Menu fechado

Peças para veículos de velocidade baixa

Veículos lentos, como o nome sugere, são os veículos pesados, que trafegam em baixa velocidade, como caminhões carregados, tratores, empilhadeiras, máquinas agrícolas, grandes reboques, carretas, etc.

Os veículos lentos, geralmente, são usados para transporte de carga, reboque de máquinas ou para trabalho. Assim como, os veículos comuns, os veículos lentos precisam de manutenção.

E até mais atenção do que o carro comum, inclusive, pois são submetidos a grandes esforços rotineiramente e a longos períodos de uso.

Quais são os veículos de baixa velocidade mais comuns?

Alguns exemplos de veículos lentos são:

  • Grandes carretas;
  • Tratores;
  • Escavadeiras;
  • Caminhões mineradores;
  • Empilhadeiras;
  • Colheitadeiras.

Os veículos pesados são muito importantes para a nossa sociedade e estão envolvidos em muitas das atividades humanas. Desde a produção de alimentos (tratores), até a mineração (carregadores de minérios) e transporte (rebocadores de aviões).

Por estarem sendo submetidos a grandes esforços diariamente, esses veículos precisam estar sempre com a manutenção em dia.

Até porque, em alguns casos, como no caminhão de minérios, eles lidam com cargas imensas e trabalhos perigosos, que não podem ser negligenciados em questão de segurança.

Peças importantes para veículos de baixa velocidade

Vamos falar agora sobre algumas peças importantes usadas nos veículos lentos.

Molas

As molas podem ser divididas em três grupos, de acordo com suas funções. Esses grupos são:

  • Molas de compressão;
  • Molas de tração;
  • Molas de torção.

As molas de compressão, servem para absorver impactos de choques, principalmente dos sistemas amortecedores, elas são feitas para aguentarem esforços compressivos no sentido de seu eixo.

Embora, para a suspensão, muitos veículos pesados usem o feixe de molas, as molas de compressão também são utilizadas.

Já as molas de tração, são feitas para aguentar esforços de estiramento, no sentido do eixo da mola. Elas servem para manter coisas unidas, basicamente.

E são muito usadas em sistemas manuais para auxiliar movimentos, por exemplo. Além disso, as molas de torção são projetadas para aguentar esforços tangentes aos seus elos. Elas são úteis para sistemas com movimentos giratórios

Trocadores de calor

O trocador de calor, funciona em conjunto com o sistema de refrigeração do veículo. Para evitar que o veículo superaqueça, um líquido refrigerador passa por todo o motor, através de dutos, levando consigo o calor.

Esse líquido quente passa então pelo trocador de calor, que fica posicionado na parte da frente do veículo, entrando em contato com o vento.

A intensa circulação de ar, esfria a peça cheia de líquido quente, que volta a circular pelos dutos ao redor do motor, agora resfriado.

O trocador de calor é essencial para o sistema de resfriamento, visto que um superaquecimento do motor, pode causar problemas catastróficos para o veículo, como a fundição do motor.

Sistemas de auxílio de direção

Um sistema de auxílio de direção muito comum nesse tipo de veículo, é a direção hidrostática. A direção hidrostática, é um tipo de direção hidráulica.

Porém, mais apropriada para veículos grandes e pesados, por ter uma maior capacidade de redução de esforço do motorista.

Assim como a hidráulica comum, a direção hidrostática funciona à base de uma bomba de óleo, que enche as câmaras da direção e auxilia o motorista a girar o volante.

Como esse tipo de direção usa óleo, é necessário fazer a troca de óleo com certa periodicidade, dependendo do uso.

Engate

Usado principalmente nos tratores, o engate serve para prender reboques de diferentes tipos ao veículo. Esses reboques podem ser de cargas comuns, de carga animal, de ferramentas agrícolas, etc.

Protetores de faróis

Os protetores de faróis, são protetores feitos de metal, que servem para serem colocados por cima dos faróis do veículo, com o intuito de evitar a quebra no caso de choques acidentais.

Eles podem representar grande economia, já que não é incomum que aconteçam baques acidentais, em transportes de cargas pesadas e materiais agrícolas. Com a proteção de faróis, será muito mais difícil que eles se quebrem.

Aquecedor e ar-condicionado

Esse tipo de veículo, muitas vezes, custa muito mais do que um carro comum e alguns trabalham durante horas, em campo aberto.

Por isso, há a necessidade de um bom sistema aquecedor e/ou de ar-condicionado, para manter a temperatura adequada.

Para que a pessoa que opera o veículo, não encare problemas como desconforto ao ter que passar horas dentro do veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *