Menu fechado

Tire suas dúvidas sobre os serviços para veículos

Os serviços para veículos só vem aumentando em todos os locais do país. De maneira geral, isso acontece por conta do aumento no número de veículos circulando e pelo aumento no número de aplicativos para carona e de motoristas particulares, o que tem feito a demanda do mercado por serviços crescer exponencialmente.

Por conta disso é preciso entender um pouco melhor sobre os serviços e manutenções para as estruturas veiculares de modo a entender quais procedimentos cabe realizar em determinados tipos de veículos.

Para auxilia-lo com possíveis dúvidas nesse sentido, o artigo a seguir foi criado de modo a elucidar pontos acerca dos serviços disponíveis e as vantagens de realizá-los em seu transporte.

Entendo a parte burocrática

Antes de falarmos nos serviços que é possível aplicar em praticamente qualquer veículo vamos abordar a parte burocrática que é preciso passar para compras/vendas e permissões de circulação.

1. Laudo veicular

Todo veículo, seja ele de passeio ou não, precisa passar por uma inspeção antes de circular em vias públicas.

De modo geral, essa inspeção tem vários objetivos, mas o principal é identificar se o veículo não representa algum tipo de risco para as pessoas que irão utilizá-lo ou mesmo para os pedestres.

Atualmente, é possível achar algum local credenciado que faça o laudo veicular preço acessível e na média do mercado. Mas é sempre válido ressaltar que o profissional que irá executar o trabalho deve ser credenciado pelo CREA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e possuir as habilidades e experiência necessárias para realizar a avaliação.

Na prática, esse procedimento acontece em dois passos. No primeiro o técnico irá avaliar toda a parte externa do veículo, entendendo se os pneus são os adequados, se toda a estrutura está firme e não está desbalanceada.

Ainda na primeira etapa o profissional realizará uma vistoria em toda a parte de regulação do carro, olhando todos os documentos e se existem multas pendentes (que devem estar regularizadas até a hora da fiscalização).

O segundo passo consiste em uma avaliação mais técnica, na qual será avaliada a situação de itens como:

  • Motor;

  • Marchas;

  • Eixo;

  • Medidas de segurança.

Somente com a aprovação em todos esses quesitos é que o laudo veicular poderá ser emitido.

2. IPVA

Esse é um outro quesito burocrático que pode confundir algumas pessoas.

De modo geral, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é uma cobrança para a manutenção de várias áreas públicas, como vias e acessos. É também uma cobrança feita anualmente e com reajustes, mo qual é preciso ter essa documentação toda regularizada para poder realizar alterações no veículo e também para emitir o laudo veicular.

Mais ainda, somente com o pagamento desse imposto é possível circular com segurança e dentro das normas estabelecidas.

Todas essas questões podem parecer um pouco confusas, mas com uma consultoria adequada é possível regularizar corretamente o seu veículo e não ter problemas legais.

Películas e adesivos

Após entendermos bem as partes burocráticas vamos dar uma olhada em modificações muito recomendadas para vários veículos como as películas protetoras e os adesivos.

Normalmente esses itens são peças divididas em duas principais funções, que é entregar mais privacidade ou mais segurança para o veículo.

Um exemplo dessa ferramenta, a película antivandalismo 3m protege os vidros em caso de choques que são comuns em estradas ou em ruas movimentadas.

O choque de uma pequena peça no carro em alta velocidade pode ter resultados desastrosos. Assim, essa película tem a intenção de proteger o veículo desses acidentes e também contra fissuras e vandalismos, como a tentativa de riscar o vidro.

Além do quesito de segurança, o adesivo para vidro pode ser aplicado para entregar uma privacidade maior para os passageiros, com o escurecimento do vidro para que não se veja o interior do veículo.

Nesta segunda usabilidade é preciso muita atenção pois existe uma regulação que permite o escurecimento até certa coloração.

Como em ambos os modos de aplicação da película existem milhares de níveis de coloração e da grossura da película, assim a consulta com um profissional pode se fazer necessário em alguns casos.

Oficinas

Atualmente é preciso ter confiança na oficina de carros que você irá levar o seu veículo em caso de problemas.

O carro é um sistema e como todo sistema está sujeito a falhas, sejam elas hidráulicas ou mecânicas, a manutenção se faz necessária mesmo que para uma regulação do eixo.

Desse modo, ter confiança no profissional que realiza esses procedimentos muda totalmente o cenário para se fazer as manutenções.

Atualmente é recomendado uma consulta em uma oficina referenciada porto seguro por oferecerem todo o suporte prévio e posterior, garantindo que qualquer problema com o reparo seja possível reaver uma nova manutenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *