Menu fechado

Processos de manutenção necessários à regularização do veículo

veículo

Os carros são máquinas indispensáveis á sociedade moderna. Utilizados para o transporte de pessoas, cargas e animais, eles otimizam e automatizam alguns processos cotidianos como o ir e vir das pessoas, que precisam se locomover para o trabalho, para escola e demais compromissos presentes na rotina das pessoas.

Por serem máquinas que circulam entre as vias públicas, há processos que foram desenvolvidos pela sociedade para que haja mais controle e segurança no trânsito.

Devido a isso, os processos de manutenção, bem como regularização dos automóveis, são indispensáveis e contribuem para a preservação de um tráfego correto e organizado.

Compreender todas as leis de trânsito é um obrigatoriedade básica imposta a todos os motoristas, mas além das leis que devem ser respeitadas, o carro e suas condições também precisam ser preservadas, e compreender esses processos permite um prolongamento da vida útil da máquina e máxima proteção às pessoas.

Alinhamento e balanceamento do veículo

O alinhamento e o balanceamento do carro são processos realizados em oficinas mecânicas que servem para trazer mais estabilidade e segurança ao dirigir.

O alinhamento consiste em ajustar o ângulo das rodas, para que elas permaneçam paralelas entre si e em contato correto com o solo. Já o balanceamento serve para que os pneus rodem sem provocar vibrações no veículo, independentemente da velocidade atingida.

O indicado é que esses procedimentos sejam realizados a cada 10.000 quilômetros rodados, ou sempre que alguma viagem a longa distância for ser realizada, ou ainda, quando o motorista percebe que a condução está vibrando ou o carro tende a ir muito para direita ou esquerda.

Sendo serviços simples, mas essenciais, eles:

  • Previnem o desgaste irregular das rodas;
  • Aumentam a vida útil dos pneus;
  • Geram economia de combustível;
  • Previnem desconfortos e vibrações.

Detalhes estes que interferem na qualidade e concentração da condução. Atualmente, com os avanços tecnológicos há equipamentos e acessórios que conseguem realizar automaticamente todos os ajustes necessários.

Martelinho de ouro

O martelinho de ouro é uma técnica de funilaria aplicada a lataria do carro para remover pequenos amassados. As principais vantagens dessa técnica são o conserto rápido da região e a não necessidade de pintar novamente o local, pois a restauração imediata não agride e nem prejudica os efeitos da tinta na lataria do carro.

Por demandar um conhecimento específico, a técnica precisa ser realizada por um profissional devidamente qualificado e munido das ferramentas corretas, para que o resultado seja satisfatório.

Mesmo parecendo simples, o martelinho é um procedimento um tanto complicado, por isso, não é recomendado que as pessoas tentem fazer sozinhas, pois pode resultar em problemas e gastos maiores ao proprietário.

Bateria automotiva

A bateria automotiva 60 amperes é ideal para fornecer energia à toda parte elétrica do carro, permitindo que processos simples e básicos possam ser realizados, como a abertura e ligamento do carro. Sendo fundamentais, elas precisam ser conservadas e trocadas sempre de acordo com as informações fornecidas pelo fabricante.

Alguns descuidos podem descarregar as baterias que precisam de uma carga para ligar novamente, e caso não haja nenhum carro por perto que possa prestar ajuda, é possível contratar os serviços de uma oficina 24 horas que atende prontamente em qualquer horário do dia.

Além da recarga de bateria, um outro serviço importante prestado pelas oficinas é a troca de óleo automotivo.

Disponíveis em diferentes modelos e funcionalidades, eles servem para otimizar o desempenho do motor. Lubrificando os componentes móveis, eles reduzem os atritos e o calor que as peças produzem durante o funcionamento do carro.

O distribuidor de óleo automotivo disponibiliza o mineral, sintético e semissintético, e a melhor escolha será realizada pelo profissional da área, ou seja, pelo mecânico especializado no funcionamento adequado de cada tipo de motor.

Emplacamento veicular

Compondo o carro, as placas servem como um meio de controle do departamento nacional de trânsito de cada estado, o Detran. Mas, ao adquirir um modelo de carro novo, a placa não vem junto, e sem esse recurso o veículo não pode circular no trânsito.

Diante disso, o primeiro emplacamento de moto ou carro precisa ser realizado assim que são retirados da concessionária.

Realizado junto da emissão do licenciamento e certificado do carro, o proprietário pode, dentro da lei e das normas, conduzir o seu veículo, contribuindo para um trânsito mais seguro, consciente e responsável por todas as vidas que são envolvidas no processo – motoristas, passageiros e pedestres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *