Menu fechado

Conheça alguns serviços importantes para o seu carro

Os proprietários de veículos sabem da importância de manter o automotivo com a manutenção em dia para obter dele o melhor funcionamento.

Além disso, existem alguns serviços que pode trazer maior conforto e segurança para o carro, além de melhorar seu desempenho. Conheça:

Manutenção

O cuidado do carro como um todo é uma responsabilidade e um requisito para que ele apresente o desempenho adequado.

De todos os itens do carro, aquele que demanda mais atenção é o motor.

Manutenção de motores automotivos é um item que requer bastante atenção e dever atentar a diversos componentes do motor.

Um dos cuidados essenciais é a troca do óleo que pode ser feita em casa mesmo ou em postos de gasolina.

Para outros serviços de manutenção, é indicada a consulta com um profissional, que poderá avaliar corretamente os itens que precisam de calibragem, troca ou outro tipo de reparo.

As mangueiras de combustível também devem ser checadas com frequência. A duração desses equipamentos é de cinco anos, e conservá-los por mais tempo que isso pode gerar fissuras no material, causando problemas.

Uma boa oficina mecânica terá profissionais capazes de identificar se está na hora de efetuar a troca do material.

As velas do motor também têm tempo de validade. A regularidade recomendada para troca é a cada 10.000 mil quilômetros rodados.

Para obter melhor desempenho do motor, é possível substituir a vela comum por versões como a de platina, por exemplo.

O radiador é outro item essencial para o bom funcionamento do veículo. A quantidade de água deve estar de acordo com a proporção do aditivo, conforme a indicação do fabricante.

A temperatura do motor também deve ser checada com frequência. O motor não pode operar nem abaixo, nem acima da temperatura ideal.

Os filtros de óleo, ar e combustível devem ser trocados uma vez por ano. Existem opções laváveis no mercado, mas sua eficiência não é garantida. O ideal é usar filtros novos a cada troca.

Além desses cuidados básicos com o motor, existem opções capazes de deixar o seu carro mais protegido fazendo, por exemplo, uma Blindagem veicular.

Blindagem

O processo de blindagem de um veículo inclui sua completa desmontagem, por essa razão já é de se imaginar que o seu custo não é barato.

Os forros de portas, teto e bancos são retirados a fim de que recebam proteção balística.

Depois da aplicação, o veículo é inteiramente remontado com a máxima cautela, tudo colocado exatamente no local de onde saiu.

Carros maiores e mais sofisticados, naturalmente, terão valor ainda mais elevado, por conta da maior quantidade de material necessária, além de ser necessário ainda mais cuidados na desmontagem e remontagem.

A blindagem é dividida em níveis de acordo com a proteção conferida ao veículo. Os níveis são: I, II A, II e III A.

Esses níveis são adotados da classificação americana de resistência a determinados tipos de projéteis. O nível I é o que confere menor proteção e o III A o que confere mais.

Um quesito a ser considerado antes de fazer o serviço é que o carro blindado demandará mais manutenção, que deverá ser feita, inclusive pela própria empresa responsável pela blindagem.

O consumo de combustível também pode aumentar.

O serviço de blindagem deve ser avaliado com cuidado para não ser empregado em veículos que não suportem bem a técnica empregada e acabem sendo mais prejuízo que investimento.

Vistoria cautelar

Esse é um serviço essencial para quem vai adquirir um veículo usado.

Sendo importante pois faz uma checagem geral do carro, tanto no seu funcionamento quanto nos documentos, apresentando ao final um Laudo Cautelar Veicular com os resultados obtidos.

Na avaliação física do veículo são checados itens como:

  • Chassi;

  • Pintura;

  • Motor;

  • Pneus;

  • Vidros.

O profissional responsável pela checagem dos itens também tem a capacidade de avaliar se o carro já foi batido, se sofreu recall ou alguma alteração de qualquer tipo.

A vistoria cautelar se diferencia da vistoria veicular tradicional no sentido que esta última é uma exigência dos órgãos de trânsito e a primeira tem por objetivo avaliar as reais condições do veículo, bem como a sua procedência.

O laudo cautelar fornecido por esta última é capaz de atestar a idoneidade do veículo bem como de suas peças, evitando que o comprador seja vítima de fraudes.

Os donos de carros devem estar atentos aos serviços disponíveis no mercado seja para fazer a manutenção regular de seu carro.

Para protegê-lo, caso haja essa necessidade, e até mesmo quando for fazer a aquisição de um seminovo, que podem facilitar a sua vida de motorista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *