Menu fechado

Saiba mais sobre o funcionamento do seu veículo e obtenha dicas para segurança

Muitos brasileiros possuem pelo menos um veículo na garagem, mas será que todos eles conhecem o seu automóvel de verdade?

Existem diversas peças e acessorios para carros que não podem passar despercebidos quando o assunto é manutenção veicular e se o condutor ou proprietário do carro tem conhecimento sobre o tema, será muito mais fácil verificar a qualidade dos serviços prestados, não é mesmo?

Por isso, é fundamental estar por dentro do mundo dos automóveis. Além de ser um universo amplo e extremamente interessante, vai ajudar a lidar com falhas imprevisíveis, por exemplo, e pode fazer toda a diferença também durante a condução nas vias públicas, possibilitando mais harmonia e responsabilidade no trânsito.

No artigo que você confere a seguir, reunimos uma série de dicas e informações sobre alguns dos itens mais recorrentes na procura dos consumidores atuais do segmento automobilístico. Além disso, saiba como garantir muito mais proteção e segurança no seu cotidiano como motorista.

Peças mais importantes

Ao adentrar uma loja automotiva é possível encontrar uma enorme variedade de peças e acessórios que podem ser utilizados nos mais diversos contextos de acordo com as demandas do seu veículo e levando em conta também aspectos importantes como o modelo e a fabricante.

Nesse contexto, quanto mais um condutor conhece o automóvel que está dirigindo, menores são as chances de acidentes e situações desagradáveis.

Afinal, quem gosta de ficar à beira da estrada por horas enquanto espera o guincho chegar e descobre, por meio de um profissional especialista, que se tratava de um problema muito mais simples e fácil de resolver do que parecia? Vale lembrar, porém, que a opinião técnica de um mecânico experiente é o mais indicado em qualquer caso.

Para que você saiba um pouco mais sobre o seu veículo, vale a pena conhecer alguns de seus componentes, o que pode fazer toda a diferença em um momento de desespero ou até mesmo na hora de aprimorar o automóvel. Entre as peças mais conhecidas nesse contexto, podemos chamar a atenção para algumas, tais como:

  • Velas de ignição;
  • Filtro de óleo;
  • Pistão;
  • Caixa de câmbio;
  • Suspensão.

Usando os acessórios

Já quando estamos falando dos acessorios para carros, é fundamental entender que eles existem para otimizar a experiência do condutor e jamais para atrapalhá-lo enquanto ele estiver na direção.

Por isso, é sempre importante avaliar com responsabilidade os acessórios que serão instalados em seu carro, evitando que eles causem distrações a você e incômodo os demais condutores que estão nas vias públicas e nas estradas.

Além disso, é necessário investir também em acessórios de qualidade, que disponham de certificados de segurança e que sejam fornecidos por fabricantes com boa reputação no mercado. Tudo isso garantirá muito mais proteção a você e influenciará de forma positiva o desempenho do seu automóvel.

Da instalação de uma antena automotiva digital até a renovação do estofado, todos os procedimentos devem ser feitos por especialistas, o que vai assegurar mais durabilidade.

Afinal, é importante que todo condutor reconheça a relevância de uma assistência especializada nesse sentido, evitando problemas e transtornos futuros que podem até mesmo colocar sua vida em jogo.

Mais segurança

Um das sugestões mais recorrentes quando o condutor tem dúvidas de como tornar o seu automóvel mais seguro e protegido contra furtos é a utilização da Chave codificada Fiat, que possui um módulo de comando específico instalado no veículo e que só pode ser acionado pelo transponder ou pelo chip da chave, dando a partida por meio da injeção eletrônica.

Por isso, ao perder a chave codificada, é necessária a fabricação de outra caso o proprietário tenha perdido a reserva entregue pela fabricante no ato da compra do automóvel. Ao mesmo tempo, isso significa que, assim como você não poderá acessar o interior do carro caso não possua a chave, outras pessoas também não poderão.

Cronotacógrafo

Já o certificado de tacógrafo é uma outra forma de conhecer o seu veículo com mais intimidade, pois ele emite dados sobre de modo simultâneo e inalterável sobre as distâncias e as velocidades do veículo em questão, de modo que essas informações podem até mesmo ser utilizadas em procedimentos judiciais em caso de acidentes ou de denúncias de má condução.

O ideal é sempre manter a manutenção veicular em dia para garantir o pleno funcionamento de todos os seu componentes e possibilitar uma condução muito mais eficiente, tranquila e segura para todos. E as dicas apresentadas aqui são uma boa maneira de começar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *