Menu fechado

Saiba como ter uma CNH regularizada para um trânsito seguro

CNH

Os automóveis foram desenvolvidos com o propósito de tornar o ir e vir das pessoas mais simples, seguros e práticos, diminuindo as distâncias, possibilitando viagens mais confortáveis em tempo menores. Além disso, para o dia a dia, o tempo das atividades podem ser otimizados fazendo o uso dessa máquina para se locomover.

Presentes no Brasil desde a década de 50, os carros atualmente possuem uma variedade de modelos, marcas, cores e funções, podendo ser aplicado tanto para uso pessoal, quanto profissional.

Além disso, são sinônimos de independência e avanços financeiros. Mas para que sua condução seja correta e segura, é necessário possuir a CNH – Carteira Nacional de Habilitação regular.

O que é necessário para ter uma CNH?

Antes de explicar o processo para ser habilitado a dirigir, a pessoa precisa atender a alguns critérios, sendo eles: ter idade igual ou superior a 18 anos, saber ler e escrever e possuir os documentos RG e CPF. Atendendo a todos os critérios o aluno precisa realizar os seis passos abaixo:

  • Matricular-se na autoescola;
  • Realizar os exames médicos;
  • Fazer o curso teórico;
  • Passar no teste teórico;
  • Ter aulas práticas;
  • Passar na avaliação prática.

Após todas essas etapas, o aluno recebe uma permissão para dirigir, que é válida por um ano. Após esse período, sem que ele tenha cometido quaisquer infrações a carteira de motorista ou CNH definitiva é concedida ao condutor.

Essa permissão é necessária apenas para a emissão da primeira CNH e não para os processos de renovação. Além disso, é necessária para categoria A (motos), categoria B (carros) e categoria A e B.

Como limpar os pontos da CNH?

O Código de Trânsito Brasileiro – CTB, diz em seu artigo 261 que será necessária a suspensão do direito de dirigir sempre que o condutos atingir 20 pontos na carteira no período de doze meses, ou seja, em 1 ano.

A pontuação é imposta conforme o artigo 259, dos quais podem ir de 3 a 7 pontos. Sendo eles:

  • 3 pontos – infração leve;
  • 4 pontos – infração média;
  • 5 pontos – infração grave;
  • 7 pontos – infração gravíssima.

Para limpar pontos CNH é necessário realizar a reciclagem concedida anualmente aos motoristas, lembrando que essa renovação não é necessária, apenas quando há suspensão por excesso de pontos. Aos profissionais que atuam conduzindo é possível zerar a pontuação, após a realização do curso online.

Autoescola para pessoas habilitados

Mesmo após a emissão da carteira de motorista, algumas pessoas não se sentem confiantes para dirigir, ou ainda após sofrerem algum acidente ou trauma, o gosto por essa atividades pode ser bloqueado. Com isso, é necessário fazer um treinamento, e por isso, há a auto escola para habilitados, também conhecidas como centros para habilitados.

O propósito desses estabelecimentos é contribuir para que o aluno habilitado perca o medo de dirigir. Para isso, as primeiras aulas consistem mais em conversas e poucas práticas, pois é preciso compreender a causa do problema e retomar o sentimento de segurança do aluno, afirmando que ele é capaz de conduzir um carro.

A aula de direção para habilitados vai aumentando o nível de dificuldade com o passar do tempo, conforme o aluno vai desenvolvendo mais confiança em si.

Servindo como um curso adicional, ele é recomendada para quaisquer pessoas que tenham medo de dirigir, mesmo sendo habilitado. Assim como nas autoescolas, as aulas são conduzidas por profissionais habilitados, de acordo com todas as normas e legislações de trânsito.

Documentação necessários

Alguns processos de que regularizam a condução são muito burocráticos e podem tomar muito tempo das pessoas, que possuem rotinas dinâmicas e corridas, nem sempre é possível realizar todo o processo.

A fim de diminuir o estresse e os problemas, há o despachante de veículos, profissional habilitado e apto a conduzir todos os processos em nome da pessoa, física ou jurídica.

Realizando todos os processos necessário, as autuações, multas e penalidades por situações irregulares são evitadas. Promovendo um trânsito seguro, eficiente e com menos riscos a todas as pessoas que estão envolvidas no trânsito, ou seja, condutores de carteira nacional de habilitação b e demais categorias, os passageiros e pedestres.

É importante ressaltar que todas as pessoas precisam cumprir as normas e legislação de trânsito, pois os acidentes que acontecem nesses locais para podem ser fatais às vidas das pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *