Menu fechado

Tirando suas dúvidas sobre os modelos de placas automotivas

Você já parou para pensar por que os carros têm placas de cores diferentes? No Brasil, as placas de identificação veicular são feitas pelo DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) e o sistema alfanumérico é adotado em todo o país.

Esse sistema é utilizado no país desde 1990 e a maior parte das pessoas está familiarizada com ele. Mas por que a maioria das placas é cinza, mas outras são coloridas? Neste artigo, você vai descobrir mais detalhes sobre as placas de carro e obter respostas.

O significado de cada cor

Apenas em São Paulo, pelo menos 6 milhões de veículos eram registrados em 2017. É o meio de transporte mais utilizado no Brasil, popular em todas as regiões, ou seja, em todos os estados.

Tendo em vista essa magnitude, entende-se a necessidade de diferenciar as placas com algo além do sistema alfanumérico. Os tipos de placa existentes são:

  • Placa cinza;
  • Placa branca;
  • Placa vermelha;
  • Placa preta;
  • Placa azul;
  • Placa verde.

Cada uma dessas seis cores possui um significado diferente e auxilia na organização dos registros veiculares do país. A placa cinza é a mais comum e ela significa que o carro é particular, que não é utilizado como fonte de renda pelo proprietário.

A placa branca representa dois tipos de veículo, dependendo da cor das letras. Quando as letras são vermelhas, é uma placa de carro para aprendizado, um carro usado para aulas práticas em auto-escolas.

Já quando as letras da placa branca são pretas, e isso significa que se trata de um automóvel oficial, como uma ambulância, por exemplo.

A placa vermelha, por sua vez, sinaliza que o veículo é de aluguel, que serve como fonte de renda, ou seja, um veículo que está prestando serviço.

O preto nas placas de carro indica que se trata de um modelo de colecionador. São carros conservados intactos, sem mudanças de peças, por pelo menos 30 anos.

Costumam ser modelos que já não são produzidos e que eram muito famosos em determinada época. Essa diferenciação é necessária para que algumas normas de manutenção veicular não caiam sobre aquele veículo em específico.

A placa azul é utilizada em veículos de órgãos internacionais e talvez sejam as menos comuns dentre os modelos citados. Carros de diplomatas ou de cônsules possuem esse tipo de placa.

Por fim, as placas de automoveis  na cor verde competem com as azuis na categoria de placas menos vistas. Elas são raras, pois são indicadores de que um veículo de teste está sendo usado. Esse tipo de placa é utilizado por montadoras ou por oficinas.

Outras curiosidades sobre placas

Existem muitos detalhes sobre as placas e sua história que as pessoas desconhecem. Por exemplo, esse não é um item que foi inventado junto com o carro.

Os primeiros veículos não possuíam placas. Ela foi criada posteriormente, por conta de necessidade de identificação. O primeiro carro que usava gasolina como combustível foi lançado em 1885, enquanto a placa de carro surgiu no começo do século XX.

Outra curiosidade interessante é que alguns países, como a vizinha Argentina, permitem que o carro novo, antes de ser emplacado, utilize uma placa provisória.

O fato surpreendente é que essas placas provisórias são feitas de papel, os dados são impressos em papel e ele é usado enquanto as verdadeiras não ficam prontas.

Ainda falando de outros países, a placa de identificação veicular não precisa ser colocada na parte da frente do carro em diversos estados dos EUA.

A motivação é estética, poisa placa atrapalha o design do carro. Para compensar os problemas de segurança, esses estados proíbem os motoristas sem placa na frente de estacionar em locais públicos de ré, quando a vaga for perpendicular.

Falando sobre o Brasil, algumas combinações alfanuméricas são proibidas por questões culturais. Um exemplo é a GAY-2424, julgada jocosa ou mesmo ofensiva. Outros países também fazem esse tipo de proibição.

Para concluir, uma informação útil é que a consulta placa veicular pela internet, de forma rápida e gratuita, já pode ser feita no Brasil. Assim, você fica ciente sobre a situação do seu carro e não é pego de surpresa com problemas jurídicos ou fiscais. No site, o histórico do carro pode ser visto.

No mais, mesmo com tantos detalhes, as placas são um sistema muito importante e eficiente, que permite que os carros sejam usados com mais segurança e responsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *