Menu fechado

Restauração e higienização em carros antigos

Colecionar veículos é uma paixão compartilhada por muitas pessoas. E fazer a manutenção de carros antigos é uma forma de passar esse sentimento de geração em geração.

Não é à toa que muitos colecionadores estão investindo cada mais no serviço de Restauração de carros antigos sp.

Diferente de uma reforma, essa técnica é, na verdade um conjunto de cuidados que podem destacar ou recuperar a beleza das peças ou, até mesmo, de uma lataria inteira.

Considerando a raridade dos veículos e, muitas vezes, a dificuldade de encontrar peças originais e componentes como painéis, bancos e outros acessórios, a Restauração de carros antigos é um desafio.

Por isso não importa se o objetivo do colecionador é fazer um processo para dar brilho na lataria ou corrigir imperfeições maiores.

Qualquer procedimento de restauração exige muita atenção aos detalhes e deve ser feito de maneira muito minuciosa para não danificar nenhum componente.

É importante lembrar também que além da restauração, a Higienização Interna Automotiva desse tipo de veículo também deve ser feita com bastante cuidado.

Se interessou pelo assunto e quer saber mais como esses processos funcionam? Este artigo pode te ajudar. Confira algumas das principais técnicas abaixo.

Restauração de carros antigos

Há diversas formas de promover a restauração de carros antigos. Além dos processos de pintura e funilaria, há quem use estratégias como a técnica da fibra de vidro para  modelar materiais que vão desde o assoalho do carro até o chassis inteiro.

Entretanto, há serviços comuns que também fazem parte dessas técnicas. A instalação da Película protetora de carros é uma das principais técnicas neste cenário.

Na prática, essa técnica serve para proteger o carro contra a chuva, o sol e outras intempéries Além da proteção, a película acaba sendo até um elemento de decoração dentro do ramo automobilístico.

Existem formas e tipos de películas que podem ser instaladas no carro, mas a película de vidro é a mais conhecida.

Esse material de destaca tanto pela resistência como também pela transparência, que, querendo ou não, facilita a decoração e personalização do automóvel.

Mas ATENÇÃO: antes de instalar uma película, seja de vidro ou insulfilm, o proprietário do veículo deve observar alguns fatores principais e que podem influenciar o resultado final da técnica. São eles:

  • Modelo do veículo;

  • Espessura da película de acordo com o carro;

  • Experiência do profissional na instalação e manutenção de películas;

Outra questão muito importante é o respeito às regras de transparências determinadas pelo Conselho Nacional de Trânsito.

Por isso, independente da alteração, as janelas, portas e outros vidros do veículo devem preservar no mínimo 75% de transparência, considerando o tom incolor.

Não cumprir isso, descaracteriza o carro e pode gerar consequências variadas, desde multa até a perda do veículo.

Outro cuidado essencial, em se tratando da instalação de películas em veículos antigos é a experiência do profissional.

Afinal, a película pode sim ser instalada, desde que a cor, o formato e a transparência não tire as características que preservam a relíquia que é um carro antigo.

Além dessa técnicas, há outras formas de restaurar um veículo, desde a micro pintura automotiva até técnicas de higienização que você pode saber um pouco mais no tópico seguinte.

Higienização Interna Automotiva

Além de destacar a beleza e os aspectos naturais de carros antigos, uma boa Higienização Interna Automotiva é essencial para valorizar esses automóveis.

Assim como existem técnicas cuidadosas para fazer a restauração dos veículos, o zelo com as técnicas de limpeza não é diferente.

Para lavar os carros comuns, geralmente, uma ducha de água e sabão já resolve. No entanto, quando os veículos são mais antigos, a lataria pode exigir um tratamento mais minucioso. Por isso, a lavagem a seco é uma alternativa.

Ou seja é possível deixar tudo lindo e brilhando sem a necessidade de aplicar produtos químicos ou técnicas agressivas na hora da limpeza.

Para finalizar esse processo, o uso de panos leves e macios também é muito bem-vindo. Dependendo do modelo é possível investir em outras estratégias para valorizar a pintura e dar  brilho no veículo.

O polimento é uma delas. Na prática, essa técnica consiste em de fato, polir a lataria e outros espaços internos e externos do carro.

Isto é, sujeiras, desgastes, ferrugens e imperfeições na pintura são descartadas. Essa é uma ótima ideia para valorizar a raridade e ainda exibir seu brilho natural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *