A compra de um carro usado pode ser mais vantajosa para muitas pessoas, principalmente, diante da grande desvalorização que os automóveis sofrem com o decorrer dos anos.
Entretanto, para fazer bons negócios é preciso conhecer a fundo os carros envolvidos e certificar-se de que eles estão com as manutenções em dia. Para isso, entra em cena a empresa de vistoria cautelar.
O que é vistoria cautelar?
A vistoria cautelar é uma espécie de check-up completo no carro, feito para verificar se o motor está em ordem, se há peças quebradas e até se a documentação está em dia.
Dessa forma, o vendedor do carro tem um ótimo argumento para a venda e o comprador pode ficar mais tranquilo com relação ao negócio.
É necessário fazer a vistoria?
A vistoria veicular é fundamental para a prevenção de acidentes, e também ajuda a evita golpes ou problemas na compra e venda de carros. Dessa forma, o comprador garante que não está sendo enganado, comprando um carro adulterado ou clonado.
Com ela, diminuem drasticamente as chances de o motorista ser pego de surpresa com pendências jurídicas ou problemas mecânicos nos primeiros meses de uso, durante a vistoria do Detran, ou durante a transferência de documentos.
O que é levado em conta na vistoria?
A vistoria cautelar costuma ser feita em loja de autopeças especializadas, levando em consideração aspectos como:
- Documentos do carro e histórico dos proprietários;
- Indício de sinistro do seguro;
- Parte estrutural, mecânica e elétrica do carro;
- Alinhamento, amortecedores, chassi, farol, freios, motor, pintura e pneus;
- Pesquisa jurídica e financeira sobre as questões envolvendo o carro;
- Dados de recall ou leilão, se houver.
Com todas essas informações, é elaborado um laudo técnico, aprovando ou não a situação do carro usado, apontando os problemas que existirem, se for o caso.
Vistoria cautelar é igual vistoria prévia?
A vistoria veicular é importante em diversas situações, e para atender a essa demanda há dois tipos de serviços: a vistoria cautelar e a vistoria prévia.
Enquanto a vistoria cautelar atende ao mercado de compra e venda de carros usados ou seminovos, a vistoria prévia busca analisar o estado de conservação do carro e a sua existência para a contratação de seguros auto.
Trata-se, portanto, de um serviço direcionado ao mercado segurador, em que é avaliada a situação do motor e possíveis fatores que impeçam a cobertura do seguro.
Após a inspeção, um laudo apresenta os dados levantados e é utilizado para a formalização do seguro.
Solucionando problemas comuns em carros
Carros novos ou usados, independente do processo de compra e seguro, precisam de vistorias informais frequentes e manutenções preventivas e corretivas.
Nesse sentido, as vistorias são de extrema utilidade para a detecção de possíveis fontes de problemas e resolução antes de maiores prejuízos.
Um exemplo bastante comum é o conserto ar condicionado automotivo, realizado em autopeças especializadas. O serviço muitas vezes compreende a limpeza e troca dos filtros do ar condicionado, além da reposição de peças que apresentarem avarias ou estiverem prejudicando o funcionamento ou a eficiência do sistema.
De uma maneira geral, o painel de instrumentos é uma ferramenta muito útil para ajudar a entender se algo está errado com o carro.
A temperatura do motor quando alterada será indicada no painel, e é um sinal de que o melhor a fazer é parar o carro, deixar esfriar e conferir a água do reservatório.
No caso de falhas durante a injeção, o combustível adulterado pode ser a raiz do problema. Além do motor, câmbio, pneus, amortecedores, radiadores, direção hidráulica e sistema elétrico do veículo também podem ser prejudicados por peças danificadas ou quebradas.
Para a instalação de rádios AM e FM se faz necessária a instalação de antena automotiva digital. Entretanto, hoje a instalação de uma central multimídia talvez seja a forma mais proveitosa de garantir o acesso a diversas tecnologias de uma só vez.
Isso porque, ela permite conexão via bluetooth com smartphones, com a possibilidade de fazer ligações, ouvir música, assistir vídeos, acessar aplicativos, além das funções GPS, DVD e TV.
Outros acessorios para carros, assim como a central multimídia, contribuem para o conforto dos passageiros e do motorista. Alguns exemplos de acessórios bastante utilizados são faróis de LED, filtro de ar esportivo, calha de chuva, alarme e entre outras instalações de grande funcionalidade.