Menu fechado

Tem um veículo? Confira os cuidados com manutenção

veículo

Ter um veículo pode representar um sinônimo de sofisticação e conforto para se locomover. Porém, ter um automóvel também envolvem responsabilidades que vão além do trânsito e dos respeitos às leis. Engloba o cuidado e manutenção veicular.

É fundamental que essa manutenção ocorra de forma preventiva, ou seja, antes que um problema de fato ocorra em seu veículo, você já realizou os reparos. Isso evita que problemas maiores ocorram e conservam ainda mais o automóvel.

Os principais procedimentos de manutenção preventiva do veículo são a troca de pneus, de óleo e filtro de ar, assim como procedimentos que envolvem o alinhamento e balanceamento do veículo, assim como a higienização do ar.

Além desses procedimentos de manutenção mais comuns, existem outros que apresentam maior complexidade. Um exemplo é realizar a troca do retentor volante gol G5 ou de outro modelo de carro.

O retentor tem como função impedir vazamentos e furos, na saída do volante. A instalação dessa peça representa um cuidado maior com o veículo assim como o aumento de sua vida útil.

Diante da importância de realizar procedimentos de manutenção, falaremos sobre alguns deles no decorrer desse artigo.

Para que alinhar e balancear o veículo?

Muitas pessoas já ouviram falar que é necessário realizar o alinhamento e balanceamento de seu veículo, no entanto, poucas sabe, a diferença entre o alinhamento e o balanceamento.

Além de não terem ciência da importância de realizar esses dois procedimentos em seus carro. Sendo assim, primeiro vamos falar sobre o alinhamento.

Esse procedimento é realizado para o ajuste angular das rodas. Com isso, as rodas ficam de modo paralelo entre isso.

No caso do balanceamento, o procedimento permitirá que a roda gire sem que ocorram vibrações.

Ambos os procedimentos são fundamentais porque:

  • Evitam o desgaste dos pneus;
  • Aumentam a vida útil das rodas;
  • Promovem a economia de combustível;
  • Evita trepidações em diversas partes do carro;
  • Aumentam o conforto do motorista e passageiros.

Além disso, estar em dia com o alinhamento e balanceamento automotivo também é uma forma de manutenção preventiva veicular.

Essa manutenção, por sua vez, contribui para evitar acidentes e agrega mais segurança aos procedimentos realizados na direção, principalmente em curvas.

No entanto, é preciso saber quando é necessário realizar o alinhamento e balanceamento veicular. A recomendação é que, pelo menos, a cada 10 mil quilômetros, o alinhamento do carro seja realizado.

No caso do balanceamento, é importante que a cada troca de pneu (que, geralmente, ocorre a cada 40 ou 50 mil quilômetros), o procedimento seja realizado.

No entanto, isso deve ser orientado em uma oficina mecânica, que atuem profissionais de sua confiança. Esses números não são uma regra, visto que, em muitas situações as pistas são irregulares e apresentam muitos buracos.

Bater a roda em um buraco pode causar o desalinhamento veicular e consequentemente, o desgaste das rodas. Ainda, em uma oficina mecânica da sua confiança é possível realizar diversos serviços, incluindo, de funilaria.

Serviços de funilaria e polimento

Um dos serviços que pode ser realizado em seu veículo é o de funilaria, que é voltado para chaparia do automóvel.

Com muita especialização e destreza, os profissionais que atuam com funilaria deixam o carro mais bonito e corrigem imperfeições que podem surgir após colisões, como partes do veículo amassado ou arranhões.

Para isso, o uso do martelinho de ouro preço pode ser fundamental para auxiliar nesse processo de desamassar, sem que a peça inteira seja trocada.

Além desse procedimento de tirar mossas e imperfeições que foram visualizadas, é possível pensar também em um polimento veicular.

Com o passar dos anos, a exposição aos fatores externos, como sol e chuva podem ocasionar um desgaste da pintura. Por isso, realizar um polimento geral veicular pode ser uma boa estratégia para dar vida à pintura, além de contribuir para a proteção da mesma.

Existem vários tipos de polimentos, que variam desde a aplicação de cera até a cristalização, com aplicação de resina protetiva. O ideal é ver o melhor modelo de polimento para o seu tipo de veículo.

Alguns cuidados finais

Já falamos sobre a manutenção, porém, muitas pessoas se esquecem de cuidar de sua chave meriva codificada ou a chave automotiva. Existe uma chave original que já vem codificada com o alarme veicular e a chave reserva.

É importante cuidar para que elas apresentem durabilidade, já que são pontos fundamentais para o funcionamento do carro. No caso de perder uma delas, é possível solicitar uma na autorizada de sua cidade ou com um chaveiro especializado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *