Menu fechado

Você sabe o que é anel?

Se você não está acostumado com a tecnologia de vedação, o anel de vedação de borracha foi fabricado para ser utilizado em sistemas estáticos de meios gasosos e líquidos.

Ele é essencial para garantir a qualidade de obras hidráulicas, pois sua utilização diminui consideravelmente a quantidade de manutenções frequentes e quase sempre corretivas, garantindo uma vedação de qualidade e sem preocupações com vazamentos.

O anel de vedação de borracha é feito geralmente de neoprene EPDM ou de borracha mesmo. Mas não se preocupe se ficar na dúvida de qual escolher, ambos atenderão bem as suas expectativas e exigências.

Anéis de vedação de borracha características

 

Como dito anteriormente, os anéis de vedação de borracha podem ser feitos tanto de borracha quanto de neoprene EPDM. Entenda a diferença entre eles abaixo.

Os anéis de borracha podem ser fabricados de material derivado da seiva, ou seja, látex, melhoradas com polimerização de enxofre e submetidos à vulcanização. Ela também têm boa resistência à atração e boa absorção a choques.

Neoprene EPDM: anéis de vedação de borracha feitos de neoprene EDPM, ou etileno-propileno, têm ganhado uma ótima aceitação na indústria de vedantes, por possuir excelente resistência.

É recomendado que seu uso com vapor até 200º C, óleos e graxas de silicone, ácidos e álcalis diluídos, fluidos de freio automotivos e água quente.

Outros materiais de que podem ser feitos os aneis de borracha são: borracha nitrílica (NBR), fluorcarbono (FKM), cloropreno, silicone, fluorsilicone, entre outros.

Anéis de borracha o ring

Geralmente feito de elastômero, embora possa ser fabricado também de outros materiais, como plástico e alguns metais.

Tecnicamente falando, os aneis de borracha o ring são objetos toroidais, com o propósito de serem utilizados em vedações.

Anéis de borracha o ring vedação

A vedação com o’ring é extremamente eficiente, não permitindo a passagem ou transferência de fluidos.  Confinado no alojamento, o elastômero é forçado a se moldar e preencher todas e qualquer irregularidades da superfície, promovendo o bloqueio efetivo e total de fluidos.

A carga que força o oring de borracha a se amoldar é fornecida pelo aperto gerado pelo desenho apropriado do alojamento e do material selecionado, e pela pressão do sistema transmitida pelo próprio fluido ao elemento de vedação.
É possível dizer que a vedação com oring é pressurizada, pois quanto maior a pressão, mais eficiente será a vedação.

Existem dois tipos de vedações com oring de borracha; as vedações estáticas, nas quais não existe movimento relativo entre as superfícies; e as vedações dinâmicas que é justamente o contrário, pois funciona entre peças que tem movimentos relativos entre si nas superfícies.

Além desses dois tipos de vedação oring, há também;

  • Vedações oscilantes;
  • Vedações rotativas;
  • Vedações de face;
  • Vedações por esmagamento;
  • Vedações pneumáticas;
  • Vedações de vácuo.

Anel oring viton

O anel oring viton geralmente é utilizado como vedador entre os espaços de peças em um equipamento, máquina, tubulações ou sistema de tubos. Ele é principalmente utilizado quando equipamentos ou máquinas serão desmontados para a manutenção.

O tipo de vedação apresentada por este anel é responsável por fazer a preservação de suprimentos resistentes, suportando muito bem vazamentos de gás ou liquidos.

anel oring viton é de fácil instalação e possui alta tecnologia, porém manutenções frequentes se dão por necessária para manter sua eficiência em 100%.

Projetado para atender as mais diversas aplicações, este tipo de anel também é extremamente útil na vedação das roscas, evitando vazamentos.

Oring de viton: características

Este elastômero é bem famoso por sua resistência a ácidos concentrados, como cloridrico e cítrico. Uma das principais o’ring de viton caracteristicas é que este possui excelente resistência a temperaturas  altas, e também contra graxa e óleos.

Este anel possui duas ótimas vantagens sobre outros tipos de anel de vedação; possui alta resistência a ataques químicos e ao calor e também a propriedades mecânicas, o que faz com que este tipo de vedação seja muito superior a outros modelos  de elastômeros encontrados no mercado.

Outro benefício do oring de viton características, é que ele é muito resistente a combustíveis de forma geral, mas principalmente a gasolina.

Quando submetido a trabalhos com ácidos, óleos minerais, vácuo, hidrocarbonetos, aromáticos, entre outros, o viton tem dureza variável entre 70 a 90 shore A. 

anel oring preço é muito acessível e seu custo benefício é excelente; por esse motivos que ele é o mais procurado quando o assunto é anel de vedação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *