Menu fechado

7 dicas de como preservar a pintura automotiva

Imagina a situação, você vai até a concessionária, procura por um veículo, escolhe a melhor pintura automotiva, compra o carro novo e leva ele para casa.

A partir daí, sem estresses ou preocupações: passeia bastante com o seu carro novo, economiza muito tempo no dia a dia e, à noite, até esquece que o deixou na garagem.

Todavia, no dia seguinte, acorda e vê arranhões no seu carro, e não se lembra como foram feitos. E fica preocupado sobre a pintura da lataria do seu carro novo, afinal, você acabou de comprá-lo.

Mas não se desespere, nesse artigo vamos explicar 7 dicas infalíveis que vão te ajudar a preservar a pintura veicular. Porém, primeiro, vamos explicar.

O que é pintura automotiva?

A pintura automotiva, é responsável pela proteção e pela beleza do veículo. A tinta representa em até 0,8% do valor gasto em um carro, mas é um fator extremamente decisivo na hora da compra.

Esse tipo de pintura, normalmente é feito com um equipamento de pintura airless, responsável pela ótima qualidade entregue ao cliente.

A pintura de um veículo é uma das primeiras a sofrer os efeitos de uma manutenção feita de “qualquer jeito”.

E, depois dela, quem sofre é o valor de revenda. Podem aparecer manchas, variações de cor, desbotamentos e, até mesmo em alguns casos, grandes riscos.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a esse tipo de pintura, vamos conferir as 7 dicas. Confira a seguir.

1. Adquira bons hábitos para preservar a pintura do seu veículo

Esta é mandamento. Você já deve ter ouvido falar — “é importante criar o hábito de cuidar bem” —, porém, é sempre válido bater nessa tecla. Isso porque há várias situações que podem danificar a pintura.

Uma boa dica para manter esse hábito é deixar um borrifador de água e um pano no carro. Assim no momento em que você bater o olho numa sujeirinha, você pode realizar a limpeza, antes que danifique a pintura.

Afinal, você não quer procurar em seus buscadores pelo termo “Quanto custa pintar um carro”, por conta da sua irresponsabilidade.

2. Sempre lave o seu carro

Lavar o carro é uma tarefa muito importante, poeira e outros desetos podem danificar seriamente a pintura do seu automóvel. Então sempre realize a lavagem do seu carro.

3. Fuja do sol

Os automóveis que recebem pintura eletrostática a pó tendem a sofrer com o desbotamento por conta da radiação emitida pelo sol.

4. Invista na compra de cera

Você sabia que o enceramento protege a pintura? Isso mesmo, ele cria uma película protetora, que ajuda a bloquear os raios UVA e UVB da radiação solar. Existem inúmeros tipos de cera, as:

  • Ceras sintéticas;
  • Ceras produzidas em laboratório;
  • Ceras naturais;
  • Ceras produzidas a partir da Carnaúba (Árvore do Norte do país)
  • Entre outras.
  • Todos esses tipos de ceras ajudaram a proteger a superfície do seu carro.

5. Encere sem exageros

Dica importante. Sabemos que a lataria do carro encerada realça o brilho. Contudo, tome cuidado com exageros. Alguns processos de encerramento são feitos a partir do polimento.

Normalmente, esses processos acontecem dentro de uma estufa de pintura preço acessível, e envolvem uma politriz (máquina de polir), que cria um abrasamento (pequeno desgaste) do verniz da tinta.

Se esse procedimento for feito com muita frequência, camadas da tinta serão danificadas. Por conta disso, tenha moderação!

6. Tenha muito cuidado com as capas dos veículos

As capas, devem ser utilizadas em situações devidas, e não a qualquer tempo. O uso é recomendado para longos períodos de desuso do carro.

Caso contrário, a rotina repetida de por e tirar a capa tende a causar grave arranhões na pintura.

7. Tenha cuidado ao realizar uma viagem

Quem não curte de ir à praia, curtir uma cachoeira ou um friozinho de montanha? Nessas horas, um pouco de caos é inevitável, afinal estamos longe das mecânicas de confiança, assim como do conforto de sua casa.

Por causa disso, é necessário redobrar os cuidados: a maresia é um veneno para o automóvel, ainda mais para a pintura eletrostática.

A lama também pode causar manchas, quando permanece por muito tempo no automóvel. Então, estando de volta, lave o carro!

Preserve a pintura do seu carro e tenha atenção redobrada

Essas foram as 7 dicas que te ajudarão a preservar a pintura perfeita do seu automóvel, o mais importante é que você fique atento à lataria do seu veículo, sempre tenha atenção redobrada, tanto no trânsito das grandes cidades, quanto no seu carro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *