Menu fechado

Vistoria veicular e renovação da CNH

CNH

Quando se tem um automóvel existem algumas preocupações referentes a eles, a exemplo temos a vistoria automotiva e a renovação de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Esses dois processos são muito importantes para o motorista já que assegura a ele a tranquilidade na condução do veículo, pois estará trafegando conforme a lei, e também a vistoria permitirá que ele tenha maior segurança e também caso queira vender o carro, possuir mais vantagens.

Desse modo, esse artigo visará apresentar alguns detalhes do processo de renovação da carteira nacional de habilitação (CNH) e de como a vistoria automotiva é feita, seus processos parecidos como a inspeção cautelar veicular e como pode contribuir para alguns processos burocráticos.

Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Antes de entender todo o processo de renovação temos que nos atentar para algumas informações sobre esse documento muito importante.

O primeiro deles é que a Carteira Nacional de Habilitação possui um prazo de validade, esse prazo é de 5 anos. Ao fim dos cinco anos o motorista precisa fazer a solicitação de renovação.

Para condutores com mais de 65 anos o prazo de validade desse documento cai para três anos, e em alguns casos especiais como no caso de determinação médica esse prazo pode ser ainda mais curto.

Antes de renovar importante também fazer a consulta da pontuação CNH.

O prazo para a solicitação de renovação da CNH deve ser trinta dias antes do vencimento ou então trinta dias depois do vencimento em uma das unidades do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito).

Caso não renovar a carteira e estiver conduzindo veículo é passível de multa. Não há prazo para solicitar a renovação entretanto, é importante salientar que caso não renove, não poderá conduzir automóvel.

Além da renovação da CNH existem procedimentos burocráticos mais complexos como a regularização de CNH cassada, na qual o motorista deverá fazer aulas de reciclagem e provas para atestar que está apto a conduzir.

Passo a passo para a renovação

O primeiro passo para a renovação da carteira é reunir os documentos necessários que são:

  • Carteira de Identidade (cópia e original);
  • CPF;
  • Comprovante de residência (cópia e original);
  • CNH vencida ou a vencer (cópia ou original).

Depois disso é preciso procurar um posto avançado do Detran ou então um Centro de Formação Condutores (CFC).

Depois disso é emitida uma guia para pagamento para a taxa de renovação. Assim que é pago a taxa, e compensada no sistema é feito o agendamento dos exames médico e psicológicos.

Cumprido todas as etapas é necessário aguardar cinco dias úteis para a nova CNH. Lembrando que o esse processo é importante para quem quer fazer a transferencia de veiculo.

Vistoria veicular

A vistoria veicular é de grande importância para alguns processos principalmente de compra e venda de veículos usados.

Isso porque a vistoria veicular tem como objetivo fazer uma análise documental, verificar os componentes do veículo, assegurar que os equipamentos obrigatórios estejam em boas condições e por último que ele atende todas as normas de trânsito.

A vistoria veicular é de responsabilidade do DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito. E ela serve para atestar se os automóveis estão em boas condições de conservação e manutenção.

A função é assegurar que a: propriedade do veículo é legítima, que a documentação é autêntica, e que o carro apresenta condições seguras para uso.

Quando é necessário?

A vistoria é obrigatória para dois tipos de procedimentos: de transferência e regularização de veículos, e também ajudam nos processos de licenciamento para carros com mais de 5 anos de fabricação.

O procedimento técnico é muito usado para carros usados. A vistoria de carros usados então é a garantia que o carro estejam em boas condições de uso e que elas continuem a circular pelo país.

Inspeção x vistoria

Embora pareça a mesma coisa não é. A vistoria veicular se limita a um tipo de vistoria visual, sem a presença de equipamentos calibrados de teste. O objetivo dessa vistoria é atestar o estado de conservação do automóvel e suas condições de uso.

Já a inspeção é feita por engenheiro ou técnico e tem como objetivo avaliar as condições do carro e inclui testes com equipamentos para garantir que o veículo esteja em bom funcionamento.

Assim, tanto a documentação e a vistoria são essenciais para garantir a segurança do motorista e do veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *