Menu fechado

Tecnologias de segurança e desenvolvimento para veículos

O sistema de funcionamento de um veículo, originalmente, falando sobre motores, não sofreu muitas alterações em sua composição bem como a estrutura de desenvolvido para o funcionamento de veículos a motor.

Mas, ainda assim, os processos essenciais de funcionamento de um carro, na década de 1980 sofreram uma grande alteração que representou um avanço tecnológico.

Especificamente no Brasil, no ano de 1989, A Volkswagen trouxe essa evolução tecnológica, que substituiu os carburadores no veículo Gol GTI, primeiro carro com injeção eletrônica, vendido no país.

A Injeção eletronica automotiva é o sistema que controla o ar e o combustível que entram no motor do carro ou qualquer veículo que se utilize desta tecnologia, podendo ser moto, ônibus e entre outros.

Um dos principais motivos para a criação da Injeção eletrônica é a necessidade de apoiar o meio ambiente e, também, otimizar o desenvolvimento do motor durante o funcionamento.

Tipos de injeção eletrônica

Mas, hoje em dia, essa tecnologia já possui desmembramentos cada vez mais evoluídos tecnologicamente e que estão trazendo a evolução para os veículos. Veja alguns tipos de injeção eletronica existentes e seu processo evolutivo:

  • Injeção monoponto;
  • Injeção multiponto;
  • Injeção eletrônica programável;
  • Injeção direta.

A injeção monoponto foi o primeiro tipo de injeção utilizado nos veículos, possuía um canal para alimentar os quatro cilindros. Porém, a distribuição era deficitária. O Sistema não conseguia atender com precisão e rapidez a todas as funções e, logo, foi substituído.

A injeção multiponto é o tipo de injeção que se encontra nos veículos, hoje em dia. com 4 bicos injetores, um para cada cilindro, otimiza os processos de controle de combustível, fazendo com que o consumo do carro seja menor e seu desenvolvimento seja otimizado.

Injeção eletrônica programável é uma verdadeira evolução tecnológica no que se refere a injeção. Esse modelo oferece controle total da injeção no motor do carro e, em alguns casos, promete trabalhar em paralelo com a injeção do seu carro, controlando a ignição. Alguns modelos possuem painel display para acompanhamento.

Esse tipo de injeção conhecida como injeção programavel controla a ignição por distribuição de efeito hall, garantindo assim que a performance do veículo na pista seja otimizado e o controle possa ser feito através do display que acompanha o equipamento.

A Injeção direta é tecnologia de ponta que está disponível somente nos modelos mais caros.

É uma tecnologia muito cara e que consiste na injeção direta na câmara de combustão, chegando a oferecer ao proprietário do veículo o controle de consumo de combustível no automóvel muito avançado além de otimizar o desenvolvimento do veículo.

Dispositivos de segurança

Porém, quando se fala em veículos, nem tudo se refere a otimização e tecnologia de desenvolvimento de motor, velocidade e economia. Também é preciso pensar em segurança. Essa é uma das grandes preocupações de empresas de transporte.

Seja de passageiro ou de carga, o transporte veicular precisa ser feito com segurança. Infelizmente, os índices de acidentes com caminhões de carga são altos e, normalmente, vítimas fatais são resultado desses acidentes.

Alguns motoristas, pressionados pelos prazos apertados para entregas de mercadorias, ou mesmo, no afã de realizar a maior quantidade de entregas possível no menor tempo, para assim conseguir mais trabalho, acabam violando algumas leis.

O excesso de velocidade é uma das maiores violações entre os motoristas de entregas interestaduais. Exceder a velocidade leva muitos motoristas a sofrer acidentes e correm o risco de não sobreviver.

O tacógrafo digital é uma das formas de ajudar a reduzir a violação de regras de trânsito, multas e acidentes grave.

Esse equipamento informa a distância percorrida e a velocidade empregada no decorrer do trajeto. A maioria das empresas transportadoras instala esse dispositivo nos caminhões para monitorar o desenvolvimento de seus motoristas em todo trajeto.

É possível encontrar o tacografo digital disponível para venda, tanto em lojas físicas, especializadas em produtos para carros, quanto em lojas virtuais, incluindo grandes redes de varejo focadas nesse ramo.

A segurança deve ser a prioridade quando se fala em veículos. No trânsito todos são importantes e cada um deve ter o seu direito respeitado.

Evite problemas com as autoridades, cumprindo o seu papel como motorista responsável e respeitador das leis, evitando acidentes e as tão indesejáveis multas de trânsito que trazem bastante prejuízo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *