Menu fechado

Itens indispensáveis para a qualidade de automóveis

Os veículos podem ser considerados uma das grandes paixões nacionais, motivo pelo qual os centros de estética automotiva e as oficinas mecânicas são estabelecimentos procurados todos os dias para as mais diversas finalidades.

Dessa forma, ao recorrer a uma loja de peças de carros, por exemplo, é necessário saber de forma precisa quais são as demandas do seu veículo, algo em que profissionais especializados devem auxiliar.

Mas existem, ainda, diversas questões que geram dúvidas nas pessoas. Quais são os tipos de pneus existentes? Como cuidar corretamente de filtros de ar de acordo com o modelo de cada carro? Para que serve o chamado laudo veicular?

No artigo que você confere em seguida, fique por dentro das respostas para essas e outras perguntas sobre o amplo universo automotivo.

Além disso, confira também algumas dicas e sugestões que podem fazer toda a diferença na otimização do seu carro e na facilidade de uso do cotidiano.

Filtros de ar

O filtro de ar é indispensável para garantir a separação e a eliminação de partículas de impurezas, resíduos e demais substâncias que são aspiradas pelo motor junto com o ar.

Dessa forma, esse acessório impede que essas impurezas cheguem até a câmara de combustão, o que poderia ocasionar em problemas de funcionamento no veículo.

Uma das principais vantagens de contar com os filtros de ar, portanto, é o fato de que ele evita o desgaste prematuro das peças móveis relacionadas com o desempenho do motor, como é o caso dos pistões e da biela.

O prazo de troca gira em torno de 10 quilômetros percorridos, em média, e vale lembrar que os filtros não podem ser higienizados utilizando jatos de ar, pois isso rompe os poros do meio filtrante e incapacita o acessório.

Vale lembrar também que cada modelo de carro conta com uma demanda relacionada com a filtragem. Assim, um Filtro de ar bmw, por exemplo, é especializado para esse tipo de carro e não pode ser utilizado em outro modelo.

Polimentos

Os polimentos são procedimentos especiais com a finalidade de gerar a revitalização de superfícies de diversos tipos de material.

No geral, o polimento dos vidros é um dos serviços mais procurados nos centros automotivos estéticos, pois é importante para garantir uma aparência mais renovada ao veículo e, claro, auxiliar de forma direta na condução mais responsável.

O polimento de parabrisa, por exemplo, remove riscos leves e superficiais e restaura de forma significativa o aspecto dessa parte do carro. Sendo simples e rápido, muitas vezes não demora mais do que trinta minutos para que os profissionais o concluam.

Um dos principais objetivos desse processo é evitar acidentes por conta de dificuldade de visualização decorrentes de riscas e manchas no vidro.

Vistoria

A vistoria veicular é altamente necessária em casos de repasse de veículos. Ou seja, se você pretende comprar ou vender um carro, a obtenção de um laudo de vistoria é obrigatória e garante uma série de benefícios para todas as partes.

Afinal, é preciso ter a certeza de que se está adquirindo um veículo nas condições de uso relatadas pelo vendedor.

Sendo assim, é feito um documento a partir de uma avaliação precisa de diversos componentes do carro.

Nesse laudo oficial, portanto, contam informações diversas que fornecem dados para a aprovação ou para a reprovação da venda. Pendências legais, adulterações internas e outros aspectos podem fazer toda a diferença nesse processo, impossibilitando o repasse do automóvel usado.

Entre os itens que são avaliados para observar a originalidade do veículo temos:

  • Numeração do chassi;
  • Número de vidros;
  • Numeração do motor;
  • Pintura do veículo.

Pneus

Os pneus automotivos são fundamentais para que o carro possa se locomover, de modo que a qualidade comprometida desses itens pode gerar uma série de transtornos e até mesmo graves acidentes.

Não é por acaso que cada modelo de veículo demanda uma aplicação diferente dos pneus, motivo pelo qual é possível encontrar diferentes tipos no mercado.

Existem quatro categorias de pneus de carros de passeio, sendo elas:

  • On-road (predominante em asfalto);
  • Off-road (para estradas de terra e lama);
  • Misto (para diferentes tipos de solo);
  • Pneus verdes (ecológicos).

O mais importante é sempre garantir a funcionalidade e a segurança no cotidiano de uso de um veículo.

No caso das motos, por exemplo, uma sugestão é utilizar chaveiros especiais, já que são veículos com sistema de ignição exposto e que levam as pessoas a perderem as chaves com mais frequência.

O chaveiro para chave de moto deve ser, portanto, chamativo e difícil de perder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *