Menu fechado

Plataformas de elevação e os elevadores automotivos

elevador automotivo hidraulico consegue fazer a diferença na hora de executar qualquer atividade dentro de uma oficina mecânica, loja de automóveis ou auto center.

Entretanto, o mercado oferece dezenas de modelos que possuem detalhes que englobam desde escolher um fornecedor até a capacidade do peso do equipamento, fora outras questões técnicas que variam bastante conforme o porte e o objetivo da empresa.

O elevador hidráulico funciona quando acionado por uma unidade hidráulica movida por um motor elétrico, e essa unidade gera a força e a expansão dos fluidos que fazem a movimentação dos cilindros hidráulicos, elevando a carga do equipamento.

Sua principal função é elevar o veículo com destreza e segurança para que ocorra os reparos e as manutenções necessárias, sem causar nenhum dano.

Além disso, tem a função de descer o automóvel suavemente e com uma velocidade constante, economizando energia. Tem elevador automotivo 4500 kg disponível no mercado. Suas vantagens são:

  • Maior potência;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Flexibilidade na operação e ajuste;
  • Mais segurança;
  • Custo benefício.

O elevador hidráulico tem um funcionamento simples, porque é composto por: um motor elétrico, pistão e fluído.

É mais eficiente devido sua força e potência, pois não dependem da potência de um motor para erguer peso, eles funcionam com uma pressão gerada pelo movimento dos pistões.

São mais lentos que os elétricos, mas como não tem necessidade de erguer veículos rapidamente dentro das oficinas mecânicas, essa desvantagem não interfere na sua eficiência.

Ele é considerado um aparelho auto-lubrificante por operar à base de fluídos, dispensando a utilização de óleos e otimiza tempo.

Possui baixo custo de manutenção e longa durabilidade, pois essas máquinas trabalham com menos impactos entre as peças que se desgastam ao longo dos anos.

Opera sob baixa inércia (os movimentos das peças são mais curtos) e, por isso, são mais fáceis de serem operados, também torna a regulagem do aparelho fácil, assim, não precisando ter um conhecimento tão avançado da elétrica para fazer pequenos ajustes.

Se por acaso exceder o peso, a máquina para. Função importante e diferente dos elevadores elétricos.

Desta forma, não há risco de o motor elétrico parar de funcionar no meio do processo ou cair repentinamente, evitando acidentes ou gerando danos materiais.

Por último, o custo benefício varia por conta do elevador automotivo preço do fornecedor, planos de garantias e especificações técnicas.

Cuidados com os elevadores automotivos

Os elevadores automotivos também requerem manutenção que visa o seu bom funcionamento e ela deve ser dividida em duas partes: os itens precisam ser checados todos os meses.

Além disso, ações de rotina na operação do equipamento podem contribuir no melhoramento do desempenho do aparelho prolongando seu tempo.

É preciso verificar as correntes e os cabos dos elevadores para autos, pode-se pegar um pano grosso, mergulhá-lo em um pouco de óleo e limpar seu comprimento do cabo ou da corrente para checar se tem quebras ou alguma ruptura.

Veja o equipamento hidráulico e as mangueiras vendo se tem vazamentos, no caso de haver algum problema, provavelmente surgirá algumas manchas de óleo no chão.

Certifique-se de estender os braços para fora e ver se as almofadas de borracha estão em perfeitas condições.

É necessário limpar o elevador todos os meses, pois, se não o fizer, a sujeira irá se acumular no maquinário. Reserve um tempo todo mês e retire a graxa dos locais mais difíceis de alcançar.

Também inspecione as porcas e parafusos do aparelho, certificando-se que todos estejam devidamente apertados e com segurança.

Fique por dentro das funções da plataforma de elevação

Plataforma de elevação, ou plataforma elevatória, é essencial em qualquer obra ou reforma.

Sua função principal é fazer elevação, pois sem esse equipamento os operários poderiam requerer a técnicas perigosas para alcançar o topo de um edifício, por exemplo, e arriscando a própria vida.

A partir de 2 metros de altura, toda obra ou reforma precisa, obrigatoriamente, aderir qualquer modelo de plataforma de elevação.

No mercado há alguns modelos como, por exemplo, a plataforma de elevação articulada.

Esse equipamento oferece segurança e eficiência na tarefa mesmo que o solo da construção seja muito acidentado e irregular.

Há tipos desta ferramenta que se estendem na horizontal e na vertical, assim, facilitando áreas de difícil passagem e tornando a atividade mais simples.

Consegue efetuar transportes de material com muita agilidade e evitando atraso na obra, sem promover quaisquer acidentes como quebrar ou sujar algum material que será instalado no topo do edifício.

A plataforma de elevação também oferece segurança ao operador, pois o prende em sua estrutura, impedindo quedas e acidentes em geral.

Existem a plataforma tesoura que ajuda a deslocar materiais pesados, por isso, é necessário saber qual tipo se enquadra melhor na obra em que está realizando, consulte um especialista e saiba mais sobre este produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *