia de que o caminhão está em um trajeto de forma errática ou em acidentes de trânsito. Vans escolares e ônibus também possuem esse equipamento, obrigatoriamente.

Condições de bateria exigem atenção

Por fim, é importante ressaltar que a bateria pode apresentar sinais de desgaste depois de muito tempo. As condições podem ser detectadas apenas em oficinas especializadas, com profissionais capacitados e o uso de aparelhos que medem a amperagem e se a carga está sendo acumulada.

Vale lembrar que são reações químicas que promovem o pleno funcionamento da bateria e, se for jogado fora em lixo comum, pode desencadear uma série de problemas para o meio ambiente.

A substituição da bateria deve ser realizada em lojas que trabalham com esse material, para que o descarte seja em local correto, fazendo parte de uma logística reversa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *