Menu fechado

Saiba a importância dos processos de manutenção aos veículos

veículos

Atualmente, os veículos são indispensáveis para as dinâmicas sociais e servem tanto para atividades do cotidiano como ir ao trabalho, supermercado, hospitais e escolas. Mas, há alguns modelos que são aplicados para processos mercadológicos, como os caminhões e carros de aplicativos de transporte.

Os caminhões e demais veículos que atuam com o transporte de carga pesada, possuem uma legislação específica e precisam ser respeitadas para que a segurança de todos sejam sempre conservadas.

Nesse processo, as manutenções, monitoramento e controle das condições dos automóveis para circularem nas rodovias públicas é primordial.

Dessa forma, é importante conhecer os principais processos legislativos e controle para os carros atuem sempre de forma regular e a vida dos trabalhadores possam ser mais conservadas e valorizadas.

Vistoria veicular

A vistoria veicular é um documento que certifica a qualidade do veiculo no momento da venda, esse processo é realizado sempre que a compra de veículo usado é realizada.

Essa vistoria, visa proteger tanto o vendedor quanto o comprador e só pode ser executada por empresas que são autorizadas pelo departamento de trânsito, o Detran.

O laudo de vistoria veicular só é emitido após avaliação completa do carro, os principais detalhes são:

  • Itens de segurança;
  • Itens de identificação;
  • Pneus;
  • Faróis;
  • Faroletes;
  • Espelhos;
  • Para-brisa.

Assim todos os itens que estão dentro dessas categorias são verificados, visto suas condições, procedências e regularidades, promovendo uma compra mais segura e um carro em boas condições para uso, ou seja, que não ofereçam riscos aos condutores, passageiros e pedestres.

Carteira de Motorista

Essencial a qualquer condutor a carteira de motorista é o documento que comprova que o individuo possui os conhecimentos técnicos e todas as condições físicas e mentais para assumir a condução dos veículos.

Como há uma variedade de modelos indo desde motos até caminhões e ônibus, dessa forma os motoristas precisam ter a habilitação específica para a condução desses automóveis.

Divididos em cinco categorias a A é para condução de motos, a B é para carros, a C para caminhões ou veículos com carga acima de 3,5 toneladas a D para ônibus e vans ou veículos que transportam mais de 8 passageiros e a E para automóveis com unidades acopladas ou acima de 6 toneladas.

Dessa forma, para conduzir carros de carga é necessário realizar a adição de categoria D ou E dependendo das características do mesmo. O processo de adição é semelhante ao de realizar a habilitação.

O aluno precisa fazer as aulas teóricas, a prova e os exames toxicológicos e mentais, aprovado ele faz as aulas práticas e depois a avaliação prática, aprovado ele pode começar a conduzir esses modelos de veículos.

O mesmo acontece para a mudança de categoria CNH B para D, os processo são os mesmo. Além disso, os profissionais são obrigados a realizarem teste e renovação da habilitação sempre que necessário, a cada 5 anos ou 3 anos de acordo com a idade do motorista.

Processos de manutenção

Por estarem constantemente entre as estradas os caminhões e veículos maiores precisam fazer as manutenções periódicas e constantes, para atender com mais precisão e qualidade, há oficinas que são especializadas no atendimento desse veículos.

Dessa forma, a oficina mecânica de caminhão atende apenas carros nesse segmento. Nelas, os consertos, reparos e manutenções preventivas são realizadas por profissionais que são especializados na mecânica e elétrica dessas máquinas, permitindo um olhar e uma atuação mais clínica e precisa.

No entanto, mesmo realizando todos os processos regulares de manutenção, os veículos são máquinas e por isso estão sujeitas a falhas e imprevistos que acontecem, por isso, para atender a essa demanda há o serviço mecanico 24 horas, ou seja, oficinas que operam durante todo o tempo e atendem em situações de emergência.

Além disso, esses carros precisam ser seguros e confortáveis, visto que os motoristas passam muito tempo dentro dos veiculo, foram desenvolvidos alguns acessórios que agregam nesses quesitos, assim os profissionais passam a desenvolver o seu trabalho de maneira mais otimizada e protegida.

Um dos itens é a tela para caminhão e impede a passagem de insetos e pessoas tanto quando carro está em movimento quando ele está parado.

Investindo na regularização, processos de manutenção e acessórios que agregam conforto e segurança, os caminhões passam a ser bem seguros tanto aos seus condutores quanto aos demais passageiros, pedestres e motoristas que cruzam os caminhos nas rodovias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *