Menu fechado

Processos importantes para a manutenção de veículos

Não é novidade que a manutenção de automóveis é uma atividade de extrema importância. Ela permite que o carro esteja em condições adequadas para uso e oferece mais segurança para quem o dirige e não necessite, eventualmente, do guincho plataforma.

Além disso, existem três tipos de manutenção: manutenção preventiva (feita para prevenir problemas), manutenção preditiva (realizada quando se imagina que um problema está próximo) e manutenção corretiva (utilizada quando já há algum dano).

Essa atitude não só proporciona segurança, mas também valoriza o preço do automóvel. Assim como o enceramento, a funilaria e pintura automotiva, a manutenção é essencial para isso.

Além de deixar o carro sempre limpo com limpeza automotiva a seco, é necessário, então, investir em outros ponto. Portanto, existem alguns processos importantes quando o assunto é manutenção. E é sobre eles que vamos falar hoje.

Quando realizar a manutenção dos veículos?

Antes de falamos sobre os processos em si, precisamos falar sobre o período que essa manutenção deve ser realizada. O mais recomendado é fazer a manutenção preventiva de 6 a 12 meses, mas isso pode variar de acordo com o tipo de carro e com a idade que ele tem.

Outra questão que pode afetar a periodicidade das manutenções é onde o carro trabalha: estrada, centros urbanos ou centros rurais.

Tudo isso pode fazer com que essa atividade tenha que ser realizada mais ou menos vezes. Após se certificar dos períodos necessários, os principais processos que vamos falar aqui são:

  • Troca de óleo;
  • Alinhamento e balanceamento;
  • Troca de pneus;
  • Limpeza de filtros.

Importância de trocar o óleo

Uma das coisas mais importantes da manutenção é a troca de oleo. Isso porque é o óleo que faz com que as peças do carro não se danifiquem com o uso e evita o superaquecimento do motor. Inclusive, verificar sempre a água e o óleo do carro é uma forma simples de saber se está tudo sob controle.

Além disso, óleo velho e em baixa quantidade pode acabar fazendo com que o motor precise se esforçar mais para funcionar. Esse é também o caso de ar condicionado sujo ou danificado.

O conserto ar condicionado automotivo serve não apenas para o conforto do motorista e passageiro, mas também para não desgastar o motor de forma exagerada.

Por que alinhar e balancear?

Outra etapa essencial para a manutenção do veículo é o alinhamento e balanceamento dos pneus. No caso do alinhamento, ele é importante para que o carro continue andando em linha reta.

Ou seja, é necessário equilíbrio para utilizar o automóvel. Ao sentir que a direção está repuxando para um dos lado, saiba que o alinhamento é necessário.

Por outro lado, o balanceamento evita que o carro trema. Sabe quando o veículo ultrapassa os 60 km/h e começa a tremer? Então, é porque precisa passar pelo balanceamento. Normalmente, tanto o alinhamento quanto o balanceamento são feitos juntos.

É necessário trocar os pneus!

Por falar em pneus, a troca periódica desse conjunto é fundamental. Por isso, verificar se estão carecas ou muito desgastados é muito importante, principalmente para a segurança do motorista. Caso os pneus estejam ruins, a possibilidade de deslizamentos e problemas com freagem são grandes, principalmente na chuva.

Além disso, é preciso verificar pregos, pedras ou outros objetos que podem estar colados nos pneus. Caso estejam, a troca é necessária pois, no momento de retirada desses materiais, é possível que o pneu seja furado. Aliás, é exatamente por isso que o estepe é tão fundamental.

Já que citamos dias de chuva, seguem algumas dicas importantes para dirigir nessa situação:

  • Realizar a cristalização de farol para boa visão;
  • Não frear em poças (evitar derrapagem);
  • Utilizar farol alto, mesmo de dia;
  • Dirigir em baixa velocidade;
  • Parar em locais seguros, se necessário;
  • Manter para-brisas limpos;

É preciso limpar filtros de motor e combustível

Tanto o motor quando o tanque de combustível possuem filtros. Eles são responsáveis por eliminar impurezas e, assim, evitam o uso excessivo de gasolina ou álcool.

Dessa forma, verificar a situação desses filtros é, também, uma maneira de economizar. Além disso, o arranque do carro e as marchas também são positivamente afetadas com a limpeza dessas peças.

Existem, ainda, outros processos importantes para a manutenção de automóveis. Para que tudo seja realizado de maneira eficiente, é preciso procurar mecânicos especializados e que sejam referência no assunto. Assim, a segurança do motorista e de terceiros estará garantida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *