Menu fechado

Veículos recebem acessórios específicos conforme modelo

Veículo

A compra de um veículo é sempre uma conquista a ser celebrada pelo proprietário, pois significa que ele terá um carro ou moto à disposição para poder passear para onde quiser, quando quiser.

A utilidade de um veículo vai além, pois ele é muito útil no dia a dia de uma família, por exemplo, quando é necessário levar os filhos à escola ou é preciso chegar ao trabalho em um horário determinado sem depender do transporte público.

Por isso, é preciso ter cuidados diários com o veículo, a partir da documentação devidamente regularizada junto ao departamento de trânsito estadual e municipal.

Os acessórios de segurança, como os cintos, os limpadores de para-brisa e o sistema elétrico também devem estar regulados e à disposição.

Personalização de carro é um charme a mais

O mercado automobilístico oferece diversos acessórios que permitem que um carro fique de acordo com o desejo do proprietário. A instalação de um equipamento de som permite ouvir músicas e notícias por meio de programas de rádio.

A presença de um escapamento esportivo Celta deixa o carro com uma característica própria, fugindo dos veículos comuns que andam pelas ruas e avenidas dos centros urbanos.

O dono do carro precisa tomar cuidado com o ruído emitido por esse tipo de acessório, pois a legislação presente no Código de Trânsito Brasileiro determina que o barulho não pode ultrapassar 70 decibéis, quando presente em via pública. Isso reflete, inclusive, na intensidade de equipamento de som.

Os cuidados com o veículo não devem ser apenas na parte estética. A motorização é parte essencial de um carro, por isso a troca de óleo deve ser realizada de acordo com a determinação dos fabricantes, presente no manual do proprietário.

A emissão de gás carbônico deve ser controlada e qualquer sinal de fumaça pode identificar que o carro está sem óleo, ou pior, pode estar a ponto de fundir.

O custo para a substituição do óleo é muito mais baixo do que a retífica de um motor, por isso é preciso manter um controle constante sobre esse item essencial para o bom funcionamento da máquina.

Dirigibilidade garante segurança nas estradas

Após virar a chave no contato e ouvir a partida do motor, é possível identificar se está tudo em ordem. Se algum sinal aparecer no painel, como uma luz acessa intermitente, pode ser necessário trocar a bateria automotiva 65A, que atua na parte elétrica do automóvel.

Apesar de ter uma durabilidade muito alta, esse pane pode acontecer a qualquer momento após um certo período de tempo.

A maioria das baterias tem garantia de um ano, mas com funcionamento apropriado que pode chegar a cinco anos, por causa de toda a tecnologia empregada nesse acessório.

Por falar em tecnologia, a dirigibilidade de um veículo é primordial para a segurança no trânsito. Caso o carro apresenta variação e desvio para a esquerda ou direita, chegou a hora de fazer um alinhamento 3D nas rodas ou então a substituição dos pneus.

Esse serviço deve ser realizado em uma oficina especializada, que verificará, ainda, o balanceamento e a cambagem do veículo.

Setor específico conta com oficina especializada

A segurança nos grandes centros urbanos pode ser assustadora para algumas pessoas que podem sofrer ataques, mesmo que seja como demonstração de carinho.

Vide a vida de celebridades, como jogadores de futebol, atores e atrizes e políticos que se destacam no cenário nacional.

Para esse público específico, o mercado de veículos oferece os carros blindados, com reforço na lataria, nos pneus e contam até mesmo com vidro blindado.

Esses automóveis precisam de uma documentação emitida pelo Exército Brasileiro, garantindo a segurança quanto à dirigibilidade e também do motorista e dos passageiros.

Os serviços realizados na adaptação para blindagem são realizados em oficinas registradas junto ao governo federal, com certificados que comprovam o uso de:

  • Material apropriado;
  • Profissionais capacitados;
  • Regulação do motor;
  • Resistências distintas.

Algumas montadoras possuem uma oficina especializada para atendimento de público-alvo específico.

Ainda assim, a maioria das empresas que atuam nesse mercado oferecem trabalhos específicos, como a funilaria para carros blindados que foram alvo ou sofreram algum tipo de acidente ou ataque.

Esse tipo de serviço só pode ser realizado em oficinas capacitadas, pois as ferramentas utilizadas e as técnicas profissionais são diferentes das praticadas em veículos comuns.

Manutenção veicular faz parte da rotina

É importante destacar que, seja blindado ou comum, os veículos precisam de uma manutenção constante, desde a limpeza externa e higienização interna, até a verificação do motor e a qualidade do combustível que abastece carros e motos.

Há oficinas que atendem públicos diversificados, com especialização em marcas e montadoras específicas, e aquelas que realizam serviços gerais e do dia a dia. Cabe ao proprietário identificar as necessidades e procurar o profissional que mais lhe convém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *