Menu fechado

Saiba como limpar o interior do seu carro

Quando se trata do interior dos carros, nem sempre os proprietários são tão asseados quanto deveriam. Uma boa limpeza deve ser feita pelo menos uma vez por mês, mas se você é praticante de esportes ou carrega crianças frequentemente, o ideal é fazer uma limpeza interna do carro pelo menos uma vez a cada 15 dias.

Isso porque o suor, depois que você sai da academia, e as migalhas de biscoitos deixadas pelos pequenos, durante as viagens, pode fazer proliferar bactérias, formigas e entre outros incômodos por todo o carro.

Agora, se você costuma levar seus amimais de estimação para dar uma volta por aí, é importante ficar atento e higienizar o carro sempre após os passeios. Os itens que devem ser considerados, para a higienização interna de carros, são:

  • Janelas e espelhos;
  • Itens de vinil duro, como painéis, interior de portas, etc;
  • Teto;
  • Tapetes, carpetes e estofados;
  • Limpe maçanetas, volante, freio de mão e câmbio, principalmente depois do reboque de carro.

Como limpar o interior do seu carro

Lembre-se que, assim como você faz a manutenção periódica do seu carro, como a troca de oleo, a limpeza interior também requer assiduidade.

Para começar, utilize um aspirador de pó para tirar a poeira e detritos dos tapetes, carpetes e estofados; use um acessório para aspirar o porta-copos e outros compartimentos. Um rolo adesivo pode ser útil quando se trata de pegar cabelos e pelos de áreas atapetadas ou estofadas.

Limpe as maçanetas das portas, pois elas são uma das primeiras partes que você tem contato quanto entra no carro. As dobradiças, porcas e parafusos, que mantêm a porta no lugar, podem parecer inconsequentes, mas merecem uma limpeza mesmo assim, assim como uma boa lubrificação.

Use um pano de microfibra que tenha sido umedecido em uma mistura diluída de limpador automático para todos os fins. Use apenas uma seção do tecido por vez e limpe o batente inteiro — em torno das bordas, embaixo da porta, em torno das dobradiças e onde a porta encontra o corpo do carro.

Para evitar multiplicação de mofo e bolor, preste muita atenção às áreas que podem conter umidade, como o teto do seu carro. Sugestão: utilize luvas enquanto trabalha com limpadores, assim como é feito quando se faz a pintura de rodas de liga leve.

Limpeza do vinil duro

Continue limpando todas as áreas de vinil duro, desde o painel até a parte interna das portas. Use outro pano de microfibra limpo, novamente umedecido em uma solução de limpeza para todos os fins.

Essas áreas incluem o painel de instrumentos, compartimentos, maçanetas das portas, vinil nas portas, conexões do cinto de segurança, porta-luvas, compartimentos laterais nas portas, câmbio e volante.

Para limpar a fenda entre o volante e a coluna de direção, deslize um pano úmido de microfibra entre as duas partes e trabalhe para remover poeira e sujeira.

Enxague sempre o pano com água limpa quando ficar sujo e umedeça novamente com uma solução de limpeza. Use um pincel de cerdas redondas para limpar as fendas que a microfibra não consegue alcançar. Não se esqueça de limpar a saída do condensador do ar condicionado do gol g4.

Siga usando uma camada protetora para revestir superfícies de vinil duro. Umedeça outro pano de microfibra com um acabamento de vinil acetinado. Isso permite controlar onde o produto vai. Limpe todas as superfícies de vinil rígido, mas evite o volante (ele deixa o volante muito liso para segurar).

Em seguida, concentre-se nos porta-copos. Pulverize-os com uma solução de limpeza de sua escolha e use um pincel para esfregar o interior. Termine limpando o porta-copos com um pano de microfibra úmido.

Limpeza de vidros e espelhos

Manter suas janelas e espelhos limpos é mais do que apenas estética; é também uma questão de segurança. Para garantir que o vidro permaneça claro, use um pano de microfibra feito especialmente para vidro. Dobre o pano em quatro e borrife a janela com o limpador automático de janelas.

Dica: para evitar riscos no vidro, limpe a janela horizontalmente enquanto e depois faça o polimento com uma limpeza a seco do pano, limpando na vertical.

Se for mais fácil, você pode usar um pano para limpar e outro para polir. Lembre-se, ainda, de limpar os vidros após ter levado seu carro para a oficina de funilaria e pintura.

Limpeza dos estofados

Chegou a hora de limpar profundamente o estofamento. Primeiro, você deve ter certeza de qual material do seu estofamento é feito — as opções mais comuns são couro, vinil ou tecido.

Caso seja de couro, ele só deve ser limpo com um limpador à base de loção que é feito para couro. O couro é uma pele e, assim como a nossa pele, precisa de hidratação; então use produtos de limpeza que sejam à base de loção. Nunca use água ou limpadores aquosos em couro. Estes podem dividir, rachar e secar o seu estofado.

Já no estofamento de vinil você pode usar um limpador de couro ou limpador de vinil. O estofamento de tecido pode ser limpo usando uma solução de água sanitária.

Umedeça um pano de microfibra na solução, torça e seque o local. Para manchas difíceis, trabalhe levemente a mancha usando uma escova e um pouco de solução com sabão.

Para enxaguar, borrife levemente a mancha com água limpa e, em seguida, lave imediatamente com um aspirador a seco/molhado.

Limpeza dos tapetes e carpetes

Retire os tapetes do carro e lave-os com uma solução com sabão, usando uma escova para limpar áreas difíceis. Enxágue e deixe secar antes de colocar no carro novamente

Enquanto os tapetes são removidos, limpe o carpete do carro conforme necessário com um limpador de carpete. Se o seu carpete precisar ser lavado a fundo, você está sem sorte — aí é recomendado que uma limpeza profunda seja deixada para os profissionais.

Limpe o carpete pelo menos uma vez por ano, mas deixe um profissional fazer isso. Muitas vezes, os proprietários molham excessivamente o carpete e ele acaba mofando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *