Menu fechado

Serviços necessários nos mais diversos carros

O mercado de serviços automotivos oferece uma série de opções muito interessantes e úteis para manter o carro funcionando adequadamente e, até mesmo, para obter melhorias. Alguns oferecem custos um pouco mais altos, porém em compensação trazem mais conforto e, até mesmo, economia nos custos de manutenção.

E ainda existem aqueles que deixam mais economia para quem não quer dispor de um investimento financeiro maior.

Existem, inclusive, algumas facilidades oferecidas por um serviço de chaveiro que oferece mais conforto e segurança para você e seu carro, como no caso da chave automotiva codificada.

A manutenção preventiva é a melhor maneira de garantir em funcionamento, pois um automóvel que não conta com suas funções reguladas e possui peças que já estão desgastadas, acaba consumindo mais combustível e acaba perdendo desempenho.

Existem alguns serviços disponíveis para ajudar a manter o carro funcionando da maneira correta, como:

  • manutenção dos freios;
  • manutenção das velas;
  • bateria;
  • alinhamento e balanceamento;
  • filtro de combustível, entre outros;

Manutenção dos freios

No caso dos freios por exemplo, deve haver a troca de fluídos de forma anual, regra que vale tanto para o óleo quanto para o filtro.

É importante que ambos respeitem a data estabelecida pelo fabricante. Outras peças do carro, como as pastilhas, o disco de freio e algumas devem ser intercambiadas, em média, a cada 10 mil km rodados.

A cada 30 mil quilômetros é necessário realizar uma limpeza no sistema, o radiador e reservatório são as peças que precisam ser limpas, esse tipo de manutenção é rápida e fácil, e ainda não exige um grande investimento.

A razão para a substituição do filtro de ar pode chegar a ser, até mesmo, óbvia: esse componente serve como uma proteção que evita que a sujeira do tanque, de alguma forma, seja passada para o motor do carro.

Assim, além de economizar com peças e diminuir os riscos de falhas de funcionamento e até defeitos mais sérios, o que pode até causar acidente, fazendo com que haja a necessidade de solicitar um reboque.

Tarefa que pode ter um pouco complicada dependo do local onde estiver, um jeito fácil de encontrar um, em uma situação de necessidade, é buscar pela localidade, como por exemplo, “ Guincho Zona Norte ”. Esses cuidados também ajudam a economizar ainda mais na hora de fazer o abastecimento.

Velas

As velas são componentes muito importantes para o motor em bom funcionamento. Não é necessário perceber que existe algum tipo de falha para buscar o serviço de troca, pois elas podem apresentar alguns danos, ainda que mantenha um funcionamento que, de forma aparente, esteja normal.

A substituição das velas deve ser executada exatamente na data estabelecida pelo fabricante e que pode variar entre 15 mil a 100 mil quilômetros, conforme a marca.

Bateria

Poucas pessoas sabem a importância da bateria automotiva no funcionamento do carro ou moto, as baterias são uma peça que não apenas possuem grande importância, mas devem também ser consideradas como o equipamento principal para que o veículo funcione de maneira correta, porque afinal, tudo depende dela.

As baterias são feitas com componentes derivados do chumbo. Dentro existem placas com cargas positivas e negativas que ficam mergulhadas numa solução de ácido sulfúrico diluído em água deionizada ou destilada.

Todas as baterias têm características específicas sobre sua capacidade nominal e de pico, para que seja possível comparar e escolher a bateria adequada às necessidades do veículo.

A capacidade nominal é a carga que a bateria consegue suportar e é medida em amperes, normalmente vem especificada na própria etiqueta de fornecimento.

Já a de pico é a capacidade de carga máxima que a bateria consegue fornecer em um menor período de tempo. Isto significa que a bateria tem a capacidade de fornecer um determinado número de amperes em determinado período de tempo e depois consegue voltar à sua capacidade nominal.

Essa é uma medida muito importante para quem precisa de uma performance muito potente, aumentando toda a capacidade de pico da bateria.

O fluido da bateria é consumido conforme o consumo de sua carga. Algumas consomem mais que outras e precisam ser verificadas com mais frequência. No caso do nível de fluído ficar muito mais baixo do que deveria, a ponto de expor as placas de chumbo, poderá acarretar um dano permanente na bateria.

Entretanto, ao longo do tempo é necessário efetuar o carregamento da bateria para que ela continue funcionando bem, para isso, necessário apenas conseguir um carregador de bateria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *