Menu fechado

Saiba mais sobre manutenções e cuidados com o veículo

veículo

Sabemos que os automóveis são compostos de muitas peças como escapamento esportivo uno, transmissão, pneus, freios e muito mais e que todas elas convergem para um sentido, fazer com que o carro funcione da melhor maneira possível.

Entretanto, na utilização contínua do veículo seja para trabalhar, para viajar, para passear, as peças vão se desgastando, e se não houver uma forma de acompanhar e consertar, pode acontecer acidentes e até mesmo te deixar em uma situação bem ruim.

Por isso, que serviços como:

  • Alinhamento 3D;
  • Troca de fluido de freio;
  • Revisão do motor;
  • Calibragem de pneus.

Além de garantir o bom funcionamento das máquinas, trazem benefícios como maior segurança e conforto.

Esses cuidados podem ser tanto os cotidianos e simples, como sempre que possível estacionar em garagens cobertas, como cuidados mais profundos e que devem ser feitos em oficinas.

Como as manutenções preventivas, que são as mais recomendadas, as corretivas e serviços de proteção estética automotiva como a vitrificação automotiva que permite que o carro tenha mais brilho e mais proteção.

Neste breve artigo, abordaremos os tipos de manutenções automotivas, os itens que são verificados nas revisões e a importância de todo esse processo de cuidado com os veículos.

Os tipos de manutenção automotiva

Os cuidados com os carros também podem ser chamados de manutenções. E quando falamos em tipos, temos dois principais no quesito automóvel. A manutenção corretiva e a preventiva.

1. Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é aquela que ocorre quando há uma falha inesperada. Nem sempre esse tipo de manutenção é de emergência, ou seja, ocorre muitas vezes quando o problema já apareceu.

São muitas as formas de manutenção corretiva, desde aquelas costumasses como o pneu furado, até aquelas que não se esperam, como o câmbio travando, entre muitos outros aspectos.

2. Manutenção preventiva

Já a manutenção preventiva é aquela que é feita de forma rotineira, ou seja, de forma programada. Assim, todos os itens do carro são vistos, os freios para veículos, pneus, motores, câmbios, entre outros aspectos.

Muitas pessoas consideram a manutenção preventiva um gasto “desnecessário”, porém, isto não condiz com a realidade, já que ao evitar a quebra de um equipamento ou fazer a troca de uma peça que já está desgastada, está se garantindo a segurança do veículo.

A manutenção preventiva além de estar de modo mais profundo referente a mecânica, também podemos falar na estética. O retoque pintura automotiva é um jeito de deixar o carro sempre bonito e agradável, além de protegido.

Itens importantes para a revisão automotiva

Na revisão automotiva ou manutenção preventiva, todos os itens do carro são verificados, calibrados, ajustados e se for preciso, trocados por novos.

Abaixo falaremos sobre alguns itens que são muito importantes e que muitas vezes são os que mais gastam tempo da manutenção.

1. Motor

O motor é a principal responsável por fazer com que o carro ande, afinal, por meio da combustão ocorrida nele, a energia é transferida para a transmissão que movimenta os pneus.

Assim, a revisão e atenção nele é fundamental. Checagem de fluidos, líquidos de arrefecimento e óleo do motor são fundamentais para que o motor seja seguro.

2. Freios

Os freios são peças do veículo muito importantes, pois eles que comandam a parada do carro de forma segura, evitando acidentes, colisões e outras situações.

Deste modo, é importante mantê-los sempre conservados. Os pontos que são vistos na revisão são o disco de freio, as pastilhas, o freio de mão, o óleo do freio e a luz de freio na traseira.

3. Transmissão

A transmissão é uma das partes mais importantes do veículo, pois é o que controla e emissão de energia vinda do motor para as rodas e outros elementos do carro.

Os componentes que compõe a transmissão devem ser revisados com atenção máxima e são eles: embreagem, caixa de câmbio, diferencial e semieixo.

4. Sistema elétrico

O sistema elétrico é importante para que o carro funcione também e por isso que precisa de atenção. Assim, se verifica bateria e alternador, além de todos os componentes elétricos.

5. Pneus

A vida útil dos pneus é essencial para que não se tenha problemas com direção, e para garantir a adesão do carro a solo de forma única e agradável.

Entendemos que os serviços como martelinho de ouro preço, troca de pneus e outras peças são fundamentais para a segurança de todos os condutores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *