Menu fechado

Saiba mais cassação e suspensão da CNH

cnh

No Brasil, a legislação permite que a partir dos 18 anos de idade a pessoa consiga retirar sua carteira nacional de habilitação. Com ela, o motorista está apto para dirigir em algum tipo de categoria, por exemplo, direção de motos, carros ou até mesmo de caminhão.

Mas, ao retirar a habilitação pela primeira vez, o motorista recebe uma carteira de habilitação provisória, sendo necessário após 1 ano, solicitar sua definitiva.

Durante o período de 1 ano, o condutor não deve ter infrações médias ou graves nem se envolver em acidentes de trânsito, porque com isso, ele não consegue solicitar a carteira definitiva.

Mas, para as pessoas que já passaram por esse processo e estão com suas carteiras definitivas, existe o trâmite conhecido como renovação CNH.

Se tem duvidas sobre esse assunto, passou por cassação ou suspensão da CNH, não deixe de conferir as informações nesse artigo.

Renovação da CHN: o que é e como fazer?

A cada 5 anos, os motoristas precisam renovar sua Carteira de Habilitação. Nesse processo de renovação, é paga uma taxa ao Detran (Departamento Nacional de Trânsito), além da taxa do exame de vista, feito com um oftalmologista.

Após o vencimento, o motorista tem até 30 dias para acionar sua renovação e transitar com a CNH vencida, sem ser penalizado ou multado. Mas, é de extrema importância oficializar os documentos para estar de acordo com a lei.

Geralmente, uma carta do Detran chega a casa do motorista, informando sobre seu vencimento e qual o processo correto, prazos e valores.

Uma dica é olhar no próprio documento de habilitação, pois o motorista encontra o dia do vencimento.

Casos de suspensão e cassação da habilitação

Em alguns casos a CNH pode ser cassada ou suspensa. A suspensão ocorre quando o motorista ultrapassa os 21 pontos estabelecidos pelo código de trânsito.

Esses pontos são acumulados quando o motorista é multado e comete uma infração. Ou seja, na suspensão significa que o motorista cometeu delitos variados que o levaram a ter sua CNH suspensa.

O motorista pode chegar a ficar 1 ano sem poder dirigir, além de precisar fazer um curso de reciclagem, com conhecimentos teóricos em uma autoescola.

No caso da cassação, o indivíduo é reincidente em uma suspensão, em menos de 12 meses. Ou seja, ele cometeu novamente os delitos. Nesse caso, o tempo sem direção pode chegar até 2 anos, além de multas.

Em relação a CNH suspensa por IPVA atrasado surgiram alguns boatos sobre a temática, mas os dados verdadeiros estabelecidos em lei é que o não pagamento do IPVA, que é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

Pode ser considerada uma infração gravíssima, que traz 7 pontos na CNH, além da cobrança de multa em valores monetários. Se fiscalizado, o motorista pode ter o seu veículo recolhido até que o IPVA seja pago. Mas, a CNH não é retida ou suspensa.

Ainda sobre a regulamentação, só que nesse caso da regularização de CNH Cassada por dívida, cai na mesma questão da CNH e do IPVA. Não basta ter uma dívida para sua CNH ser cassada ou retida.

Essa retenção pode ocorrer se o devedor estiver escondendo um patrimônio e tentar evitar o pagamento mesmo assim. Com isso, somente um juiz poderá autorizar medidas para o pagamento.

Dicas de cuidados estéticos com o veículo

Vimos que as documentações exigidas pelo Departamento Nacional de Trânsito são de extrema importância para o motorista que deseja dirigir corretamente.

Por meio dessa documentação de forma regularizada, é possível evitar multas e problemas com o policiamento local.

Mas, além dos cuidados com a documentação, o veículo também precisa estar apresentável, e por isso, existe a lavagem a seco de estofados. Limpar o veículo tanto por dentro como por fora, traz vários benefícios, como:

  • Deixá-lo mais bonito;
  • Trazer higienização para ele;
  • Proporcionar maior conforto e bem-estar;
  • Retirar impurezas.

Na lavagem a seca, diversas impurezas como ácaros e bactérias, além de manchas, podem ser removidos do banco do automóvel, trazendo um ar diferenciado.

Por isso, se você deseja higienizar seu veículo e agregar mais qualidade ao mesmo, invista nesse tipo de lavagem.

A higienização de estofados automotivos pode ser feita por empresas especializadas no trato com automóveis, que além de realizar a higienização ainda conseguem fazer uma revisão de pontos importantes no veículo, como verificação do óleo, pneus, nível da água, dentre outros aspectos importantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *