Menu fechado

Sensores e som para carros

Os carros são objetos duráveis que são muito desejados pelas pessoas e não é à toa, ele permite que o deslocamento entre um ponto e outro seja possível em uma menor quantidade de tempo.

Dessa forma, um carro é muito mais que um objeto de desejo, tem também uma grande utilidade, pois permite que processos cotidianos sejam mais rápidos.

Por ser um objeto muito desejado, os carros possuem equipamentos que ajudam no dia a dia, e também que trazem conforto e certa personalidade ao dono do carro – que pode ter adquirido o automóvel por meio de um laudo para transferência de veiculo.

Podemos citar como os equipamentos: os sensores, sendo esses que já podem vir de fábrica, e também os equipamentos de som automotivo, que de tanto ser pensado, há competições de sistemas de som automotivo ao redor do país.

Conforme a tecnologia anda, as tecnologias automotivas também vão aumentando, permitindo que os carros sejam mais rápidos, e eficientes em diversos procedimentos.

Nesse texto falaremos dos sensores presentes nos carros, por exemplo, o sensor de estacionamento dianteiro, e como escolher o melhor tipo de som para carros.

Os sensores automotivos

Os sensores nada mais são do que um tipo de dispositivo que se move de forma automática e eletronicamente, e possui a capacidade de ajudar a transformar pequenas sinais em informação para o motorista, permitindo que a condução seja mais tranquila, e também ajuda na identificação de problemas que podem ocorrer durante o uso.

Para cada demanda do carro existe um tipo de sensor, dessa forma, os dados são processados e assim são comparados a diversos padrões, gerando então pequenos avisos, tanto sonoros com visuais, no painel.

Um dos mais simples sensores são os de estacionamento. Os sensores são instalados perto do para choque, e então fazem a emissão de ondas que são jogadas nos objetos próximos, e depois retornam ao radar.

Quanto mais perto o carro está do obstáculo, as ondas retornam mais rápidas, avisando o motorista para ter cuidado. E quanto mais longe do obstáculos, as ondas demoram para chegar ao motorista, informando a ele que está longe do obstáculo.

Tipos de sensores

Existem muitos tipos de sensores que podemos citar, como:

  • Sensor de motor: que indica problemas do motor;
  • Sensor de ponto cego: fica nos retrovisores externos e funciona como os de estacionamento;
  • Sensor de pedestres: avisa o motorista da aproximação de pedestres;
  • Sensor de obstáculos: mesmo funcionamento do de estacionamento.

Escolhem o som automotivo

O som de carro é algo bastante querido, principalmente para aquelas pessoas que amam as duas coisas, carros e uma boa música. Assim, ter um equipamento de som de qualidade é imprescindível para dirigir com prazer.

Há dois tipos de modelos de som para carro que é aqueles que já vem com o carro, ou seja, o som automotivo interno, e aquele que você ajuda a montar, para que tudo esteja conforme a sua preferência, desde a leitura dos CD’s, até mesmo a qualidade das marcas que serão instaladas.

Um dos elementos mais importantes dentro de um sistema de som para carros é o tipo de alto falante que será utilizado.

Afinal, são muitos modelos e muitas vezes as pessoas acabam escolhendo um equipamento que não corresponde ao modelo do veículo, não garantindo assim uma boa saída de áudio, prejudicando a qualidade do som.

Tipos de alto falantes

O alto falante nada mais é que um tipo de transdutor, e tem como objetivo principal transformar um impulso elétrico em ondas sonoras. É quase sempre sua modelação em cone, diafragma, cesta, suspensão e em alguns casos tripé.

Assim, existem alguns tipo de alto falantes que podemos citar:

Woofer

São alto falantes potentes, e produzem sons graves, médios graves e também um pouco dos médios. São indicados para músicas com bastante percussão, baixo e piano, por conta de passar com qualidade esses tipos de sons.

Mid-range

Cobre frequências consideradas médias de som e reproduz todos os equipamentos musicais e voz humanos. Ficam nas portas dos carros.

Tweeter

É um tipo de alto falante mais voltado para sons agudos. É voltada para os ouvidos dos ocupantes do veículo, ajuda na distribuição de som do ambiente.

Assim, vimos que os sensores e os sons automotivos são importantes peças para que o veículo tenha segurança, comodidade e também seja possível curtir um bom som.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *