Menu fechado

Proteção de pintura veicular ajuda na manutenção

A manutenção preventiva de um automóvel garante a longevidade na vida útil. Os proprietários de veículos que cuidam do carro com zelo e dedicação costumam ter diversas vantagens quando realizam uma troca por um mais novo.

O valor de mercado do veículo não cai tanto quando a pintura e o motor estão bem cuidados. Por isso, o uso de produtos especiais e os cuidados com a pintura, tanto na hora de guardar em um estacionamento, quanto manter seguro em uma garagem, devem ser levados em consideração.

Diversas oficinas especializadas oferecem serviços que podem ajudar a proteger a pintura do veículo, mesmo aqueles que precisam ficar estacionados em ambientes externos.

Produto especial de proteção de pintura

A cristalização automotiva é um serviço realizado por profissionais, que recupera o brilho da pintura original, utilizando produtos e ferramentas específicas, que dão um polimento em toda a lataria do carro.

Em alguns riscos mais profundos, pode haver a necessidade de uma repintura, que pode ser feita na própria oficina de cristalização, mas o tempo necessário para a realização do trabalho será maior.

Há casos específicos, em que é possível realizar o polimento em pontos chave, tirando riscos e sujeiras que ficam impregnadas, como piche de asfalto e marcas de óleo e combustível na lateral do veículo.

Para esses locais, a oficina realiza a cristalização fracionada, atingindo apenas a pintura mais prejudica por ações do tempo e o uso constante de produtos que prejudicam a pintura.

Como as pinturas automotivas devem seguir um padrão das montadoras, é preciso procurar oficinas que atendam aos requisitos para a aplicação dos produtos e realizar as tarefas.

Se o caso for mais grave, como amassados e riscos mais profundos na lataria, o ideal é procurar uma oficina de funilaria e pintura, para que o serviço seja realizado de forma mais incisiva.

Todos estes cuidados devem ser feitos até mesmo de forma preventiva, pois o serviço realizado sobre a pintura pode proteger contra raios solares e água de chuva misturada à poluição.

Não só isso, para devolver o brilho e garantir a proteção da pintura de carros mais antigos, os cuidados devem ser redobrados.

Proprietários de veículos que procuram este tipo de serviço, tem como garantia, ainda:

  • Pintura oxidada é removida;
  • Outros produtos, como cera, podem ser dispensados;
  • A cor do veículo volta a se destacar;
  • Valorização do carro em casos de revenda.

Não é apenas a pintura que pode ser cristalizada. O vidro dianteiro do veículo também pode receber um tratamento especial, que tira riscos causados por sujeiras e pedras que atingem o para-brisa.

Com um produto desenvolvido para esse tipo de material, ele se torna um repelente de água, contribuindo para melhor visualização em dias de chuva.

Manutenções garantem segurança

As manutenções preventivas também devem ser observadas como uma maneira de garantir a segurança do motorista, dos passageiros e de terceiros.

Para evitar que seja necessário chamar um reboque de carro, a lubrificação do motor e a troca do pneu deve ser realizada de acordo com o manual de instrução, ou a qualidade dos itens que fazem parte do veículo.

Pneus carecas, além de contribuírem para acidentes, podem gerar multas, em caso de fiscalização policial rodoviária.

Os cuidados com postos de abastecimento também devem ser levados em consideração. Muitas empresas oferecem combustível de qualidade duvidosa, e que pode ter reflexos no funcionamento do motor.

A troca de oleo deve ser realizada assim que a quilometragem atingir a marca, indicada comumente em etiquetas fornecidas pelas oficinas especializadas. Um indicador no painel do veículo também costuma indicar o momento da troca.

Outro item que deve ser avaliado e limpo com certa constância está no interior do veículo. Tendo a função de manter o conforto do motorista e dos passageiros, o ar condicionado automotivo elétrico precisa ser limpo e ter o filtro trocado, em um período entre seis meses e um ano.

Muito utilizado em períodos mais quentes, esse equipamento pode causar doenças respiratórias se não passar por uma manutenção preventiva, pois no inverno ele pode acumular poeira, e com junto, os ácaros, que atacam a rinite e a sinusite.

Os cuidados com o veículo devem ser constantes, tanto na parte interna quanto na parte externa. Um carro bem cuidado vai garantir o transporte não só entre a residência e o trabalho, mas também para passeios no litoral e no campo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *