Menu fechado

Você sabe o que é a Vistoria Cautelar Veicular?

Vistoria

O sonho do carro próprio é bastante comum. Afinal de contas, quem não quer ter uma maior independência e liberdade de ir e vir, além da agilidade e praticidade que um veículo próprio proporciona.

No entanto, as vezes o orçamento não conta com dinheiro sobrando, o que pode dificultar na hora de aquirir o automóvel, pois geralmente é pedido uma quantia de entrada.

Quanto não se tem muitas opções e existe por algum motivo a necessidade de compra do carro sem demora, a opção mais vantajosa é adquirir um veículo usado ou seminovo.

Vale ressaltar que a compra desse tipo de carro pode acarretar alguns problemas e ninguém quer adquirir um veículo em péssimas condições e que não atenda às suas necessidades, apresentando mais problemas do que soluções. Então, como proceder?

Entenda por que ela é tão importante

Segundo definições, a Vistoria Cautelar Veicular atende ao mercado de compra e venda de carros usados ou seminovos e tem o objetivo de avaliar se os veículos estão fora dos padrões estabelecidos pelos fabricantes.

Este tipo de vistoria automotiva também faz uma avaliação sobre a procedência do veículo com um levantamento sobre possíveis restrições, multas e outros tipos de pendências.

Portanto, essa avaliação é fundamental para garantir que o veículo esteja em perfeito funcionamento. Evitando que o comprador seja vítima de fraudes e compre um veículo adulterado.

Além de ajudar os vendedores com a negociação e transmitir confiança e a seriedade do negócio.

Essa vistoria deve ser feita por uma empresa especializada de oficina de pintura de carros, a fim de avaliar a real situação do automóvel, da estrutura até a documentação.

Tanto comprador como vendedor podem e devem fazer a vistoria, ainda que seja uma iniciativa de seguradoras, mas o fato é que ela também pode ser requerida por pessoas físicas.

Como é feita Vistoria Cautelar Veicular?

Primeiramente é feita uma identificação precisa do veículo. A vistoria veicular é como um check-up do carro, a sua mecânica automotiva.

Aspectos como parte mecânica, estrutural e elétrica, além de pesquisa jurídica, documentos do carro, histórico de proprietários e recall são levados em conta na vistoria.

Se trata de uma medida preventiva que também é a maior aliada tanto de compradores, como de vendedores.

A vistoria analisa todo o passado do veículo, com ela é possível saber se o carro sofreu algum acidente, se possui pendências judiciais, se a quilometragem é original, se todos os documentos estão de acordo perante a legislação brasileira, entre outros.

Portanto, depois de feita a identificação do veículo, incluindo aí a procedência, números do motor e do chassi, existência de sinistros, restrições judiciais, colisões, repintura e até mesmo se ele já foi alvo de um recall da montadora.

Também é possível fazer a lacração e testar a autenticidade da placa, entre outros.

No final do processo, a empresa responsável fornecerá um laudo, que classifica o automóvel como aprovado, caso esteja em condições adequadas, aprovado com ressalvas, caso ele precise de algumas manutenções ou reprovado, se o carro possuir falhas graves.

Vamos agora conhecer os benefícios.

Quais os benefícios em se investir em Vistoria Cautelar

Apesar de não ser obrigatória, muitas financeiras e administradoras de consórcio exigem o documento da vistoria na hora de comprar o seu carro.

Então, é sempre bom já ter em mãos. Além de que há um benefício muito bacana em fazer a vistoria: quando um carro passa por essa vistoria ele ganha uma garantia para quaisquer tipos de problemas legais que venham a acontecer posteriormente.

As empresas responsáveis por essa inspeção oferecem um seguro de responsabilidade civil, que fornece ao assegurado um prêmio caso haja erro profissional nesse processo. Tudo isso garante uma segurança extra na hora de trocar de carro.

Outros benefícios são:

  • Segurança para o proprietário;
  • Prevenção de acidentes;
  • Facilidade na revenda;
  • Aprovação na vistoria veicular tradicional do DETRAN;
  • Inibe o roubo ou o furto do veículo;
  • Evita fraudes;
  • Valoriza o veículo.

Esse serviço essencial, como já dito antes pode ser contratado tanto por pessoa jurídica, como por pessoa física e custa em média de 250 a 500 reais.

Há diversas empresas especializadas na vistoria, mas é sempre bom pesquisar pelas mais capacitadas, pesquisar oficina mecânica completa a fim de escolher o melhor lugar.

Uma vez que economizar com segurança pode, no fim das contas, custar caro. Então realize a vistoria do seu carro e não tenha preocupações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *