Menu fechado

Antes de procurar uma autoescola, você precisa saber disso

autoescola

Para quem está se preparando para procurar uma autoescola para adquirir sua habilitação, mas ainda tem dúvidas sobre como se dá todo o processo, saiba que encontrou o artigo certo.

Procedimentos e documentos necessários

Antes de dar os primeiros passos em busca da primeira habilitação preço, considere a documentação a ser providenciada, tanto cópias quanto originais:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Protocolo de agendamento no Detran.

Em seguida, é necessário dirigir-se à Ciretran, que trata-se de um órgão que presta apoio ao trânsito, onde serão realizadas a confirmação do pré-cadastro e coleta biométrica.

Em seguida, o futuro motorista é encaminhado para a realização das avaliações psicológicas e exame médico, para aptidão física e mental.

É somente após essa aprovação que o candidato pode se matricular em uma autoescola para dar início às aulas teóricas e práticas.

Curso prático de direção

Após a realização de 45 horas de aulas e aprovação no exame teórico, compareça em um Centro de Formação de Condutores carteira de motorista categoria b ou A credenciado para o curso prático. 

No CFC, será impressa uma Licença de Aprendizagem de Direção Veicular na categoria em que deseja adquirir a habilitação, cujas horas-aula podem variar.

Com o curso concluído, a autoescola agendará o exame prático junto à Ciretran. Caso seja reprovado, a taxa dos exames teóricos e práticos deve ser paga novamente.

Com a aprovação, a taxa a ser paga é a de emissão para a Permissão para Dirigir, documento conhecido como a primeira habilitação, e que explicaremos no próximo tópico.

Permissão para Dirigir: do que se trata?

A Permissão para Dirigir, carteira provisória ou primeira habilitação é o passo que precede a manutenção de automóveis e a carteira de motorista propriamente dita. 

É concedida pelo período de um ano aos motoristas que foram aprovados com aptidão nos exames teóricos e práticos.

Além disso, vale apenas para as categorias A, de motocicletas de duas ou três rodas.

Além da B, que são os veículos motorizados com peso de até 3,5 toneladas e máximo de oito lugares, além do condutor, ou a categoria AB.

Depois disso, a CNH ou habilitação definitiva é concedida, contanto que o motorista não seja reincidente em nenhuma infração média e nem tenha cometido alguma infração de natureza grave ou gravíssima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *