Menu fechado

Veículos: manutenção e documentos pessoais

veículos

O Código de Trânsito Brasileiro rege todas as leis relacionadas à mobilidade urbana e todos os veículos que utilizam as vias públicas em todo o território nacional.

Carros, ônibus, caminhões, motocicletas e bicicletas devem seguir as normas regulamentadoras, de acordo com as leis que são ensinadas nas autoescolas e centros de formação de condutores.

Motoristas profissionais e amadores devem andar com a documentação devidamente regular, com todos os exames em dia, assim como os documentos dos veículos devem estar registrados em um departamento de trânsito estaduais.

Os veículos devem, ainda, estar em condições apropriadas para rodar pelas ruas, avenidas, estradas e rodovias, com as características relacionadas no documento.

Qualquer tipo de alteração deve ser informada ao departamento de trânsito, além de estar de acordo com as a legislação vigente, para a segurança do motorista, dos passageiros e de terceiros.

Alterações devem respeitar legislação

Cuidar de um veículo é importante, para garantir a segurança no trânsito. Qualquer tipo de alteração que seja realizada, é preciso identificar se está dentro da legislação, e se não causará nenhum prejuízo para a estrutura do veículo, que possa desestabilizar ou perder as características originais de fábrica.

O envelopamento automotivo brilhante é uma mudança que pode ser aplicada, desde que as cores do veículo não sejam alteradas, conforme a descrição no documento. Este tipo de acessório tem como principal objetivo proteger a pintura original.

Esse tipo de serviço deve ser realizado por mão de obra especializada, com produtos que sejam adequados para suportar as alterações climáticas, como água de chuva, vento e luz do sol, pois qualquer veículo está passível de enfrentar as alterações climáticas, a qualquer momento em que está em circulação.

A motorização de um veículo deve atender às normas do código de trânsito brasileiro, pois está relacionado à emissão de gás poluente no meio ambiente.

Se qualquer tipo de problema for detectado, o proprietário deve procurar uma oficina mecanica e solicitar uma manutenção em todo o sistema, para evitar qualquer tipo de problema, como pane durante uma viagem ou mesmo receber uma multa, gerando pontos na carteira de habilitação do proprietário ou do motorista, caso o mesmo seja abordado por um agente da lei.

Serviços garantem maior proteção veicular

Lojas especializadas oferecem serviços que não precisam de nenhuma autorização especial, ou alteração nos documentos e melhor, ainda protegem o veículo.

Para carros com muito tempo de circulação, pode ser que a pintura precisa de polimentos e cristalização, para recuperar as características originais e sumir com pequenos riscos e arranhões, que surgem com o passar do tempo, por causa de pedras nas ruas e estradas.

Mesmo com todo o cuidado de um proprietário, a água da chuva pode conter resíduos poluentes, que alteram as características originais da pintura, assim como a luz do sol, com a incidência ultravioleta sobre a tinta de um veículo.

Nestes casos, o serviço de vitrificação pode servir para proteger com maior propriedade a pintura veicular contra impurezas, além das alterações climáticas, também contra fezes de aves, seivas produzidas por árvores e micropartículas de poeira asfáltica.

Comercialização de veículos com verificação total

Muitos carros semi-novos são comercializados em lojas especializadas, como autorizadas de fábrica e concessionárias.

Para garantir a segurança do comprador de um carro de segunda mão, é preciso que o veículo passe por vistorias obrigatórias, por meio de empresas especializadas, para a emissão de um laudo cautelar automotivo.

Este trabalho é feito por um perito, que verificará toda a documentação de um veículo, desde a fabricação, indicando toda a procedência e possibilidade de eventuais pendências envolvendo o carro, moto ou qualquer outro tipo de condução.

O histórico determinará se o chassi é original de fábrica, assim como a numeração presente no motor, nas portas e nos vidros, que devem ser o mesmo, confirmando a originalidade.

Processos judiciais também são pesquisados, para verificar se não houve nenhum problema envolvendo o veículo, como:

  • Sinistros envolvendo acidentes;
  • Roubos e furtos;
  • Débitos junto ao departamento de trânsito;
  • Colisões e alterações de chassi.

Se a montadora do veículo fez um recall, este laudo deve constar tanto a data quanto o que foi substituído ou consertado. Caso algum problema seja apontado, o veículo deve ser recolhido, multado e um processo deve ser aberto, até a resolução de tudo.

Como é um processo que pode tomar um longo tempo dentro do Detran meu despachante pode fazer esse tipo de serviço, acompanhando todo o processo de verificação e perícia.

O mais importante é garantir a procedência e a viabilidade de compra, para que o novo proprietário possa rodar tranquilamente dentro da cidade em que reside, para idas a encontros profissionais e recreativos, como para entrar em uma rodovia para conhecer novos lugares e fazer passeios, com a família, os amigos, ou mesmo sozinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *