Menu fechado

Quais os serviços importantes para a transferência de veículos?

Quando somos jovens pensamos e desejamos conquistar diversos momentos e também “coisas”. Pensamos em nossas primeiras experiências e em nossas aquisições materiais, e um dos maiores pensamentos é sobre uma casa, apartamento e um carro.

Isso é muito comum, não somente pelos desejos que são vistos na televisão ou na própria família, mas sim por causa das necessidades que vão aparecendo em cada momento e em todas as fases que passamos.

Esse aspecto também se encaixa quando vendemos nosso carro para comprar um melhor ou usar o dinheiro para outros tipos de investimentos, tudo dependendo da vontade e necessidade de cada um.

Visando que essa venda se concretize, alguns trâmites são necessários, para que você possa tirar algo grandioso de seu nome e passar para o nome do comprador, ou seja, fazer a transferencia de veiculo necessária.

E para que você saiba mais sobre como funciona todo esse processo, justamente porque ele é mais complexo, acompanhe este texto, pois iremos falar sobre como fazer para que essa transferência seja possível. Leia o artigo e saiba mais.

Inspeção

Independentemente se a você deseja vender o seu carro, há um serviço que é necessário atualmente, que é a inspeção veicular. Esse é um procedimento que checa a total aptidão do veículo para que ele possa circular livremente.

Hoje em dia essa inspeção não é mais obrigatória, mas deve ser feita de toda forma quando o assunto se tratar de vendas.

Para que a pessoa que irá comprar tenha segurança, ela deve saber como estão as condições do automóvel e também se ele não é roubado.

Além disso, é necessário que ele siga algumas normas para que não seja um grande problema para o meio ambiente, assim como para a estradas e todos os outros veículos que irão circular ao seu redor.

Há dois tipos de inspeções, a técnica veicular e a ambiental.

Também conhecida como vistoria cautelar, a inspeção técnica atende todo o mercado de compra e venda de usados, seminovos e afins, com o foco de fazer uma avaliação para que o comprador tenha garantia de que o produto que irá comprar está em bom estado.

Alguns dos pontos analisados são:

  • Numeração de chassi;
  • Motor;
  • Vidros;
  • Câmbio;
  • Pintura;
  • Lacres da placa.

Além disso, uma análise da procedência do veículo com os seus levantamentos de multas, pendências e outras restrições é feito.

Com isso, o laudo pericial veicular é emitido para que a resposta de forma técnica fale se vale ou não a pena comprar o veículo.

Já a inspeção ambiental é avaliada pela emissão de gases, poluentes e todos os possíveis ruídos que o veículo em questão pode oferecer. Assim, ele deve ser reajustado para que seja possível sua circulação.

Chassi

Um serviço obrigatório, o decalque do chassi deve ser realizado quando o automóvel é emplacado a primeira vez, independentemente do ano em que foi sua fabricação, pois isso faz com que os veículos fiquem mais protegidos.

Por exemplo, se a pessoa foi vítima de algum tipo de furto ou até roubo e o carro for desmanchado para ter suas peças vendidas separadamente, é mais fácil que a consulta com esse decalque descubra alguma suspeita.

Seu procedimento é simples e consiste em ter um pedaço de papel e um lápis. Assim você irá colocar o papel em cima do chassi e rabiscá-lo, para que os números possam sair de uma forma visível e correta.

E caso não encontre o chassi, é importante ir ao órgão especializado o quanto antes para que ele ajude nesse processo.

Chaveiro

Por fim, mas não menos importante, é importante chamar um chaveiro de auto, para que você possa dar a sua chave e uma cópia essencial para o comprador.

Dependendo do carro, ele deve possuir um sistema especial, que somente esse profissional saberá instalá-lo.

Além disso, é importante que ele verifique todas as fechaduras e também a quantidade de chaves, para saber se tudo está correto, em boas condições e também que todo o conteúdo será entregue para que não ocorra nenhuma confusão.

Lembre-se sempre da importância desse serviço, e também de guardar sua chave reserva em locais estratégicos em sua casa, nunca no porta luvas, pois um prejuízo de perda de chave pode ser muito grande.

E, caso você siga todas essas indicações, com certeza não terá problema em vender e transferir seu automóvel nunca mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *