Menu fechado

Pesquisando sobre aulas de direção?

É fato que dirigir carro muda a vida de alguém. Consegue-se mais liberdade e independência, mais tempo livre, a rotina muda completamente.

Por isso, o número de pessoas que investem em uma carteira de motorista é imenso.

Entretanto, muitas pessoas ficam receosas quanto ao processo de retirada da carteira nacional de habilitação, a possibilidade de ser reprovado no teste e ter que recomeçar todo o processo, além de desembolsar mais dinheiro, assusta.

Por isso, este artigo reúne dicas e informações que vão tranquilizar os mais preocupados.

O que é avaliado?

Para conseguir a primeira habilitação se deve passar por um exame médico físico e mental, depois em uma avaliação psicológica e, por fim, a prova teórica e a prática.

Mas, antes de começar, é preciso saber quem pode tirar a CNH.

Segundo a lei, é necessário ser penalmente imputável, alfabetizado e possuir todos os documentos necessários (documentos básicos como o RG, o CPF e o comprovante de residência).

Ser inimputável significa não ser responsável pelos próprios atos, é o caso de menores de 18 anos e de pessoas com deficiência intelectual, por exemplo.

A avaliação psicológica possui duas etapas: a entrevista e os testes psicológicos.

Assim, assegura-se que há capacidade de raciocínio lógico, avalia-se o nível de atenção e as habilidades cognitivas, a memória é testado e mesmo fatores constituintes da personalidade entram em questão.

O principal objetivo é se assegurar que a pessoa pode dirigir, respeitar e entender as leis de trânsito e ser responsável, sempre evitando a violência e tendo prudência.

A entrevista com psicológica costuma durar 30 minutos e os testes, dependendo da auto escola, duram uma hora e meia.

O segundo passo é a avaliação teórica. Feita após 45 horas obrigatórias de aulas teóricas e precisando ter no mínimo 30 questões, o mínimo de acertos para a aprovação é 70%.

O conteúdo da prova é simples, restringindo-se ao relacionamento interpessoal, às noções de primeiros socorros, à direção defensiva e à legislação de trânsito.

A prova precisa acontecer em forma de múltipla escolha, mas a opção de ser feita em papel ou no computador é de livre escolha da escola.

Não há motivos para se preocupar com o desempenho na prova, pois toda Auto escola credenciada pelo detran divide essas 45 horas de aula da seguinte maneira:

  • 18 horas – legislação de trânsito;
  • 16 horas – direção defensiva;
  • 4 horas – primeiros socorros;
  • 4 horas – respeito ao ambiente e convívio social;
  • 3 horas – funcionamento de um veículo.

Tendo passado nessa prova, começam as aulas práticas. O tempo obrigatório é de 25 horas/aula, das quais 5 devem acontecer no simulador e o restante no carro real.

Há ainda a obrigatoriedade que cinco das aulas no carro real aconteçam no período noturno. Nessa fase, haverá sempre a ajuda e supervisão de um funcionário da auto-escola.

O ideal é que as aulas aconteçam em uma frequência extensa, sem muito tempo entre uma aula e outra e as presenças são marcadas através da biometria.

Finalmente, há a prova decisiva, o exame prático. Geralmente, essa prova é feita na rua, com um avaliador dentro do carro que possui uma tabela para anotar possíveis erros.

A dica é estar relaxado e concentrado, tendo dormido bem na noite anterior.

Se for reprovado, é possível remarcar o exame após 15 dias, pagando a taxa novamente.

Se for aprovado, deve-se pagar a taxa de emissão do documento e, depois de determinado tempo, retirar a CNH na auto escola ou no Detran.

Medo de dirigir: o que fazer

Não é raro que alguém tenha conseguido a CNH, mas tenha um bloqueio para dirigir. Isso é compreensível, há a ausência do instrutor para auxiliar e as ruas são muito mais cheias.

A solução é o Treinamento para habilitados. Essas aulas focam nos traumas dos motoristas, que vão desde ladeiras até curvas muito fechadas.

Muitas escolas também oferecem acompanhamento psicológico, para que se consiga controlar a ansiedade.

A recomendação é que não se tenha vergonha de recorrer a essas aulas, é algo perfeitamente normal. Estranho é ter uma habilitação em dia e se recusar a dirigir o veículo.

Essa modalidade trabalha com gradatividade, primeiro se trabalha a capacidade de relaxar ao volante, depois se treinam habilidades específicas e, ao fim, a Aula de direção de carro para habilitados acontece em lugares movimentados.

O segredo é não desistir! Tanto para vencer o medo quanto para tirar a CNH, a dedicação leva ao sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *