Menu fechado

Será que preciso de um reboque?

reboque

Ter um carro ou uma moto requer inúmeros cuidados, muitos deles relacionados à estrutura. E é importante lembrar que, muitas vezes, os donos se preocupam demais com a estética e esquecem de cuidar da mecânica do carro, ocasionando a parada dos veículos, sendo necessário o serviço de reboque.

Em alguns casos o reboque é feito por não cumprirem regras burocráticas, como o primeiro emplacamento pcd, que gera multa, podendo ter o carro recolhido.

Muito dos reboques efetuados ocorrem nas estradas, isso porque em grande parte, os carros e motos apresentam um bom desempenho dentro da cidade, devido ao fato de que rodar curtas distâncias em velocidades mais baixas não exige tanto do veículo, quanto uma viagem.

Assim, quando o carro ou moto vai para a estrada, fica nítido então qual pode ser o problema que o motorista precisará enfrentar.

Aqui vamos apresentar alguns problemas que carros e motos podem enfrentar, ocasionando o reboque de moto e carro.

Problemas que podem ocasionar reboques

Existem alguns problemas que podem ocasionar o reboque. Claramente, um problema com ar condicionado não causará reboque, isso porque não impede o carro de continuar, é apenas necessário fazer uma limpeza de ar condicionado.

Todos os problemas que podem acontecer para que seja necessário o reboque dizem respeito a quando há o impedimento de circulação do veículo. Nisso, temos como os principais problemas:

1. Superaquecimento

O superaquecimento é um dos maiores problemas que podem acometer um carro, mas que dificilmente acontece com as motos.

O conserto desse superaquecimento é bem complexo e pode exigir um grande investimento por parte do proprietário do veículo. Esse problema pode causar o travamento do motor.

A temperatura média de um carro é de cerca de 92º C e quando este número é ultrapassado, o sistema de arrefecimento, responsável pela distribuição de água, é ativado, amenizando o calor por meio do radiador. No entanto, quando essa circulação de água não acontece, o motor superaquece e para.

Há alguns jeitos de evitar o problema:

  • Observar o ponteiro que marca a temperatura;
  • Completar sempre o nível de água do motor;
  • Atentar-se às mangueiras internas;
  • Levar o carro sempre para verificação na oficina.

2. Pneus furados

Um carro tem diversos acessórios para sua segurança, como o kit airbag, mas também existem outros acessórios que são indispensáveis, como é o caso dos pneus. Sem eles, os carros não conseguem se locomover.

Durante uma viagem de carro é comum ver carros parados por conta de pneus furados. Isso acontece porque muitos motoristas não se atentam ao estado dos pneus ou mesmo a buracos/objetos na pista.

Caso o motorista esteja com um estepe ruim, será necessário o reboque. Já no caso das motos, o reboque é sempre utilizado, uma vez que não dispõe de estepe. Para evitar os pneus furados é possível fazer:

  • Observações se o pneu está careca, com bolhas e desgastes irregulares, fazendo assim a troca;
  • Não trafegar nas extremidades das pistas, pois pode ter acumulação de pregos, pedaços de vidros e parafusos;
  • Diminuir sempre a velocidade em pistas mal conservadas e esburacadas;
  • Sempre ter em dia a calibragem dos pneus e dos estepes.

Outros problemas que resultam no reboque

Existem outros problemas que podem ocasionar o reboque para carros, como:

1. Pane elétrica

A pane elétrica requer um cuidado bem especial, pois a parte elétrica tem contato direto com a bomba de combustível e também com o alternador. Assim, caso ocorra uma pane elétrica o carro pode não funcionar.

Os cuidados para evitar penes elétricas consistem em verificar :

  • Se há dificuldades para ligar o carro;
  • Se há diminuição das luzes ao dar partida;
  • Se não há vazamento de ácido;
  • Se a correia do alternador não está desfiando ou esbranquiçada.

2. Falta de revisão

Outro problema que pode ocorrer é a falta de revisão, isso pode causar mais problemas que o normal. Afinal, quem faz revisão, previne o carro com problemas.

Alguns motoristas acreditam que por ter levado o carro ou moto no mecânico, resolvendo um problema isolado, o veículo fica em perfeito estado. Uma revisão é importante para cuidar te todos os setores importantes.

Assim, vemos que existem vários problemas que podem ocasionar o reboque, por isso é de suma importância a revisão e o cuidado mecânico dos automóveis e motocicletas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *