Menu fechado

Saiba como garantir a conservação dos veículos

Quando estamos falando do segmento automobilístico existem diversas demandas que devem ser levadas em conta pelos proprietários de veículos e também pelos profissionais de diversos centros automotivos.

Além disso, é importante também cuidar da conservação interna dos carros, garantindo seu funcionamento perfeito e evitando transtornos.

Caso um imprevisto aconteça, porém, é necessário saber o que fazer e contar com serviços especializados, sobre os quais muitos condutores têm dúvidas.

Afinal, se a lataria do carro for prejudicada severamente, é possível recuperá-la? E quando é necessário trocar o óleo de acordo com as recomendações profissionais e de cada fabricante?

No artigo a seguir, conheça as respostas para essas e outras perguntas sobre o universo automotivo e saiba também como proceder caso o seu veículo apresente problemas de funcionamento, seja no motor ou em demais componentes veiculares.

Funilaria

No caso de colisões, muitas pessoas ficam em dúvida sobre a possibilidade de recuperar a lataria do carro. Por isso, é importante esclarecer alguns aspectos sobre esse tema.

Em primeiro lugar, vale lembrar que os serviços de funilaria e pintura são responsáveis por reformar a parte externa do veículo e podem devolver a ele a sua aparência original por meio das técnicas e das ferramentas de martelinho de ouro empregadas nos centros automotivos.

No entanto, é importante ressaltar que a recuperação externa do carro só vale a pena se ele ainda estiver funcionando corretamente.

Parece óbvio, mas muitas pessoas não sabem que o trabalho feito pelos funileiros diz respeito somente à estrutura externa, ou seja, à lataria, no caso de colisões que não geram danos estruturais internos.

Se esse é o caso do seu carro, não importa se estamos falando de colisões de leve intensidade ou daquelas que geram avarias mais profundas na lataria.

Pois todos os danos estéticos promovidos por acidentes e agressões ao veículo podem ser recuperados ao se contar com profissionais qualificados em um centro de estética automotiva com boa reputação no mercado.

Entre as possibilidades fornecidas por esse tipo de serviço, portanto, podemos destacar:

  • A lataria é recomposta;
  • A pintura é refeita;
  • Os amassados são revertidos;
  • As imperfeições são corrigidas.

Existem alguns casos que demandam a aplicação de serviços ainda mais específicos, como acontece com as demandas de funilaria para carros blindados, que possuem uma lataria mais resistente e podem exigir conhecimentos e técnicas especiais para sua recomposição total e de qualidade.

Manutenção interna

Já quando estamos falando da parte interna dos carros, é importante manter todos os componentes em perfeito funcionamento e sincronia, o que vai possibilitar o elevado desempenho do veículo e evitar problemas como acidentes e transtornos inesperados.

Por isso, uma das questões mais importantes para manter seu veículo em ótimo estado de conservação é a famosa troca de oleo.

Isso porque o óleo utilizado no interior de um automóvel é responsável pela guarnição do motor elétrico, garantindo sua preservação contra os desgastes promovidos pelo atrito com as demais peças que compõem o sistema do carro.

Além disso, o óleo também lubrifica as próprias peças, evitando que elas provoquem desgaste umas às outras.

Sendo assim, não existe uma regularidade definida e precisa sobre a periodicidade com que se deve trocar esse produto, mas é importante se manter atento todos os dias ao nível de armazenamento do óleo pois o tanque destinado a ele deve estar sempre completo e cheio.

Outro item que deve contar com manutenção sempre que necessário é o ar-condicionado, pois ele acumula uma enorme quantidade de sujeiras e partículas diversas quando não são limpos com a frequência necessária.

Principalmente ao utilizar um ar condicionado automotivo usado, a atenção com o desempenho desse dispositivo deve ser constante, promovendo o conforto esperado e evitando problemas.

Reboque

Se, apesar de todas as medidas de preservação, o carro apresentar falhas em um momento inesperado, como no meio de uma rodovia, é necessário manter a calma e saber que existem formas práticas e simples de lidar com essa situação.

Em primeiro lugar, encoste o veículo e utilize todos os mecanismos sinalizadores obrigatórios para indicar que você está parado ali por conta de problemas com o funcionamento do automóvel.

Depois, acione imediatamente o reboque de carro, serviço responsável pela busca do veículo no local onde ele foi deixado. A partir daí, o automóvel será levado a uma oficina especializada e poderá passar pela correção que o tornará apto para uso novamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *