Menu fechado

Saiba mais sobre equipamentos para motos

As motos são veículos muito populares e tem algumas vantagens em relação a carros, como o baixo investimento para sua aquisição. Além disso, elas podem ser muito úteis para realização de serviços diversos como entregas dos mais diversos tipos. Conheça mais sobre motos e seus usos:

Moto x Carro

Quando alguém vai adquirir um veículo novo, um dos embates que podem surgir é se é melhor adquirir um carro ou moto. Há alguns pontos de divergência entre os dois tipos, que devem ser considerados antes da decisão:

  • Segurança;

  • Investimento;

  • Consumo;

  • Praticidade;

  • Estilo de vida.

Uma grande questão no momento da decisão é a segurança, pois o veículo tem toda uma estrutura que protege o motorista. Com a moto, a única proteção está no capacete.

Mas esse fator não precisa ser algo negativo, pois com isso, o motorista pode se tornar muito mais cuidadoso e o mesmo vale para a falsa sensação de segurança que o carro oferece, fazendo com que o motorista se sinta mais seguro em ser imprudente, pois a estrutura do carro o protege.

Quanto ao investimento, o custo de uma moto é muito menor do que o do carro, o que pode ser uma oportunidade de usar os recursos que seriam investidos em um carro em algum equipamento para fazer da moto um instrumento de trabalho.

A adoção de uma carrocinha de moto para botijão de gás pode ser uma excelente oportunidade de iniciar um negócio de entregas local. Além do gás, o fornecimento de água mineral também pode um ótima ideia.

No quesito consumo, as motos também levam vantagem sobre os carros. Enquanto um carro é capaz de rodar 10 km com um litro de gasolina, a moto é capaz de fazer até 50 km, a depender do modelo.

Isso pode ser uma vantagem para quem vai adotar o uso de um equipamento de reboque para transporte de cargas, pois a economia de gasolina é vantajosa e permite um volume maior de viagens.

A praticidade oferecida pela moto também é outro fator. Até o estacionamento de motos é mais fácil e acessível financeiramente. A escolha também passa, é claro, pelo estilo de vida do motorista.

Uma pessoa solteira ou um casal podem tranquilamente adotar a moto como meio de locomoção. Já um casal como filhos, deve optar, obviamente, pelo carro.

Bateria da moto

Assim como nos carros, a bateria de moto é um dos itens essenciais para o seu bom funcionamento. A média de duração deste equipamento é de aproximadamente três anos para os modelos selados, que não demandam manutenção.

Nas baterias de motos mais antigas, esse tempo cai para pouco mais de um ano. Existem algumas atitudes que podem ajudar na durabilidade da bateria como não deixá-la muito tempo parada.

As motos com equipamentos como alarmes e rastreadores tem consumo elevado de bateria, o que pode descarregar o equipamento. Caso isso aconteça, o ideal é fazer a recarga com um carregador de bateria com a voltagem adequada.

Outra dica útil é usar um pedaço de madeira para apoiar a moto que fica muito tempo parada. O uso do apoiador de metal cria uma espécie de corrente que dissipa a bateria rapidamente. O uso da madeira isola essa corrente, fazendo com que não haja gasto desnecessário.

Caso você não tenha um carregador de bateria à disposição para casos de emergência e queira evitar ficar sem bateria, outra opção é desconectar os cabos do equipamento.

Durante o inverno, os cuidados com a bateria precisam ser redobrados, pois o motor exige mais do aparato, pois com as temperaturas mais baixas o óleo fica mais encorpado.

No geral, é recomendado que baterias com algum tempo de uso sejam examinadas por um profissional com alguma frequência. Essa recomendação é ainda mais importante no período que antecede uma viagem mais longa.

Dependendo da avaliação, talvez possa ser preciso até mesmo adquirir uma bateria 60 amperes nova para evitar problemas desnecessários.

As motos são veículos extremamente úteis para diversas situações, seja para uma locomoção mais rápida em grandes cidades até a possibilidade de usar o veículo como fonte de renda, já que como a simples instalação de um acessório como as carretinhas é possível montar um serviço eficiente de entregas, gerando renda de forma rápida.

Com os cuidados necessários, o investimento em uma moto pode ser muito vantajoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *