Menu fechado

Tirando a CNH? Saiba mais sobre o mundo automotivo

CNH

Tirar a CNH é a realização para a maioria das pessoas, uma vez que é a Carteira Nacional de Habilitação que autoriza um motorista a conduzir um veículo.

É na autoescola que são ensinadas desde a legislação básica de trânsito até processos de troca de categoria cnh, bem como as principais maneiras de dirigir o carro com segurança.

No entanto, para você que já está no processo de aquisição da CNH, deve estar por dentro dos processos e do mundo automotivo, e é sobre isso que vamos abordar neste artigo.

Sobre a categorização de veículos

Para começar, é essencial saber que existe uma espécie de classificação, que varia de acordo com as escolhas de veículo, e são estabelecidas pelo Detran, sendo:

  • Categoria A: motos;
  • Categoria B: carros;
  • Categoria C: caminhões;
  • Categoria D: ônibus;
  • Categoria E: carretas.

Essas categorias podem ser adicionadas, como é o caso de adicionar categoria d, que são acrescidas a função de sua carteira de habilitação.

Conheça seu veículo

Saber o tipo de veículo que você quer dirigir é primordial. Portanto, se você tem interesse em dirigir motos, pergunte a um motoqueiro sobre questões que estão relacionadas ao seu funcionamento e afins.

Ou, ainda, procure saber sobre quais são as habilidades necessárias, contratempos no trânsito e leis. O mesmo é válido para caminhões, carretas, carros e ônibus.

Demais motoristas e até mesmo profissionais de uma oficina mecânica poderão ser o melhor embasamento para você, principalmente para se ter maior clareza acerca do veículo.

Portanto, conhecer o seu automóvel é uma das vias de compreensão que se deve ter enquanto se está em uma autoescola.

Conheça a legislação

Por fim, mas não menos importante, procure se aprofundar quanto às legislações do trânsito.

O conhecimento básico sobre as placas de trânsito e o seu significado já poderão dar grandes vantagens nas provas de legislação e direção.

Inclusive, são nessas provas que caem muitas questões que envolvem o funcionamento mecânico do veículo, questões de segurança (como o uso do cinto de segurança e extintor de incêndio) e até questões ambientais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *