Menu fechado

Procedimentos essenciais para o motorista

A carteira nacional de habilitação, também conhecida como CNH, é o documento que habilita motoristas a dirigirem veículos.

Existem modalidades diferenciadas de CNH de acordo com o tipo de veículo, por exemplo, moto, carro ou veículos com mais de 8 lugares.

Para conseguir a carteira de habilitação, existe um processo longo de preparo técnico e avaliações. Falaremos sobre essa temática nesse artigo. Não deixe de conferir!

Como conseguir a CNH?

A partir dos 18 anos de idade, a legislação brasileira permite que os jovens tentem tirar sua primeira habilitação.

Para obter esse documento, o aluno precisa procurar por um Centro de Formação de Condutor, também conhecido como CFC.

Nesse centro, o aluno irá realizar alguns procedimentos para obter a carteira. O primeiro é realizar um exame com oftalmologista, para verificar a situação da visão do candidato à carta.

Nesse exame, o objetivo é verificar se o aluno está apto a identificar cores e placas a uma certa distância. Após esse exame, também é realizado o exame psicotécnico, que consiste em uma avaliação psicológica com o objetivo de verificar as aptidões do aluno assim como a sua coordenação motora.

Após esse processo, o aluno está pronto para marcar suas aulas teóricas, que são cerca de 20 a 25 aulas.

Nessas aulas, o aluno aprende alguns conceitos técnicos sobre:

  • Mecânica do veiculo;
  • Leis de trânsito;
  • Cidadania e meio ambiente;
  • Primeiros socorros.

Com isso, o aluno consegue ter uma noção básica dos Códigos da lei de trânsito no Brasil, assim como as regras para dirigir, identificação de placas e outros aspectos do trânsito.

Ao terminar as aulas, o aluno realiza uma prova junto ao Detran – que é o departamento nacional de transito.

Se ele conseguir obter a pontuação esperada, consegue passar para a próxima fase: aulas práticas no veículo. São realizadas cerca de 20 aulas, nas quais o aluno aprende a dirigir.

Após as aulas, ele está apto para realizar o exame prático, com instrutor e tutor visando realizar algumas atividades que demonstrarão se o aluno está apto para dirigir.

Com essa aprovação, o aluno recebe sua carteira provisoriamente, durante 1 ano, no qual ocorre um período de avaliação para verificar como essa pessoa procede no transito.

Após um ano, chegou a hora de pegar sua carteira de habilitação oficial, que deve ser renovada a cada 5 anos.

Como funciona a renovação de CNH?

A renovação cnh, sem ser a carta provisória, deve ser feita a cada 5 anos. Para renovar é necessário ter os documentos oficiais, como identidade, cadastro de pessoa física e ainda o comprovante de endereço.

Além disso, é necessário que a pessoa não tenha a CNH com suspensão ou cassada, ou que tenha sido apreendida. É importante que as taxas e multas também sejam pagas, senão não é possível renovar.

No caso da CNH cassada, isso impede que o motorista dirija durante dois anos. Também existe a CHN suspensa que acontece quando o motorista atinge cerca de 20 pontos de infração, em um período anual.

Para realizar a Regularização de Cnh Cassada por Dívida, a pessoa deve procurar o órgão de transito do seu município, visando realizar o pagamento das dívidas e um curso de reciclagem.

Transferência de carta

Em muitas ocasiões, a pessoa precisa mudar de estado, precisando transferir alguns de seus documentos.

Um dos documentos que precisam dessa alteração consiste na carteira nacional de habilitação.

Deste modo, para realizar a Transferência Cnh Interestadual é importante que o dono do documento realize a transferência a partir do novo endereço registrado.

Para isso, é importante buscar pelo órgão de transito responsável no município e solicitar a realização do procedimento.

Cuidados com o veículo

Além de se preocupar com a documentação correta, tanto do veículo como do proprietário, é importante também cuidar das condições do automóvel, para que ele seja conservado e possa ter preço diante do mercado.

Uma das dicas é buscar por higienização de estofados automotivos, visando retirar o pó, poeira e bactérias que possam estar presentes nos bancos do automóvel.

Com isso, é possível evitar problemas respiratórios, em contato com o veículo, além de deixar o local ainda mais higiênico e apresentável.

Isso traz mais organização e qualidade de vida. É possível buscar também por uma lavagem a seco de estofados, que é rápida, prática e ainda possui um excelente resultado, com um baixo custo.

Cabe ressaltar neste ponto que é importante buscar por uma empresa qualificada e especializada na realização desse serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *