Menu fechado

Segurança e peças nos meios de transporte

Caminhões são veículos pesados, que conduzem muitas cargas, valiosas ou não, sob grandes estruturas metálicas que precisam estar firmes e em segurança para que não ocorram acidentes de todo o tipo, colocando a vida do motorista que conduz o caminhão e outras pessoas que estejam na pista, em perigo.

Caminhões são tão importantes para economia nacional, que são os veículos mais utilizados para transporte de cargas do país. Um caminhão transporta todo o tipo de carga. Pode ser utilizado para transportar:

  • Comida;
  • Carga viva;
  • Materiais diversos para a engenharia civil;
  • Lixo;
  • Material reciclado;
  • Móveis para mudança;
  • Materiais inflamáveis;
  • Entre outros.

É de suma importância que os materiais que estão sendo transportados, estejam seguros nas caçambas dos caminhões. Um equipamento primordial para a segurança da carga transportada é a cinta de amarração de carga.

Essa cinta é recomendada para transporte de cargas, motocicletas, barcos de pequeno porte, cilindros de gases e equipamentos em geral. Sua estrutura é de poliéster e conta com uma alta capacidade de carga.

Vantagens da cinta de poliéster

Cintas são primordiais para manter a segurança da carga que está sendo transportada, independentemente de ser valiosa ou não. É uma questão de segurança.

Um caminhão que capota na pista, pode levar outros motoristas a se acidentarem além do risco de vítimas fatais. Esse modelo de poliéster possui várias vantagens, entre elas:

  • Fácil utilização;
  • Não danifica a carga;
  • Absorve choques;
  • Leve e portátil.

Outro material muito importante para a segurança de cargas em caminhões é a corrente. Normalmente, esse dispositivo de segurança é utilizado em caminhões com caçambas de madeira, um modelo mais antigo. Esse tipo de caçamba geralmente é utilizado para transportar bebidas em engradados.

Com sua abertura na lateral e com abertura traseira, os dispositivos utilizados para manter fechado esse tipo de carroceria é muito simples.

São correntes presas a pinos e travam as carrocerias no momento do fechamento, sendo encaixadas em pequenos orifícios presos à estrutura da carroceria.

Outros dispositivos veiculares

Outros equipamentos, embora pequenos, que também são muito importantes para a segurança de veículos, são os retentores. Possuindo os mais variados tipos e modelos, os retentores são utilizados em veículos, principalmente para controle de fluidos, sejam motos ou carros.

São acoplados a outros dispositivos, para controle de lubrificação e evitar vazamentos.

Na internet existem muitos sites de distribuidora de retentores. É possível entrar em contato e solicitar um orçamento, ou realizar a compra do produto pela própria internet.

No entanto, é bom contar com a assessoria de um consultor ou técnico da loja para adquirir o modelo correto, de acordo com seu veículo. Pois há outro modelos de retentores, principalmente para motos, que apresentam funcionalidades diferenciadas.

Um dispositivo importante, que foi desenvolvido para a auxiliar nos trabalhos de veículos de carga pesada, é o olhal de suspensão. Esse dispositivo é utilizado principalmente em tratores que precisam realizar trabalhos de suspensão de algum tipo; normalmente cargas pesadas.

São peças indispensáveis no processo de movimentação de cargas com equipamentos pesados, como: motores, painéis e quadros de força, e devem ser aplicados de acordo com as atividades relacionadas.

Pequenas peças também desenvolvem trabalhos primordiais para o bom andamento das indústrias, sejam elas de quais tipos forem.

Porcas, parafuso, arruelas, pregos, modelos variados de retentores na indústria veicular, todos, apesar de pequenos, possuem funcionalidades importantíssimas relacionadas ou não a segurança.

Parafusos tem formato diferentes que são utilizados em materiais distintos e, dependendo de sua capacidade, são capazes de suportar grandes cargas. Retentores veiculares controlam movimentação de fluxos e evitam vazamento de óleo na pista, que podem provocar acidentes terríveis.

Pequenas peças aliadas a outros componentes, desenvolvem grandes máquinas tecnológicas que executam serviços primordiais em todos os setores da economia, como é o caso da catraca. Seja na engenharia civil, indústria veicular, agricultura, ramos de alimentação ou naval.

Todas que trabalham constantemente para o desenvolvimento econômico e social do país, apresentando todos os dias, resultados que afetam diretamente a vida da população.

Essas pequenas peças também fazem parte de nossa rotina, desempenhando papéis importantes, ou que às vezes parecem pouco, mas são importantes para nós, como manter fixo na parede de uma casa um quadro ou um retrato importante.

Toda a vida que construímos é composta por pequenas coisas importantes, basta prestar a atenção para encontrá-las a todo o momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *