Menu fechado

Sistemas e serviços para carros e automotores

Um dos grandes avanços tecnológicos que ocorre desde o século passado e que vêm evoluindo cada vez mais, facilitando o transporte das pessoas para qualquer lugar, foi a criação de carros e o desenvolvimento da indústria automotiva.

Esse tipo de indústria é responsável pela invenção e produção dos chamados automotores, como carros, motos, ônibus e caminhões.

A quantidade de veículos circulando nas ruas, estradas, rodovias é cada vez maior e mais necessária. Assim, todo o transporte de produtos, alimentos e equipamentos são feitos por meio dos meios de transporte.

Por este motivo, neste artigo abordaremos os veículos pesados e para transporte de cargas, como os caminhões, sendo estes fundamentais para toda circulação de mercadorias do país.

Habilitações exigidas

Para dirigir qualquer veículo automotor, é necessário tirar a carta de habilitação. Esse processo, que passa por aulas teóricas e práticas e exige uma prova de aptidão para provar que você está preparado, tem o intuito de orientar as pessoas a dirigir esses veículos.

Existem algumas categorias de cartas de habilitação. São elas:

  • Categoria A: veículos com 2 ou 3 rodas;
  • Categoria B: não podem ultrapassar 3500kg;
  • Categoria C: carros que excedem 3500kg;
  • Categoria D: transporte de passageiros com mais de 8 lugares;
  • Categoria E: para transportes acoplados aos veículos, como trailers, reboque e carretos;

Para atingir as categorias de habilitação categoria C ou D, que são exigidas para dirigir veículos de carga como caminhões ou ônibus, é necessário alguns trâmites.

A troca de carteira de B para C exige que você tenha pelo menos um ano de habilitação da categoria e não tenha cometidos faltas graves durante esse período.

A mudança de categoria cnh B para D requer 1 ano de habilitação na categoria C ou 2 anos de habilitação na categoria B, além de não ter tido infrações graves ou gravíssimas durante esse tempo.

Funções e sistema pneumático

Os caminhões são veículos pesados e apresentam diversos tamanhos e diferentes finalidades.

Normalmente, não são utilizados para passeio e sua principal função é o uso por empresas especializadas em transporte de cargas.

Todos os produtos que são levados de um lugar para outro, de cidade em cidade, ou para a distribuição de alimentos, entrega e mudanças de residências, são algumas das utilidades de um caminhão.

Esses são veículos complexos, que precisam de uma série de equipamentos e peças diferenciadas para a sua montagem.

Um dos sistemas cada vez mais utilizado nos caminhões é o pneumático.

Esse sistema se caracteriza pelo uso de ar comprimido nos freios. As grandes distâncias percorridas por esses veículos podem desgastar os freios e causar acidentes.

Esse sistema pneumático garante maior durabilidade e segurança para o freio do caminhão. O ar comprimido é levado até os motores dos freios através de um compressor, sendo bombeado constantemente.

O que sobra de ar dentro desse sistema é jogado para a atmosfera. Essa opção é muito aplicada em diversos trabalhos de maquinários que precisam de um motor para seu funcionamento, principalmente pelo seu baixo custo, já que precisa de um elemento que é bastante abundante, o ar.

Apesar de aumentar a durabilidade, é preciso ficar atento aos reparos que devem ser executados. Caso haja alguma falha no sistema, como a quebra do compressor, é indispensável que se faça o conserto de compressor de ar comprimido, garantindo a segurança dos caminhões e das pessoas.

Como efetuar os reparos dos equipamentos?

Por conta dessa complexidade de peças, encaixes e sistemas na montagem de um caminhão, é comum que haja algumas falhas, desgastes de peças e quebras.

Por isso, existem diversas empresas especializadas no setor automotivo, que são responsáveis por fazer o trabalho de reparo e restauração nos caminhões e em outros veículos automotores.

Nesse contexto, uma oficina mecânica de caminhão é o principal local onde são feitos esses ajustes.

Para uma boa qualidade da oficina, é preciso um amplo espaço, ferramentas de qualidade, peças de substituição, aparelhos de pintura e pessoas qualificadas nesse tipo de serviço, como o mecânico de caminhão. Basicamente, esse profissional é o encarregado de trabalhar nas revisões dos veículos.

Além disso, o interior do veículo contém diversas peças que funcionam à base de eletricidade, portanto, quando há algum problema com essas peças, deve-se procurar uma auto elétrica autoelétricos centro automotivo, sendo essas empresas incumbidas de proporcionar equipamentos elétricos para os caminhões.

Para isso, há fornecimento e ajustes em peças que fazem parte da iluminação, ou ainda chaves de ignição e sensores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *