Menu fechado

Por que realizar a manutenção veicular é tão importante?

Quem tem carro sabe: a manutenção é uma das ações mais importantes para que o veículo funcione devidamente. Até porque, ninguém quer depender de um reboque de carro em momentos inoportunos.

Mas não só isso. Realizar a manutenção preventiva dos carros é, também, um ato que garante mais segurança e até mesmo evita problemas de saúde para quem o conduz ou utiliza.

Neste texto vamos mostrar os motivos de realizar essa atividade e quais os principais pontos para se preocupar.

Para muitos, manutenção se resume à uma olhadinha no motor ou, no máximo, à troca de oleo. Não que isso não seja importante, mas não é bem assim que as coisas funcionam.

É necessário estar atento a alguns detalhes periodicamente, o que evita riscos de acidente. Para que o veículo esteja 100% seguro para o funcionamento e dure mais tempo sem danos, são necessárias outras atividades preventivas, como:

  • Análise da situação dos freios;
  • Limpeza de radiador e reservatório de expansão;
  • Análise do filtro de combustível;
  • Análise das velas;
  • Alguns outros pontos que falaremos abaixo.

A importância do balanceamento veicular

Quanto mais tempo de uso, mais desgastado o carro fica. Isso inclui todo o sistema: desde o motor até a própria estrutura. Sendo assim, uma das atividades mais importantes para a manutenção de um carro é o balanceamento veicular.

É ele que faz com que o veículo esteja equilibrado e tenha melhor dirigibilidade. Ele evita que os pneus sofram desgastes prematuros e desnecessários.

Inclusive, é possível realizar o balanceamento por partes: ou nas rodas dianteiras ou nas rodas traseiras.

O ideal é analisar, sempre que possível, o conjunto dos quatro pneus, para que tanto o motorista quanto terceiros (sejam esses passageiros ou pedestres) não corram riscos graves de acidentes.

Tem uma dica que ajuda a saber qual das rodas necessita de balanceamento.

Caso o motorista sinta trepidações e vibrações na carroceria (ou seja, na estrutura), o que precisa ser checado são os pneus traseiros; por outro lado, caso seja a direção que apresente essa característica, as rodas dianteiras é que estão desbalanceadas.

A vantagem do polimento de carros

A manutenção dos veículos não aborda apenas questões técnicas, mas também age sobre a própria imagem do carro.

É que, com um veículo menos desgastado e com a aparência mais nova, seu valor aumenta e ele acaba tendo uma vida útil maior. Por isso, se preocupar com a pintura do carro também é importante. O polimento de carros entra neste momento.

Essa opção é muito utilizada para veículos que não tem mais o mesmo brilho ou tem danos menos problemáticos, como riscos sem tanta profundidade e manchas.

Assim, o polimento é como uma lixação, que retira o verniz e renova o veículo. É claro que, para que essa fase seja realizada com sucesso, é preciso que seja feita pro profissionais experientes.

O enceramento e a cristalização também trabalham nessa área. O primeiro pode ser feito em qualquer carro (até mesmo os novos) e serve para deixá-lo mais bonito.

Já o segundo é mais voltado para a proteção da pintura do veículo. Ainda há outro procedimento para deixar o carro mais renovado, que é a funilaria e pintura.

Porém, ao contrário de apenas melhorar a aparência, essa atividade atua mais quando o carro bateu e está amassado. É o famoso martelinho de ouro, que desamassa e arruma um dano maior.

Limpar o filtro do ar condicionado também é importante!

Conforme dito no início do texto, a manutenção de carros também é benéfica para a saúde de quem o utiliza. Aqui entra a limpeza do filtro do ar condicionado sandero e de outros modelos.

O filtro serve para impedir que o ar impuro entre no veículo. Dessa forma, deixa o ar interno mais puro, para que não afete a saúde respiratória de quem está dentro do carro.

O filtro do ar condicionado também evita danos para as partes da estrutura do carro. A falta de limpeza desta peça pode acumular microrganismos e fungos danosos, que podem causar alergias, resfriados e desgaste dos sistemas veiculares.

Dependendo de como estiver a situação, inclusive, não é necessário apenas a limpeza, mas a própria troca. Para saber qual atitude tomar nesse caso, o ideal é fazer a manutenção do filtro de seis meses a um ano, dependendo do local onde o veículo circula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *