Menu fechado

Conheça tudo sobre a bateria ideal para o seu carro

bateria automotiva é um componente essencial para o funcionamento do veículo, uma vez que é responsável por fornecer energia elétrica para que o carro dê a partida.

Conheça mais sobre a funcionalidade deste componente e os cuidados que são necessários ter com ele:

Tipos de baterias

As baterias podem ser de dois tipos: convencionais ou seladas. As baterias comuns exigem manutenção e reposição da água, que vai sendo consumida conforme a bateria vai sendo usada.

Já a bateria selada possui cálcio em sua composição, o que impede a perda de água e acaba com a necessidade de reposição.

A vantagem da bateria selada é, claramente, a ausência de manutenção.

Por outro lado, em casos de sobrecarga do aparato, ele geralmente é perdido, pois não há como fazer verificações sobre o nível de água, nem é possível fazer a reposição, o que poderia salvar o equipamento no caso da bateria comum.

A principal desvantagem da bateria comum é ter que atentar sempre ao prazo de verificação e reposição de água do equipamento, sob risco de degradação.

Esse prazo varia de três a seis meses. A água acrescentada na bateria deve ser sempre destilada, não acrescente água comum ou outros líquidos.

As baterias de carro podem ser encontradas em diferentes amperagens, que é a capacidade de passagem da corrente elétrica e distribuição de energia para o sistema de partida do veículo.

As baterias podem ser de 40 a 90 amperes. O modelo de bateria geralmente dependerá do tamanho e potência do veículo.

Um carro grande, em geral, precisará de uma Bateria moura 70 amperes para que seu funcionamento seja adequado.

No geral, quanto mais equipamentos e sistemas o carro possuir maior também será a amperagem de bateria. No entanto, isso não é necessariamente uma regra.

Existem carros grandes com sistemas completos, como direção elétrica, trio completo, ar condicionado, rádio, luzes internas e externas.

Alarmes e freios ABS, que são plenamente atendidos por uma Bateria heliar 60 amperes ou até menos, tudo depende do fabricante.

A instrução é sempre respeitar a amperagem recomendada pelo fabricante, pois são feitos inúmeros testes para determinar qual o tipo ideal.

Usar baterias com amperagens maiores ou menores que o recomendado podem causar danos ao veículo. Uma sobrecarga causada pelo uso equivocado de uma bateria pode até mesmo causar uma explosão.

A bateria mais comum no mercado é a de 60 amperes. Usar uma bateria 70 amperes pode parecer tentador para potencializar a partida, mas isso não deve ser feito.

Cuidados com a bateria

A vida média de uma bateria é de dois a três anos, mas para que ela atinja essa durabilidade é essencial ter certos cuidados com ela, evitando sobrecargas e descarregamentos desnecessários.

A sobrecarga é o excesso de corrente elétrica na bateria. A bateria sofre sobrecarga quando recebe energia mesmo após ter atingido seu estado de preenchimento completo.

A sobrecarga pode gerar excesso de gaseificação, o que gera perda de água desnecessária e diminui a vida útil da bateria heliar.

Outro problema que pode ocorrer é o descarregamento da bateria  que pode acontecer por motivos diversos, tais quais:

  • Rádio em funcionamento com carro desligado;

  • Esquecimento das luzes internas acesas;

  • Faróis ligado;

  • Chave na ignição.

Essas situações são responsáveis pela descarga da bateria, pois todas gastam energia enquanto o motor do carro está desligado. Quando o motor está ligado ele vai recarregando a bateria.

Se a situação em questão se estender por muito tempo, por exemplo um esquecimento de luzes acesas durante uma noite inteira.

Pela manhã, é possível que o motorista não consiga fazer o carro dar a partida, pois a bateria estará completamente descarregada.

Para solucionar essas situações, o ideal é que o motorista tenha um carregador de bateria, que fornecerá energia suficiente para que o carro dê a partida.

Caso não haja um equipamento deste disponível, é possível, ainda fazer a chamada chupeta de bateria, que nada mais é do que a transferência de carga de uma bateria em boas condições para a bateria arriada.

Uma vez que nenhuma dessas alternativas seja possível, saiba que hoje já existem serviços como o de Baterias delivery.

O serviço funciona exatamente com um delivery de comida: você faz o pedido, aguarda a entrega, que em muitos casos é grátis e inclui a instalação pelo profissional qualificado, e paga pelo serviço na hora.

Ter os cuidados básicos com a bateria do veículo é essencial para garantir a durabilidade e o perfeito funcionamento deste componente tão importante para o carro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *