Menu fechado

Personalização de automóveis e manutenção

Para que um carro tenha a nossa cara é necessário que ele passe, algumas vezes, por pequenas mudanças estéticas. Para que isso seja feito de forma adequada, existe uma gama de serviços que vão desde o envelopamento automotivo cinza até pinturas personalizadas.

Além da personalização é muito importante que o veículo também receba outros tratamentos que podemos de chamar de cuidados, como a verificação documental e, sempre que possível, realizar a reciclagem cnh para atender à determinadas vagas de emprego, ou então para poder ter o direito de dirigir após ter o documento suspenso ou cassado.

Assim, este artigo falará de três pontos específicos para a regularização de um automóvel: documental, mecânico e estético, e sobre o cuidado com as leis para as alterações estéticas.

Laudo cautelar automotivo

Na parte documental falaremos sobre o laudo cautelar automotivo, conhecido também como laudo cautelar veicular.

O laudo cautelar é um documento (relatório) que analisa o estado do veículo de modo a garantir que o carro que foi comprado ou que está venda tenha tudo certo com a legislação e funcionamento. Essa vistoria é feita por empresas certificadas.

No entanto, em alguns casos, acontece que o laudo seja aprovado com restrições, é o chamado laudo cautelar com restrição. Um laudo ser aprovado com restrição diz que tal carro passou por alguma avaria recente que não foi consertado ou que trata-se de um carro extraviado.

Por conta disso, o laudo cautelar é importante para evitar que os compradores entrem em negócios que não são lícitos.

Assim, esse documento regulariza a venda dos carros e analisa alguns pontos como:

  • Número de chassi;
  • Pintura;
  • Placa;
  • Vidros;
  • Motor;
  • Escapamento.

Se ocorrer algum problema, é possível encaminhar o carro para um mecanico 24 horas para que seja feito o reparo e o laudo possa ser aprovado sem restrições.

Manutenção veicular

Na parte mecânica dos veículos falaremos sobre as manutenções veiculares que ocorrem, em sua maioria, na parte mecânica dessas máquinas.

Existem dois tipos básicos de manutenção e elas são importantes para que seu carro tenha segurança e um tráfego adequado e sem riscos ao motorista e as outras pessoas.

São as manutenções:

1. Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é aquela de forma imediata, ou seja, o problema ou a quebra acontece de forma inesperada e é preciso realizar a correção para que o carro volte a funcionar normal.

2. Manutenção preventiva

Esse é tipo de manutenção que deve ser feito em todos os carros e consiste em verificações periódicas, chamadas de revisão.

Essa manutenção permite a identificação de eventuais problemas e a troca de peças, troca de óleo de motor e, em alguns casos, a colocação de pelicula automotiva.

Essa manutenção evita que problemas sejam agravados, afinal, são retardados por conta da identificação prévia. Desse modo, esse tipo de manutenção é essencial para a vida útil do carro.

Vitrificação

Na parte estética do artigo falaremos sobre o serviço de vitrificação.

Esse tipo de método é usado para que a pintura seja protegida e é considerado um processo muito avançado dentro da estética automotiva.

Além da proteção da pintura, esse tipo de procedimento permite que o brilho fique por mais tempo, tornando a superfície do veículo repelente à água.

Mais ainda, ele torna também a limpeza muito mais fácil, por conta que a superfície fica muito mais lisa.

O processo de vitrificação é feito por meio da aplicação de uma substância química conhecida como vitrificador de pintura ou vitrificador 9H. Esse produto, ao entrar em contato com a carroceria do carro, garante o nano-revestimento e maior rigidez.

Antes da aplicação do vitrificador é preciso seguir algumas etapas.

Assim, é importante passar primeiro por uma série de lavagens e descontaminação e depois por um polimento técnico retirando os riscos, marcas de lavagem incorretas.

Após isso, o vitrificador é aplicado criando uma película com resistência forte, que ajuda na proteção da pintura do carro.

Feita a aplicação do produto deve-se esperar a cura do produto, isto significa aguardar a secagem completa.

Depois deve ser feita uma lavagem simples e o carro estará pronto para uso.

Além da vitrificação existem outras formas de proteger e personalizar o veículo, como o envelopamento que é o uso de um filme de vinil que cobre o carro.

Caso for trocar a cor do carro 100% com o serviço de envelopamento, é preciso entrar com pedido de alteração no Departamento de Trânsito.

Assim, vimos que para a personalização e proteção do carro é preciso atentar-se para documentação e manutenção, garantindo um bom proveito do veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *