Menu fechado

Qual o papel da vistoria veicular?

vistoria

A vistoria veicular é obrigatória e trata-se de uma avaliação realizada pelo Detran de cada Estado em veículos particulares ou comerciais.

Inclusive, é por meio desse sistema que os órgãos de controle são capazes de atestar a segurança dos veículos que circulam em vias públicas, bem como se a manutenção e bateria 60 ap estão em dia.

Além disso, são verificados:

  • Características do documento;
  • Validação do chassi;
  • Veracidade da propriedade do veículo;
  • Verificar roubos e adulterações anteriores.

Ou seja, tenha em mente que esse procedimento não apenas verifica o estado do veículo, como também analisa a parte documental.

Tipos de vistoria veicular

Para começar, a vistoria veicular para transferências é a mais conhecida, realizada quando o proprietário vai mudar de município ou deseja transferir o veículo para outra pessoa.

Além de ser uma vistoria obrigatória, lembre-se que o automóvel só ficará apto para circular se possuir essa vistoria em dia.

Ademais, se você deseja incluir  seguro em seu veículo, a vistoria prévia se faz necessária, o que faz dela um modelo privado.

O intuito é atestar como está seu veículo e o quanto pode ser um risco financeiro para a seguradora, o que também se faz necessário na troca de fornecedora.

Por fim, quando você vai comprar um veículo na concessionária ou direto com o proprietário, ele precisa estar avaliado no tipo cautelar. 

Essa se mostra fundamental porque é através do chassi que é possível saber se o automóvel foi furtado ou adulterado, bem como se ele já esteve em um leilão de carros abatidos, passando por retoque pintura automotiva.

Portanto, considere que a vistoria será rejeitada se o veículo tiver algum dano na estrutura, como o desalinhamento de carroceria.

Quando fazer a vistoria?

Para começar, a vistoria veicular é uma obrigação sempre que houver uma transferência do automóvel, seja ele uma moto, um carro ou um caminhão. 

Aliás, ela é essencial para atestar para o comprador que aquele automóvel é seguro e está em ordem com as regras de trânsito do país.

Além disso, se um táxi se tornar carro particular, ou uma van de transporte tiver se tornado um motorhome, o procedimento se torna obrigatório, bem como a mudança dos documentos do veículo, avaliando a necessidade de disk bateria.

Por fim, se o proprietário mudar de município, a alteração dos documentos também faz-se necessária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *