Menu fechado

Saiba como ter sua CNH e seu primeiro carro sem complicações

CNH

Os carros são máquinas que servem para que o transporte de pessoas ou cargas sejam realizados com mais facilidade, segurança, conforto e comodidade.

Compondo o trânsito, os automóveis são relativamente recentes no país. Chegando ao Brasil em 1950, fazendo apenas 70 anos que as pessoas possuem esse recurso para se locomoveram.

Desde sua chegada até os dias atuais, muitas foram as transformações que os veículos passaram, tornando-os mais eficientes, diversificados e belos.

Os carros além de conferirem aos donos status social e ascensão financeira eles também conferem mais liberdade e autonomia aos seus proprietários, visto que são utilizados em longas ou curtas viagens, permitindo que o ir e vir seja mais rápido e independente dos horários dos transportes públicos.

Por serem máquinas, a sua condução só é permitida as pessoas que são capacitadas para isso, ou seja, que possuam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), para conseguir a carteira os requisitos necessários são:

  • Ter 18 anos ou mais;
  • Ser alfabetizado;
  • Possuir CPF;
  • Possuir RG.

Além disso, a pessoa precisa ser penalmente imputável, ou seja, possuir a capacidade de responder legalmente pelos seus próprios atos.

Saiba como é todo o processo para ter uma licença para dirigir e um veículo, dessa forma é possível dirigir e ter toda a documentação regular, evitando multas, penalizações e acidentes no trânsito.

Etapas para ter uma CNH

A CNH permite que as pessoas possam dirigir, evitando complicações indesejadas no transito, para isso é necessário que o motorista realize alguns processos, composto pelas seguintes etapas:

  • Realização de exames médicos;
  • Aulas teóricas sobre as normas de trânsito;
  • Prova teórica;
  • Aulas práticas;
  • Prova prática;
  • CNH provisória;
  • CNH definitiva.

Os exames médicos são para assegurar que o aluno possui todas as capacidade físicas e psicológicas para dirigir, o Centro de Formação de Condutores, conhecidos como CFC habilitação ou autoescolas, são os locais nos quais as pessoas se inscrevem para aprender a conduzir um veículo, podendo ser ele carro, moto, caminhão ou ônibus.

Cada modalidade possui sua categoria e processo de aprendizagem para sua tiragem.

As aulas teóricas ensinam sobre as leis presente no código brasileiro de trânsito, bem como na interpretação de todas as placas e composição básica dos automóveis.

Após as aulas o teste teórico é realizado e apenas depois a aprovação ele pode fazer a aula de direção para iniciantes que é conduzida por um instrutor e os alunos aprendem na prática como dirigir um automóvel.

Depois das aulas, vem o teste prático e com o sucesso nos resultados o motorista recém habilitado possui uma CNH provisória, válida por 12 meses, na qual ele não pode ser penalizado, passado um ano a CNH definitiva é emitida pelo órgão responsável, conhecido como DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito.

Como as pessoas podem passar toda a sua vida dirigindo é fundamental que haja um controle para garantir que todas as pessoas continuam tendo a capacidade de dirigir com o passar do tempo, pois mesmo não desaprendendo as leis sofrem mudanças, bem como as pessoas.

A reciclagem CNH é um processo obrigatório de ser realizado sempre que carteira vence ou quando o motorista excede a quantidade máxima de pontos na carteira.

A CNH tem validade de 5 anos para as pessoas abaixo dos 60 anos e de 3 anos para as pessoas com idade igual ou superior aos 60 anos.

Compra de seminovo ou usado

Duráveis e resistentes os automóveis podem ser adquiridos e revendidos rapidamente, entretanto para que o processo seja regularizado é preciso seguir todos os processos necessários a venda, garantindo a legitimidade da compra e a qualidade do veículo ao ser adquirido.

Antes de comprar o carro é preciso verificar todos os detalhes presente no laudo de vistoria veicular.

Após todas as informações corretas há os processos burocráticos de transferência de veículo DETRAN, ou seja, é preciso notificar ao órgão que o carro passou a pertencer a outra pessoa, protegendo o antigo proprietário de problemas legais, multas ou punições por conta do carro, após sua venda.

Por ser várias etapas e processos que mesmo simples podem ser trabalhosos de serem realizados há o profissional que auxilia em todos os procedimentos, otimizando o tempo das pessoas e descomplicando a transferência e verificações de documento.

O despachante de veiculos é o profissional que pode representar legalmente no órgão o comprador ou vendedor do carro. Após todas os tramites a transferência é regularizada e o novo proprietário habilitado pode ter o tão sonhado carro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *