Menu fechado

Transferência do veículo e outros detalhes automotivos

veículo

Muitas pessoas sonham em ter um veículo automotivo para poder se locomover com maior facilidade, além de ter mais qualidade de vida e bem-estar.

No entanto, existem alguns procedimentos burocráticos no quis diz respeito à transferência automotiva, além de outros cuidados com a manutenção, por exemplo.

Diante da importância dessa temática, nesse artigo vamos abordar os detalhes que envolve a transferência veicular, assim como procedimentos de manutenção. Não deixe de conferir!

Transferência do veículo: saiba como fazer

Quem deseja comprar um veículo, é necessário realizar a transferência veicular, que muda o proprietário do automóvel.

Na compra, é possível obter um documento de compra e venda para reconhecimento em cartório e após isso, é necessário dar entrada no Detran com a documentação solicitada para que a transferência ocorra.

Os documentos para transferência de veículo são:

  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Registro Geral;
  • Cadastro de Pessoa Física;
  • Comprovante de residência.

O Detran realiza uma vistoria no veículo antes de realizar a transferência, para verificar sua originalidade, como placa, motor, chassi, assim como sua confiabilidade.

A transferência pode exigir outros procedimentos a depender de uma mudança de estado, como uma vistoria mais aprofundada assim como mudança de placa, ou a colocação da placa Mercosul.

Após essa vistoria, se o veículo estiver em plenas condições de acordo com a lei, o documento pode ser emitido sem grandes problemas ou elevados valores de taxas.

O que pode aumentar o valor da taxa, são as multas, pois não é possível transferir o veículo sem que o veículo esteja quitado no quesito das multas.

Como parcelar multas no Detran?

Quando o assunto é sobre multas, muitas pessoas têm dúvidas sobre ser possível transferir um automóvel ou veículo mesmo com as dívidas. A resposta é que, no caso da transferência automotiva, o parcelamento de multas Detran não é permitido.

No entanto, em casos comuns, é possível solicitar o parcelamento da multa, mesmo que ela esteja vencida. Porém, isso não é possível no caso de multas de outros estados que não são do local de origem do veículo, ou multas que estejam vinculadas ao governo.

Para verificar a possibilidade dessa ação, é importante consultar as orientações junto ao Detran, que é o departamento estadual de trânsito. Porém, acima disso, é ter os cuidados necessários para evitar as infrações de trânsito.

Conserto de portas automotivas e manutenção

Para quem pretende comprar um veículo ou já é proprietário de um veículo automotivo é fundamental que a pessoa não esqueça da importância da manutenção automotiva. Isso pode ser feito por meio da ida até uma oficina mecânica, que seja especializada nesse segmento.

As oficinas são importantes por realizar procedimentos de manutenção veicular, que contribuem para garantir a segurança, estabilidade e vida útil do automóvel.

Os procedimentos realizados com mais frequência e mais comuns são:

  • Troca de óleo;
  • Manutenção dos pneus;
  • Alinhamento e balanceamento;
  • Troca do filtro de ar.

Em relação à troca do filtro de ar condicionado automotivo, essa é uma das ações mais comuns e fundamentais em um veículo, pois com o passar do tempo, esse filtro vai retendo poeira, sujeira e pode afetar o funcionamento do ar condicionado, sobrecarregando outras partes do veículo.

É fundamental que a oficina que realiza o serviço seja da sua confiança e conte com profissionais qualificados para a realização das atividades.

Além disso, é fundamental que o motorista realize as atividades de manutenção de forma preventiva, ou seja, não espere algum problema acontecer para levar o veículo à oficina. Quanto maior for o cuidado e prevenção, maior a durabilidade do automóvel.

Partindo agora para uma parte mais estética e por isso, necessária para manter um bom visual no automóvel, vale a pena citar sobre o conserto de portas automotivas.

É comum que a pessoa danifique as portas ou partes do carro por conta de possíveis colisões. Essas colisões não precisam ser graves e podem acontecer simplesmente por uma falta de atenção.

No entanto, esse amassado nas portas pode afetar e muito a beleza do carro e até mesmo o condutor. Em uma oficina especializada nesse segmento é possível resolver esse problema gastando pouco.

Estamos falando do uso do martelinho de ouro, que é um equipamento utilizado pelos mecânicos para desamassar portas e algumas morsas que podem surgir no carro.

Realizando os procedimentos com atenção, você aumenta sua segurança e durabilidade do seu veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *