Menu fechado

Trazendo os detalhes de serviços comuns para veículos

Os veículos são projetados para serem resistentes e terem uma vida útil longa. Ainda assim, eles não são indestrutíveis, e sofrem uma série de danos com o uso cotidiano, mesmo que o motorista não se envolva em acidentes.

Portanto, é fundamental que o proprietário do automóvel tome uma série de cuidados, de modo a preservar a sua integridade.

A boa notícia é que, como o brasileiro é apaixonado por carros, há um grande mercado que oferece diversos benefícios aos proprietários de automóveis.

Deste modo, a tomada de precauções para fazer com que os veículos fiquem com cara de novos por mais tempo e que sua vida útil seja mais longa é muito mais fácil.

Quer aprender mais a respeito disso? Então continue lendo e confira algumas informações importantes a respeito de alguns cuidados que todo e qualquer proprietário de automóvel deve ter:

  1. Higienização

Quando estão na rua, automóveis têm contato com uma série de fatores que podem lhe danificar. Entre eles, estão:

  • Chuva (principalmente a ácida);

  • Vento;

  • Microrganismos;

  • Excrementos de animais (principalmente pássaros).

Para mitigar seus efeitos sobre o carro, recomenda-se realizar a higienização veicular de maneira periódica. Nela, usam-se instrumentos e técnicas específicas para remover essas impurezas, mas sem danificar a lataria do automóvel.

Assim, ele permanece com aparência de novo por mais tempo, e pode, até mesmo, sofrer menos problemas mecânicos.

Vale ressaltar que, por mais simples que essa tarefa pareça, é interessante deixá-la nas mãos de um especialista no assunto.

O motivo por trás disso é o fato de que algumas práticas que as pessoas normalmente adotam em suas garagens podem causar uma série de danos ao carro, como o uso de uma mangueira de alta pressão: ao contrário do que muitos pensam, isso pode danificar a lataria.

Além disso, estabelecimentos especializados em limpeza podem oferecer uma série de técnicas diferenciadas, que nem sempre podem ser replicadas em casa.

É o caso da lavagem a seco: por meio do uso de um produto específico, não se gasta tanta água, o que torna esse processo mais econômico e ecológico.

  1. Emissão de laudo

De acordo com especialistas, o ato de compra e venda de veículos exige cuidados que vão além do mero cumprimento da burocracia relacionada à transação.

Um bom exemplo disso é a emissão de um laudo pericial veicular: por mais que ele não seja obrigatório, trata-se de algo que confere mais segurança a ambas as partes, já que um profissional atestará o estado do veículo, podendo, até mesmo, indicar se ele já foi batido.

Para que esse documento seja expedido, é preciso que o automóvel, cuja propriedade será transferida, passe por uma inspeção veicular minuciosa, que pode levar algumas horas. Normalmente, vendedor e comprador dividem o custo do procedimento, já que ele traz benefícios a ambos.

Vale ressaltar que, caso você pretenda vender um carro, é essencial cuidar muito bem dele, dirigindo com segurança e fazendo revisões periódicas.

Do mesmo modo, caso você sofra um acidente, esconder esse fato do comprador não é recomendável: o profissional que inspecionar o automóvel para emitir o laudo é treinado para reconhecer sinais de batidas, mesmo que o atual proprietário as negue.

Além do desgaste com o comprador, ele pode, até mesmo, desistir do negócio.

  1. Colocação de películas

A paixão que os brasileiros têm com automóveis faz com que boa parte das pessoas invista em medidas para personalizar seu veículo, melhorando seu apelo estético e deixando-o como seu dono sempre sonhou. Devido à alta procura por esses serviços, há cada vez mais oficinas especializadas neles.

Apesar disso, também há procedimentos muito populares entre os motoristas que também são mais simples, podendo até mesmo ser realizados em casa, como a instalação de uma película arquitetônica, como a fumê.

No caso desse adesivo, especificamente, o objetivo é escurecer os vidros, reduzindo a entrada de radiação solar no interior do automóvel, tornando-o mais fresco, diminuindo a necessidade de usar ar condicionado e fazendo com que o carro tenha uma aparência mais moderna.

Vale ressaltar que, por mais que a aplicação de uma película não costume ser algo complexo, é preciso tomar alguns cuidados para garantir um bom resultado.

O principal deles é realizar um processo de lavagem e higienização completo antes de instalá-la: qualquer impureza que fique sob o material, por menor que seja, pode comprometer a estética do carro uma vez que o procedimento seja concluído.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *