Menu fechado

A relevância de documentos e boas peças nos veículos

veículos

Os veículos são muito importantes para as pessoas se locomoverem até o seu destino com rapidez. Nas grandes cidades, os carros, motocicletas e caminhões são muito utilizados para fins de trabalho, aumentando as possibilidades de aumentar a fonte de renda, podendo trabalhar com entregas ou transporte de passageiros.

A compra de um veículo é algo muito importante para algumas pessoas que consideram a realização de um sonho. Para conseguir tornar este momento muito especial é essencial ter um bom planejamento financeiro para conseguir fazer aquisição sem contrair dívidas.

Buscar informações e referências dos valores e opções de modelos nas concessionárias são formas de pesquisar e assim encontrar um modelo que lhe agrade e não prejudique o seu orçamento.

Se preparar para os custos fixos que um veículo como: revisão, documentação, combustível, estacionamento, acessórios e outras questões que podem surgir com o decorrer do tempo.

Documentação obrigatória

Para dirigir, os indivíduos precisam ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), documento que certifica plenas condições para conduzir veículos por todo o território nacional.

Os maiores de 18 anos podem procurar uma autoescola para fechar o contrato das aulas práticas de direção e assim saber informações importantes para os procedimentos burocráticos: levar a documentação em uma CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito).

Após dar entrada, o indivíduo deve fazer as aulas teóricas do curso em um CFC (Centro de Formação de Condutores), prova de conhecimentos, aulas práticas de direção e por último o exame final.

Um ponto importante é decidir a categoria, ou seja, o tipo de veículo que você deseja dirigir, porque é com base nesta informação que é decidida a categoria, que são divididas em: A, B, C, D, E. As pessoas que desejam ou precisam dirigir uma motocicleta, devem ter a carteira de habilitacao A.

Para ter a CNH definitiva é necessário ficar por um ano sem sofrer infração grave ou gravíssima e não ser reincidente em infração média. Caso a pessoa tome multas, perde a permissão para dirigir e precisa iniciar todo o procedimento do zero novamente.

As pessoas que já tem uma CNH de categoria B e precisa adicionar outra categoria precisam procurar uma autoescola para fazer este processo. Para adicao categoria A é necessário fazer o exame de aptidão física e mental que é exigido pela DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito).

Após obter um laudo positivo, a pessoa precisa agendar as aulas práticas de direção conforme a categoria e depois de fazer a quantidade estabelecida, devem fazer o exame prático. Ao conquistar a aprovação, a pessoa se torna apta para dirigir veículos da categoria A.

Componentes e produtos que ajudam a preservar a qualidade do veículo

Algumas peças são essenciais para que o automóvel funcione bem. A bateria 70 amperes é um componente interessante, graças à alta potência que possui.

Este modelo é uma ótima opção para os carros que possuem muitos itens e funções que dependem do sistema elétrico, por exemplo: acender as luzes, utilizar o rádio, dar partida no carro, entre outros.

O carro não é o único veículo que precisa da bateria para funcionar. As motocicletas podem funcionar com uma bateria de moto heliar tem a função de fornecer energia necessária para conseguir dar partida, além de ser um item essencial para o funcionamento da moto.

Produto que ajudam na durabilidade das peças

Ter um cuidado especial com todos os componentes e sistemas do veículo é um jeito de aumentar o tempo de vida útil. Para reduzir o atrito, utilizar uma graxa lubrificante é uma ótima maneira de proteger os componentes contra oxidação e estanqueidade contra os agentes externos.

As vantagens da graxa são:

  • Redução a fricção;
  • Minimiza a quantidade de sujeira;
  • Evita a corrosão e ferrugem por excesso de água;
  • Diminui o desgaste das peças;
  • Permite livre movimento das partes móveis.

Documento importante para processos e vendas

Antes de realizar a venda do veículo é essencial que o proprietário priorize uma boa manutenção para verificar as condições de todos os componentes.

Outra questão é o laudo de transferencia, documento fundamental para mostrar a originalidade do veículo e ajuda a evitar problemas de fraudes e adulteração.

O processo de vistoria deve ser feito em uma ECV (Empresa Credenciada em Vistoria) credenciada pelo DETRAN que tem profissionais especializados para esta etapa. Na vistoria são avaliados: documentos do veículo, carroceria, número do chassi, motor, extintor de incêndio, entre outros veículos.

Portanto, ter a CNH na categoria correta, fazer manutenções periódicas e utilizar peças de qualidade no veículo é o modo de conduzir com segurança e aumentar o tempo de vida do carro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *