Menu fechado

Você conhece todos os cuidados com o seu carro?

Não é raro que um carro tenha a sua vida útil reduzida ou apresente uma performance de má qualidade simplesmente porque não recebeu os cuidados necessários.

Às vezes por negligência, às vezes por falta de informação. Medidas que podem parecer simples e pouco importantes fazem toda a diferença com o passar do tempo.

Para evitar esse cenário, este artigo reúne as melhores dicas para que você cuide do seu carro e o mantenha sempre em sua melhor versão.

A importância da manutenção

Quando se fala em manutenção, todos pensam na manutenção corretiva. Esse é o tipo de manutenção que acontece quando algum problema é identificado no carro ou quando um acidente acontece.

Trata-se de uma manutenção que gera incômodo, pois pode culminar em gastos altos e demorar muito tempo, deixando o motorista sem seu carro por alguns dias. Na maior parte das vezes, esse tipo de manutenção envolve a troca de peças e, em casos de acidente, reformas estéticas.

No entanto, essa manutenção não é a mais importante para um carro. É uma manutenção que deve ser evitada ao máximo e acontecer somente quando não há escapatória.

O ideal é que se faça a manutenção preventiva  regularmente, é um gasto regular, mas muito mais baixo do que uma reparação de danos.

Essa manutenção é uma vistoria, ou seja, o carro é analisado de forma detalhada.  Nos primeiros três anos do carro, a medida é obrigatória e, depois desse período, cada fabricante aconselha um período específico para a frequência de manutenções preventivas opcionais.

É realizado um check-up veicular completo, feito por um mecânico experiente na área e capaz de encontrar e reparar algum funcionamento defeituoso. São analisados:

  • Óleo do motor e dos freios;
  • Filtro de ar e de combustível;
  • Motor;
  • Freios e correia;
  • Sistema de direção e pneus;
  • Velas e cabo de vela;
  • Sistema de arrefecimento.

Esses itens são obrigatórios para a vistoria, mesmo que o seu veículo seja relativamente novo. Conforme o tempo passa, as vistorias ficam cada vez mais completas e cuidadosas, pois as chances de problemas aumentam.

Entretanto, é necessário manter em mente que apenas fazer visitas periódicas à oficina não garante que o seu carro terá sua melhor performance e uma vida útil potencializada. Pode-se dizer que, os cuidados diários com o seu carro fazem toda a diferença.

Itens que demandam cuidado

O oleo lubrificante do motor é, com certeza, um dos itens do carro que mais pedem por atenção. Sobretudo em carros mais antigos, é crucial que se esteja sempre atento com a lubrificação do motor.

A verificação do óleo não precisa ser feita por um mecânico e o ideal é que você aprenda a fazê-la. Sendo uma habilidade que você possui, pode ser feita mais vezes.

Para fazer a verificação do óleo lubrificante do motor, o carro deve estar frio e parado em um local plano. O primeiro passo é puxar a vareta de medição, um anel amarelo, vermelho ou laranja (costuma ficar do lado esquerdo do motor).

O segundo passo é colocar a ponta da vareta em uma toalha de papel ou guardanapo, para que se possa ver a cor. Ela deve ser escura e a textura deve ser espessa.

Depois, verifica-se o nível de óleo. Há duas marcações na vareta, a mais próxima da ponta é o nível mínimo. O ideal é que o óleo esteja entre as duas marcações.

Se a vareta estiver molhada de óleo apenas em sua ponta, leve o carro para a oficina, pois é preciso completar. O oposto também pode acontecer e a vareta pode estar molhada acima da marcação máxima, o que exige uma drenagem de óleo.

A calibração de pneus é outro serviço que você mesmo pode fazer. Entretanto, muitos postos de gasolina oferecem esse serviço gratuitamente, o que deixa ainda mais fácil calibrar com a frequência necessária.

As dicas para quem decide utilizar o calibrador são usar a pressão recomendada pelo fabricante, que está na porta do carro ou no manual e, colocar pressão maior se houver mais peso.

A conclusão é que uma simples calibragem pneu ou uma visita regular à oficina podem evitar muitos problemas. Essas medidas simples são capazes de deixar o seu carro mais seguro, mais potente e aumentar a sua vida útil em muitos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *