Menu fechado

Vistoria cautelar: entenda a importância para o carro

A compra de um carro usado pode ser mais vantajosa para muitas pessoas, principalmente, diante da grande desvalorização que os automóveis sofrem com o decorrer dos anos.

Entretanto, para fazer bons negócios é preciso conhecer a fundo os carros envolvidos e certificar-se de que eles estão com as manutenções em dia. Para isso, entra em cena a empresa de vistoria cautelar.

O que é vistoria cautelar?

A vistoria cautelar é uma espécie de check-up completo no carro, feito para verificar se o motor está em ordem, se há peças quebradas e até se a documentação está em dia.

Dessa forma, o vendedor do carro tem um ótimo argumento para a venda e o comprador pode ficar mais tranquilo com relação ao negócio.

É necessário fazer a vistoria?

A vistoria veicular é fundamental para a prevenção de acidentes, e também ajuda a evita golpes ou problemas na compra e venda de carros. Dessa forma, o comprador garante que não está sendo enganado, comprando um carro adulterado ou clonado.

Com ela, diminuem drasticamente as chances de o motorista ser pego de surpresa com pendências jurídicas ou problemas mecânicos nos primeiros meses de uso, durante a vistoria do Detran, ou durante a transferência de documentos.

O que é levado em conta na vistoria?

A vistoria cautelar costuma ser feita em loja de autopeças especializadas, levando em consideração aspectos como:

  • Documentos do carro e histórico dos proprietários;
  • Indício de sinistro do seguro;
  • Parte estrutural, mecânica e elétrica do carro;
  • Alinhamento, amortecedores, chassi, farol, freios, motor, pintura e pneus;
  • Pesquisa jurídica e financeira sobre as questões envolvendo o carro;
  • Dados de recall ou leilão, se houver.

Com todas essas informações, é elaborado um laudo técnico, aprovando ou não a situação do carro usado, apontando os problemas que existirem, se for o caso.

Vistoria cautelar é igual vistoria prévia?

A vistoria veicular é importante em diversas situações, e para atender a essa demanda há dois tipos de serviços: a vistoria cautelar e a vistoria prévia.

Enquanto a vistoria cautelar atende ao mercado de compra e venda de carros usados ou seminovos, a vistoria prévia busca analisar o estado de conservação do carro e a sua existência para a contratação de seguros.

Trata-se, portanto, de um serviço direcionado ao mercado segurador, em que é avaliada a situação do motor e possíveis fatores que impeçam a cobertura do seguro.

Após a inspeção, um laudo apresenta os dados levantados e é utilizado para a formalização do seguro.

Solucionando problemas comuns em carros

Carros novos ou usados, independente do processo de compra e seguro, precisam de vistorias informais frequentes e manutenções preventivas e corretivas.

Nesse sentido, as vistorias são de extrema utilidade para a detecção de possíveis fontes de problemas e resolução antes de maiores prejuízos.

Um exemplo bastante comum é o conserto ar condicionado automotivo, realizado em autopeças especializadas. O serviço muitas vezes compreende a limpeza e troca dos filtros do ar condicionado, além da reposição de peças que apresentarem avarias ou estiverem prejudicando o funcionamento ou a eficiência do sistema.

De uma maneira geral, o painel de instrumentos é uma ferramenta muito útil para ajudar a entender se algo está errado com o carro.

A temperatura do motor quando alterada será indicada no painel, e é um sinal de que o melhor a fazer é parar o carro, deixar esfriar e conferir a água do reservatório.

No caso de falhas durante a injeção, o combustível adulterado pode ser a raiz do problema. Além do motor, câmbio, pneus, amortecedores, radiadores, direção hidráulica e sistema elétrico do veículo também podem ser prejudicados por peças danificadas ou quebradas.

Para a instalação de rádios AM e FM se faz necessária a instalação de antena automotiva digital. Entretanto, hoje a instalação de uma central multimídia talvez seja a forma mais proveitosa de garantir o acesso a diversas tecnologias de uma só vez.

Isso porque, ela permite conexão via bluetooth com smartphones, com a possibilidade de fazer ligações, ouvir música, assistir vídeos, acessar aplicativos, além das funções GPS, DVD e TV.

Outros acessorios para carros, assim como a central multimídia, contribuem para o conforto dos passageiros e do motorista. Alguns exemplos de acessórios bastante utilizados são faróis de LED, filtro de ar esportivo, calha de chuva, alarme e entre outras instalações de grande funcionalidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *