Menu fechado

Qual a função de uma cabine de pintura automotiva?

Para quem já tem carro e não gosta ou já enjoou da cor de fábrica do veículo, existe uma nova tendência que vem para acabar com esses problemas.

Com toda a inovação no mercado automotivo, com rodas de alto desempenho, pneus, bancos e painéis diferentes, a pintura do carro também recebeu um pouco desse avanço e diferenciação, um desses avanços foi a criação da cabine de pintura automotiva para acabar com o problema da troca burocrática de cor por conta da placa do veículo.

O que é e como funciona uma cabine de pintura?

Primeiramente, é necessário entender no que consiste essa cabine. A cabine de pintura serve para automóveis já montados que precisam de reparação na pintura ou até mesmo uma cor nova.

Para isso, usa-se essa cabine, que dá ao carro uma cara nova, criando um ambiente propício à pintura, sem fazer grandes sujeiras.

Ela é mantida sob pressão, a qual dificulta a entrada de poeiras durante a pintura, fazendo com que esta saia de maneira perfeita e sem avarias.

O fluxo de ar faz com que ela funcione e impulsione o pulverizador de tinta na vertical, dando um melhor acabamento ao automóvel.

A cabine é construída através de produtos extremamente resistentes e duráveis, como chapas de aço carbono, fazendo com que o local da pintura seja extremamente propício a um bom acabamento.

As paredes da cabine são vedadas com silicone, para que nenhum jato de tinta escorra ou espirre para fora, fazendo com que a pintura saia de maneira limpa e eficaz.

O ar passa por uma série de processos para circular por dentro, contando com a ajuda de um exaustor, que tira todo o ar “impuro” do ambiente e jogando ar novo para que a ventilação da cabine seja adequada a todo o processo.

Já em seu interior, é feita de uma manta filtrante, na qual o ar é filtrado duas vezes antes de entrar na cabine, proporcionando ar extremamente puro e sem sujeiras que possam comprometer a pintura do veículo.

No seu piso, existem grades, que podem ser removidas para uma maior limpeza dos filtros que estão encaixados abaixo delas, realizando a devida limpeza antes de se iniciar uma nova pintura.

Na porta da cabine, para que o automóvel entre e saia, são instaladas portas de vidros temperados, que são muito mais rígidos e resistentes a impactos. Em sua lateral, existem pequenas portas para que os pintores tenham acesso e visão a toda funilaria do carro.

O sistema de insuflamento serve para filtrar todo o ar antes de chegar à cabine e às mantas, sendo uma primeira camada antes de finalizar todo o processo de filtração do ar, ele é posicionado no teto da cabine com mantas de poliéster, que ajudam em todo o processo, além de um ventilador que também filtra o ar que está entrando.

A função do exaustor, nesse caso, é retirar todo o ar já usado na cabine e colocar para fora, fazendo com que o ventilador e as mantas peguem esse ar novo de fora e filtrem novamente para o interior da cabine.

Por último, o painel de controle da cabine é o que fica instalado na parte exterior dela, monitorando todo seu funcionamento e entrada e saída de ar, assim como os jatos de tinta.

Vale a pena investir na cabine de pintura?

A cabine é um investimento alto, porém muito valioso e benéfico às empresas que trabalham diariamente com isso.

É de extrema necessidade estudar e cotar com várias empresas especializadas na venda dessas cabines para ver qual compensa mais para o negócio.

A peça custa em torno de R$20.000,00, mas pode variar de acordo com os fabricantes de cabines de pintura e sua qualidade de filtração do ar para dentro dela.

Essas máquinas, em indústrias automotivas, estão, cada vez mais, ganhando espaço na produção, pois seu custo-benefício é muito alto em vista das outras técnicas de pintura convencionais, além de sua pintura ser feita de uma maneira, quase que, instantânea.

O airless pintura preço pode variar, mas também está fazendo muito sucesso por conta de sua alta praticidade e rapidez. O equipamento funciona através de pressão do ar, que impulsiona a tinta em formato de leque e agilizando muito mais a pintura.

Além da rapidez, a limpeza também é de muita preocupação, pois o produto não deixa rastro algum de tinta, realizando assim uma pintura limpa e eficaz.

Dentre as vantagens de pinturas com airless estão:

  • Menos sujeira;
  • Mais praticidade;
  • Mais rápido;
  • Menos desgaste;
  • Alto rendimento de tinta;
  • Versátil.

É de extrema importância pensar sobre todas as vantagens dos produtos citados, pois trazem um acabamento diferenciado ao automóvel, além de muito mais praticidade e conforto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *