Os automóveis são muito importantes para as demandas de transportes nas cidades. Diariamente, as pessoas precisam sair para trabalhar e resolver uma série de burocracias e com o uso do carro é possível otimizar o tempo, chegando pontualmente aos compromissos e facilitando a rotina.
A compra de um veículo é considerada por algumas pessoas um acontecimento especial, por se tratar de um bem de alto valor aquisitivo, por isso, é importante se preparar financeiramente para evitar problemas com dívidas.
Sendo assim, realizar uma pesquisa em várias concessionárias e fábricas pode ajudar na busca por um modelo que se encaixe no seu gosto e orçamento.
Vale lembrar que ter o veículo não basta, porque se a pessoa não tiver a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ela estará impedida de dirigir.
Deste modo, se preparar para o processo de tirar a habilitação é o caminho para conseguir este documento obrigatório e assim poder sair com o seu veículo sem problemas.
Procedimentos para ter uma CNH
As pessoas que desejam dirigir precisam ser maiores de 18 anos, alfabetizadas e ter um CPF (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e RG (Carteira de Identidade).
Com isso em mãos é necessário procurar a CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito) para informar qual a categoria deseja dirigir.
Depois é preciso dedicar tempo para frequentar as aulas teóricas e práticas em um CFC (Centro de Formação de Condutores) é o modo de se preparar e aprender todo o conteúdo sobre direção e assim aplicá-lo no dia do exame final.
Após estes procedimentos o indivíduo recebe uma permissão para dirigir.
Durante um ano, a pessoa não pode sofrer infrações graves ou gravíssimas nem ser reincidente em infração média, pois caso isso ocorrer o motorista perde a sua permissão e precisa reiniciar o procedimento outra vez.
Após completar um ano o indivíduo recebe a Carteira tipo B que certifica que a pessoa pode dirigir carros, por exemplo.
Inserção de categoria
Com o decorrer do tempo, pode existir a necessidade de conduzir outros veículos, seja por trabalho ou por vontade própria. Independente da opção é necessário realizar um processo parecido com o de tirar a primeira Habilitação.
Para adicionar categoria A na CNH, por exemplo, é preciso procurar novamente um CFC, fazer o pagamento das taxas e realizar todas as aulas práticas exigida por cada categoria.+
Na A, por exemplo, o curso prático tem 15 horas/aula e no mínimo 1 aula no período noturno para preparar o indivíduo para o exame final.
Após o teste e resposta positiva a pessoa terá uma CNH com categoria AB, ou seja, poderá conduzir carro e pilotar moto conforme as exigências dos órgãos de trânsito.
Componentes essenciais em um veículo
Todo automóvel possui algumas peças que são primordiais para a segurança do motorista e dos passageiros. Um airbag de carro, por exemplo, é um dos principais sistemas de proteção dos condutores em um veículo.
A presença do airbag nos automóveis fabricados no Brasil se tornou obrigatória desde 2014. Este recurso é acionado ao quando o veículo sofre um impacto.
Diversos sensores são espalhados em várias partes do carro na parte frontal, traseira e laterais que ajudam a identificar o nível da colisão.
Os benefícios em ter um airbag frontal se resume em:
- Complementam a ação do cinto de segurança;
- Só dispara quando necessário;
- Não ocupa espaço;
- Durável enquanto não é acionado;
- Não atrapalha a estética do veículo;
- Não necessita de manutenção.
Outro recurso muito importante para a segurança do veículo é o freio de estacionamento eletrônico e manual. Este recurso é acionado depois de estacionar o carro, para que ele não possa sair do lugar e causar acidentes, evitando que o veiculo ande para frente ou para trás.
Alguns automóveis possuem funções automáticas além da liberação do freio de estacionamento, que ajudam o condutor, por exemplo:
- Partida automática;
- Assistente de partida em rampas;
- Possibilidade de programar;
- Segurança.
Qualificação para os profissionais da área automotiva
A preparação é o segredo de qualquer profissional para conseguir oferecer os melhores serviços aos clientes.
Sendo assim, um curso de eletronica embarcada automotiva é o modo de conseguir fazer todos os reparos no sistema eletrônico, resolvendo os problemas com qualidade, rapidez e muita eficiência.
Quanto mais qualificado for o profissional, maiores serão as chances de atender o cliente com excelência e assim fidelizá-lo, algo que pode ser o caminho para o sucesso, lucros e reconhecimento na área de atuação, algo que permite aumentar a gama de clientes.